Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Estas pedras contam a história do Porto

29 jan, 2016 - 08:05 • Raul Santos , Marília Freitas e Redacção

As pedras de uma cidade também contam a sua história e uma parte da história do Porto é contada no Museu Nacional Soares dos Reis. A Renascença visitou o espaço – pouco conhecido do público – onde podem ser vistos velhos brasões e restos de edifícios históricos.

A+ / A-
Pedras que contam a história do Porto
Pedras que contam a história do Porto

São brasões de velhas casas do velho Porto burguês. E também pedações de edifícios desaparecidos, mas carregados de história, como o Convento da Madre de Deus de Monchique ou o Mosteiro de São Bento de Avé-Maria, sob cujos escombros se ergueu, nos inícios do século XX, a estação de São Bento.

O espólio pode ser visto na cerca do Museu Nacional Soares dos Reis, um espaço onde o Rei D. Carlos mandou construir um velódromo para usufruto dos “sportsmen” de finais do século XIX e que é pouco conhecido dos portuenses. Contribui para isso o facto de só ser possível visitar o espaço em alguns dias especiais ou por marcação.

Maria Adelaide Carvalho, do Museu Soares dos Reis, conduz-nos nesta visita, tal como Luís Aguiar Branco, um arquitecto do Porto que tem liderado o trabalho de identificação dos elementos pétreos do espólio do museu.

Uma visita guiada pelos brasões do Museu Nacional Soares dos Reis
Uma visita guiada pelos brasões do Museu Nacional Soares dos Reis
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Rosa Maria castro
    09 fev, 2016 Porto 21:35
    Em que dias se pode visitar este ispolio histórico da nossa cidade ? Obrigada
  • 841802871
    29 jan, 2016 PAITO 21:19
    Escreva aqui o seu comentário...
  • Fernando J.P. Silva
    29 jan, 2016 Sintra (Mem Martins) 15:19
    Porque não colocar um grafismo ao lado de cada pedra para melhor se entender o que estas pedras transmitem.

Destaques V+