Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Propinas sobem em Setembro. Valor máximo deve chegar aos 1.068 euros

28 jan, 2016 - 10:57

A taxa da inflação e a subida do salário mínimo levam um aumento de cinco euros da propina máxima e de 32,5 euros da mínima.

A+ / A-

O valor máximo das propinas dever aumentar a partir de Setembro para 1.068 euros. Representa uma subida de cerca de cinco euros, se comparado com o valor actual de 1.063 euros.

A taxa da inflação e a subida do salário mínimo levam um aumento de cinco euros da propina máxima e de 32,5 euros da mínima.

Para António Cunha, presidente do conselho de reitores, a taxa de inflação e a subida do salario mínimo ditam este aumento, que irá agora depender da decisão de cada universidade. “ No quadro da lei em vigor, os valores são fixados anualmente. Portanto, devido à taxa de inflação calculada e o aumento do salário mínimo, esses valores poderão ter ajustes. Se as universidades e os politécnicos públicos o vão fazer ou não depende dos seus conselhos gerais, mas o valor máximo poderá passar os 1.068 euros”, explicou à Renascença.

No ano passado a propina mínima aumentou 26 euros.

Actualmente, apenas quatro universidades cobram a propina máxima. Desde 2003 a propina máxima já subiu 216 euros.

Estes valores abrangem estudantes portugueses, dos países lusófonos (excepto Brasil) e dos países comunitários. Quanto aos restantes, as instituições podem cobrar, através do estatuto do estudante internacional, uma propina mais elevada que corresponda ao custo real do curso.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+