Tempo
|
A+ / A-

Burlas no arrendamento de imóveis. Que cuidados devo ter?

07 abr, 2016 - 07:00

"Desconfiem de anúncios que pareçam muito vantajosos", aconselha PSP. Plataformas "online" não são menos seguras do que as físicas, "desde que se tenham os devidos cuidados", diz director do OLX.

A+ / A-

Se está à procura de casa, lembre-se disto: os sites de classificados como o OLX, o Casa Sapo ou o Imovirtual são meros facilitadores do negócio. Não lhe dão garantias da veracidade do anúncio nem se responsabilizam por ele, caso algo corra mal.

"As pessoas têm que ser mais exigentes no que concerne à confirmação dos dados do anunciante", diz o subcomissário da PSP Carlos Pragana à Renascença.

Além da coordenação das investigações depois de o crime acontecer, esta polícia procura actuar sobretudo na prevenção. Carlos Pragana aconselha: "Desconfiem sempre dos anúncios que pareçam muito vantajosos, em que o preço está claramente abaixo do valor do mercado".

Carlos Pragana lembra que há várias formas de tornar o processo mais seguro: procurar sempre fazer a transacção e a assinatura de contratos presencialmente, pesquisar os dados do imóvel na internet (pode haver referência a burlas anteriores), solicitar a uma pessoa da sua confiança que tente arrendar o mesmo imóvel, para verificar se o suposto proprietário faz um duplo negócio, entre outros conselhos.

No caso de se ver envolvido numa burla - mesmo que ela não se chegue a concretizar - a PSP apela à denúncia da mesma. "Por norma, este tipo de perfis não comete apenas uma burla, portanto a denúncia e o alerta às autoridades é fundamental para a detecção e intercepção do suspeito", explica o subcomissário.


Veja também: Burlas no arrendamento de casas estão cada vez mais sofisticadas


Plataformas online "tão seguras quanto as físicas"?

Para Miguel Monteiro, presidente executivo da FixeAds, a empresa portuguesa que detém os portais de classificados e leilões OLX, Imovirtual, Standvirtual e Coisas.pt., estas plataformas "são tão seguras quanto as plataformas físicas, desde que se tenham os devidos cuidados".

Miguel Monteiro explica que estas plataformas permitem o acesso a um volume tão grande de informação que os riscos também aumentam. "Se a pessoa tem acesso a tanta informação, mais facilmente pode ser enganada se não tomar as devidas precauções", esclarece.

Questionado acerca do número de denúncias que recebe de utilizadores do OLX, uma das plataformas mais populares entre as geridas pela FixeAds, Miguel Monteiro garante que o número de denúncias de abuso "é inferior a 0,5%". "Das centenas de milhar de anúncios que temos semanalmente, diria que o máximo que temos são algumas dezenas de queixas", afirma.

A segurança é, segundo o presidente executivo da empresa, uma preocupação da FixeAds, que apesar de não impor restrições na publicação do anúncio, procura fazer a monitorização dos anúncios que são colocados.

"Qualquer pessoa pode pôr um anúncio. No entanto, temos determinados filtros de segurança", explica. "Verificamos se o preço do anúncio faz sentido ou se é só um chamariz. Esses anúncios são revistos pela nossa equipa e [os fraudulentos são] depois eliminados". "Tirando isso, não temos grandes restrições, a não ser o que está definido pelos nossos Termos e Condições", conta.

Em caso de burla, a responsabilidade é imputada ao anunciante e não à plataforma. "Nunca vamos estar envolvidos na transacção, porque somos um site de classificados e não de 'e-commerce'", explica Miguel Monteiro.

A denúncia é, porém, crucial para tornar a plataforma mais segura. "Se uma pessoa nos reportar um problema, nós tentamos alimentar os nossos algoritmos de segurança com os padrões desse problema, de forma a detectar de forma proactiva outras situações semelhantes", conclui.

Miguel Monteiro deixa uma máxima: "Se um negócio parece bom demais para ser verdade é porque normalmente é. Não existem negócios da China."

