Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

EUA pedem ajuda à NATO na luta contra o Estado Islâmico

28 jan, 2016 - 12:37

A Aliança Atlântica tem uma frota de aviões de vigilância AWACS, equipados com radares e sensores de longo alcance.

A+ / A-

A NATO está a analisar um pedido dos Estados Unidos para o envolvimento de aviões-radar da Aliança na coligação que combate o autodenominado Estado Islâmico na Síria e no Iraque.

"Posso confirmar que recebemos um pedido dos Estados Unidos para dar apoio aos esforços da coligação e ajudá-los com aviões de vigilância AWACS da NATO", disse o secretário-geral, Jens Stoltenberg, na apresentação do relatório anual da Aliança Atlântica.

"Estamos a avaliar esse pedido, é uma decisão que será tomada pelos 28 aliados", acrescentou.

Referindo que "os 28 aliados já fazem parte da coligação que combate o Estado Islâmico", Stoltenberg precisou que "o que está a ser discutido é como a NATO, enquanto Aliança, pode proporcionar ajuda à coligação".

"Temos essa capacidade" e a NATO já tem AWACS destacados na Turquia, acrescentou.

Stoltenberg escusou-se a dar uma data para uma decisão, mas referiu que os ministros da Defesa dos aliados vão discutir a questão na próxima reunião, prevista para 10 e 11 de Fevereiro em Bruxelas.

A Aliança Atlântica tem uma frota de duas dezenas de aviões de vigilância AWACS, sigla inglesa para sistema aéreo de alerta e controlo, equipados com radares e sensores de longo alcance.

O pedido surge na mesma semana que a agência de polícia europeia, Europol, revelou que o grupo extremista desenvolveu a capacidade de lançar ataques globais e está especialmente centrado na Europa e em particular em França.

O Estado Islâmico reivindicou os atentados de 13 de Novembro em Paris, que fizeram 130 mortos, divulgando no passado domingo um vídeo em que aparecem os alegados nove autores dos ataques e em que ameaça os "países da coligação" que combate as forças do grupo no Iraque e na Síria desde Setembro de 2014.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • António Costa
    28 jan, 2016 Cacém 14:45
    "...aviões de vigilância AWACS..." estão a gozar com quem? Para vigiar os indivíduos que andam a disparar contra as pessoas que andam na rua? O Estado Islâmico é abastecido através da Turquia, do mesmo modo que a "guerrilha" no tempo da Guerra Colonial Portuguesa era abastecida pelos países africanos com que Portugal fazia fronteira! Além de abastecer o Estado Islâmico a Turquia tem atacado e morto milhares de combatentes curdos, os únicos que no terreno "travaram" o EI!

Destaques V+