Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Nova tragédia. Resgatados 24 corpos do mar, oito são crianças

28 jan, 2016 - 10:34

Naufrágio aconteceu a norte da ilha grega de Samos. Pelo menos, dez pessoas foram salvas e as equipas de resgate procuram mais sobreviventes.

A+ / A-

A guarda costeira grega recuperou 24 corpos do mar Egeu, após o naufrágio de uma embarcação proveniente da Turquia. Os migrantes continuam a tentar a travessia, apesar das condições meteorológicas adversas do Inverno.

“Um homem que consegui nadar até terra avisou as autoridades para o naufrágio do barco que transportava entre 40 a 45 pessoas”, disse um oficial da guarda costeira.

O acidente aconteceu a norte da ilha grega de Samos.

Pelo menos, dez pessoas foram salvas, mas as equipas de resgate procuram mais sobreviventes.

Mais de um milhão de refugiados e migrantes entraram na Europa no ano passado, a maioria através da Grécia. Pelo caminho ficaram 3.600 pessoas, que morreram afogadas ou desapareceram durante a viagem.

Entre os países da União Europeia têm crescido as críticas contra Atenas. A Comissão Europeia considera que a Grécia “negligenciou gravemente” os seus deveres de fronteira no âmbito do Espaço Schengen. Bruxelas ameaça fechar as fronteiras com este país, caso o governo não consiga estabelecer, dentro de três meses, um controlo eficaz das suas fronteiras.

[notícia actualizada às 12h00]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • MC
    28 jan, 2016 Aveiro 12:23
    Pois é! De acordo com a Comissão Europeia Atenas deve enviar fragatas para o Mar Egeu e afundar todos os botes que tragam refugiados.... Ou melhor ainda! Preparar uma invasão militar as costas da Turquia.... Que tal? Boa ideia, não acham? Estamos entregues a bicharada. Volta Soares, Gonzalez, Miterrand, Kohl, Delors.... Que saudades vossas!
  • Manuel Pinto
    28 jan, 2016 Porto 11:43
    As pessoas preferem morrer no mar do que lutar no seu país? Quem está a fomentar a guerra? Porque não dar apoio a essa gente para lutarem, preferem fugir? À custa dos refugiados muitos estão a ganhar dinheiro, para não falar do aproveitamento dos jihadistas. Porque a maioria dos refugiados não aceita as regras dos países que os acolhem? No meio disto tudo a Europa está a receber muitos criminosos e cadastrados que aproveitam estas vagas de refugiados. A Europa num futuro próximo irá sofrer pela falta de controle e de não ter separado o trigo do joio.
  • Paulo
    28 jan, 2016 vfxira 11:25
    Até quando? quando é que a UE ou Bruxelas ou a comissão de qualquer coisa,toma medidas? A UE só se preocupa com os tachos deles e as suas mordomias.

Destaques V+