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Maria Elisa
    15 jun, 2019 Marinha Grande 20:35
    Este comentário deverá servir de liçao para muitos como eu fui burlada por uns inquelinos. Dei sempre prioridade a quem me apresenta-se irs do ano passado e contrato de trabalho. E assim apareceu uma Moça acompanhada do namorado dizendo que o namorado ganhava semanalmente 200 euros- Deram-me o mês de Caução e no incio do mês me pagaram o mês de Maio, Imediatamente alertada pela vizinhança que eu não tinha alugado não a um casal mas sim a uma familia de 10 pessoas, nas quais não habitavam lá os meus inquelinos , mas sim a familia do namorado.Resumindo estão lá a um mês e pouco. E Já vou entregar este caso na Justiça--- Pergunto? dá gosto alugar casas? O Governo tem que dar mais oportunidades aos senhorios, para se defenderem destes vigaristas.
  • Cavaco
    07 abr, 2016 leiria 11:06
    Partilho a opinião do GIl, tinha uma casa arrendada e não pagaram mais de um ano sempre a viverem á conta e ainda por cima ameaças quando telefonava ou me deslocava ao local arrendado. Essa instituição ARADO e seus chefes incluindo a fiadora Advogada família deles, qual o mais vigarista e ninguém fazia nada. Desapareceram e estou a arder com um ano e meio de rendas. Danificaram a casa e onde estão os responsáveis. Fiz denuncia a ARS e nada fizeram. Têm dividas ao Fisco, lista dos devedores, não pagaram aos empregados e dividas a todos os fornecedores. Enquanto recebiam subsídios do estado ARS Coimbra encheram os bolsos e não pagavam a ninguém.
  • Gil
    07 abr, 2016 porto 10:31
    Falta aqui artigos a falar que um senhorio fica 1 ano sem receber rendas e nada pode fazer pois a justiça nada faz para penalizar os que devem, para quem aluga muitas vezes dá vontade é de fechar tudo com tijolos ou vender. Há muito pouca gente séria. Vivemos com leis que apenas defendem os que se querem apropriar do que é dos outros. Antigamente havia Regedores que tratavam de pôr os devedores nada rua agora é só beneces para quem não quer trabalhar e depois são coitados porque não conseguem pagar renda. Se não conseguem não aluguem que vivam como antigamente com os pais.
  • Pedro
    07 abr, 2016 Lisboa 10:24
    O que se passa inúmeras vezes é a publicação de anúncios principalmente na casa sapo de estrangeiros que colocam anúncios e após responder dão informação que não estão em Portugal e para fazer o arrendamento pedem para fazer o pagamento via arbn que depois enviam as chaves. Não sei como há pessoas que caiem nisso. Basta ver o português dos anúncios literalmente tradução Google. Por trás desta fraude não estão imobiliárias nem tão pouco proprietários. Simplesmente os imóveis não existem.
  • Miguel
    07 abr, 2016 Lisboa 10:20
    Bom dia, Este artigo não é mais do que publicidade para as plataformas acima mencionadas. Poderia falar muita coisa de como estas plataformas ganham dinheiro EXTRA que passa despercebido pelo o povinho que anuncia nelas , pricipalmente do OLX, Standvirtual, Imovirtual, FIXEADS: Contudo fico apenas pela segurança. Gostaria de perguntar ao Sr. Miguel Monteiro e ao Sr. Miguel Mascarenhas o que percebem de segurança online para poderem vir indicar o titulo, Plataformas online "tão seguras quanto as físicas"? Gostaria de perguntar se estes senhores sabem O que é o SSL? O SSL é um protocolo criptográfico baseado em cifras assimétricas (chave privada + chave pública) que tem como principal objectivo providenciar segurança e integridade dos dados transmitidos em redes inseguras como é o caso da Internet. Como estes sites não usavam SSL até à data não têm qualquer tipo de segurança. Fico apenas por aqui...
  • MANUEL GAZUA SOLICI
    07 abr, 2016 VILA FRANCA XIRA 10:13
    Deve procurar um advogado ou solicitador.
  • Eu
    07 abr, 2016 Lisboa 09:48
    Pedro: concordo. Como proprietária, já fui tanta vez burlada- por ser tão "boazinha", por entender tão bem a questão dos inquilinos que, neste momento... já só me quero livrar de tudo. Sim, há gente boa em todo o lado e... gente "da outra" em todo o lado e... mais um! PS: Essa de inquilinos que andam de lado em lado sem pagar (gente fina, por sinal) também já me ía tocando. Não fosse um alerta dado a tempo por outro proprietário que já tinha passado as "passas do Algarve". Resumindo: Todos alerta é que é. E... deixemos lá, também, de ser "bonzinhos" porque ninguém nos agradece. Antes pelo contrário.
  • pedro
    07 abr, 2016 lisboa 09:02
    ... entao e onde estao noticias a divulgar os esquemas de inquilinos para irem morando de borla ora aqui ora acolá? e sobre os vandalismos ou sobre as fragilidades do sistema de arrendamento que penaliza os proprietários? e sobre agências imobiliárias "de marca" que dao sempre problemas para os proprietários?
  • pedro
    07 abr, 2016 lisboa 08:57
    Discordo totalmente deste artigo. Já chega de notícias a criar o pânico e a divulgar o medo. Estas notícias são até demasiado genéricas no que consta de chamar burlão seja a que proprietário for - parece que não há gente séria. Estas noticias, entao, digo eu, podem ser encomendadas por agências imobiliárias porque com tanto medo as pessoas passam a recorrer a eles ficando cada vez o negócio cada vez a passar mais por terceiros/intermediários e o cliente/arrendatario a pagar mais caro - a dizima para a agencia imobiliária... Esta noticia é também ofensiva para os proprietarios de tao generica que é. Há proprietarios que podem anunciar com preços mais baixos porque nao necessitam de valor superior, por nao concordar com a chique esperteza do preço alto (ganância) e por acreditar que tratando um inquilino como gostaria de ser tratado em igual situação não tenha problemas com habitação vandalisada ou rendas em atraso... Não há que ter medo de negocios que "aparentemente" possam ser mais baixos que a concorrência e deixo tambem uma máxima: "tempo é dinheiro" e uma casa para alugar não pode estar demasiado tempo por alugar.

Destaques V+