Tempo
|
A+ / A-

​Código para daltónicos ColorAdd representa Portugal em concurso internacional

28 jan, 2016 - 11:53

Projecto pode vir a estar entre os seis finalistas, que vão ser apurados por voto "online".

A+ / A-

A ColorAdd, uma empresa que criou um código de interpretação de cores para daltónicos, foi escolhida para representar Portugal no concurso internacional “The Venture”. São projectos de 29 países, todos na área do empreendedorismo social, que se habilitam a um prémio de um milhão de dólares (mais de 900 mil euros).

O ColorAdd é "uma linguagem gráfica, universal, assente no conceito das cores primárias e de como através da mistura das três cores primárias se obtêm todas as cores", explica o designer Miguel Neiva, mentor do projecto.

"O que eu fiz foi a cada uma dessas cores atribuir um elemento gráfico, um símbolo. Da mesma maneira que conjugamos as cores, ao conjugar os símbolos o daltónico consegue identificar todas as cores”, refere.

Miguel Neiva criou este código em 2000 e actualmente está presente em cerca de 200 âmbitos - da sinalética de segurança ao vestuário - em seis dezenas de países.

“Lápis de cor, parques de estacionamento em que a cor tem uma relevância muito grande, fármacos hospitalares… Nos exames nacionais, todos eles usam o código para garantir que um miúdo daltónico tem iguais oportunidades para interpretar um enunciado ou de fazer uma correcta resposta", exemplifica.

Entre 12 e 20 de Março, a ColorAdd vai lutar para ficar no grupo de seis finalistas, que vão depois discutir o prémio final, em Nova Iorque, a 14 de Julho. Antes, é preciso apurar os finalistas, que são escolhidos por voto "online".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • alb
    28 jan, 2016 oeiras 13:57
    Ideia: dispositivo que consegue identificar uma cor que se esteja a observar e projectar nas lentes de uns óculos o respectivo código de côr para daltónicos. Uma versão simples pode ser uma aplicação para um smartphone que usando realidade extendida coloca os códigos no ecra do smartphone.

Destaques V+