Tempo
|
A+ / A-

"Forbes" põe português no top dos mais influentes sub-30

27 jan, 2016 - 14:50

Marco Barbosa é o director da esolidar, uma “startup” que se dedica a fazer leilões "online" e angariar fundos para as instituições. Criada em 2014, ajuda cerca de 600 organizações sem fins lucrativos.

A+ / A-

É português "o jovem mais influente na área do empreendedorismo social" da Europa pela revista norte-americana “Forbes”. Marco Barbosa, de 28 anos, é o director executivo da esolidar, uma empresa criada em Braga e dedicada à solidariedade utilizando a internet.

"Sinto orgulho na equipa e nos nossos investidores, por terem acreditado em nós", declarou à agência Lusa Marco Barbosa, numa entrevista telefónica a partir de Londres (Reino Unido), onde a empresa esolidar, actualmente constituída por nove pessoas, se está a implementar.

Para Marco Barbosa, natural de Salreu, em Estarreja, e CEO (director executivo) da esolidar, receber o prémio do único português escolhido como o jovem mais influente na área do empreendedorismo social pela revista norte-americana “Forbes” significa um "reconhecimento a nível europeu".

Na categoria do Empreendedorismo Social, o júri foi composto por Jean Case (Cofundador da Case Foundation), Cheryl Dorsey (Presidente da Echoing Green) Hugh Evans (Co-fundador da Global Poverty Project) e Sir Ronald Cohen (conhecido como o pai do Investimento Social e do British venture capital).

A esolidar é uma “startup” com capitais de risco que angariou "mais de 100 mil euros para instituições de solidariedade, sendo a maioria em Portugal e Brasil", mas que pretende crescer para o mercado do Reino Unido.

O CEO da esolidar explica que a empresa quer criar "formas diferentes das pessoas se envolverem com instituições de solidariedade e também que essas instituições encontrem novas formas de angariar fundos e de aumentarem a sua visibilidade na comunidade".

Leilões "online" solidários

"Este prémio não foi tanto pela nossa dimensão actual, porque ainda estamos numa fase inicial, mas sim por aquilo que estamos a tentar fazer neste momento no mercado, ou seja, juntar o 'non profit' com o 'for profit' e [fazer com] que estes dois mundos se conectem de uma forma mais eficaz", sublinhou.

A revista norte-americana Forbes nomeou este mês os 30 europeus com menos de 30 anos considerados como os mais influentes em diversas áreas e Marco Barbosa foi o português galardoado, numa lista que abrangeu um total de dez categorias, designadamente Media, Indústria, Política, Comércio, Artes, Entretenimento, Empreendedorismo Social, Ciência e Saúde, Tecnologia e Finanças.

A esolidar dedica-se a fazer leilões "online", angariar fundos para as instituições e envolver as instituições de solidariedade com celebridades e marcas consagradas, como criar a experiência de um jantar com o músico David Fonseca.

A plataforma de angariação de fundos, criada por Marco Barbosa e mais dois amigos em 2014, ajuda cerca de 600 organizações sem fins lucrativos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Daniel Marques
    27 jan, 2016 Lisboa 16:36
    Atenção que é o link do site e não uma assinatura.
  • Daniel Marques
    27 jan, 2016 Porto 16:05
    Fachada. Há um projeto de Lisboa mais interessante e com muito maior impacto social e sem pseudo-CEO's. É de uma rapariga que sim, tem uma vontade de fazer algo social e nunca lhe deram ouvidos. Aliás é muito mais eficiente e sustentável e não esconde os lucros. Estes tiveram mais visibilidade só isso. Parabéns pelo projeto mas deixam muito a desejar para merecerem tamanho destaque. Os jornais que olhem para quem perde mais tempo a trabalhar do que a passear-se nos media e na redes de contactos. http://comprasolidaria.pt

Destaques V+