Tempo
|
A+ / A-

Bispo de Bragança. Misericórdia é resposta às pobrezas e crises do nosso tempo

27 jan, 2016 - 10:44 • Olímpia Mairos

D. José Cordeiro destina a renúncia quaresmal deste ano ao Fundo Social Solidário da Conferência Episcopal Portuguesa e às obras de requalificação do edifício central do Seminário de São José.

A+ / A-

O bispo de Bragança-Miranda pede "reconciliação com Deus e com os irmãos, penitência e perdão” para a vivência da Quaresma que se aproxima.

Na mensagem quaresmal, o prelado recorda que 2016 é Ano Santo que “oferece uma experiência extraordinária de renovação espiritual”, vivido no Jubileu da Santidade e da Misericórdia.

D. José Cordeiro evoca Jesus Cristo como “a Indulgência do Pai” e aponta a prática do bem nas 14 Obras de Misericórdia corporais e espirituais - “um património da humanidade convertida em Cristo”- como o caminho para “experimentar a misericórdia” que “não deixe ninguém indiferente”.

É “uma desafiante resposta humana da caridade cristã às muitas pobrezas e crises do nosso tempo: antropológica, económica, cultural, social, moral e espiritual”, acrescenta.

O bispo de Bragança-Miranda convida também os fiéis a peregrinar à Porta Santa da Catedral ou às outras portas da Misericórdia: Concatedral em Miranda do Douro, Basílica do Santo Cristo em Outeiro, Santuário de Nossa Senhora de Balsamão e Santuário do Imaculado Coração de Maria em Cerejais.

A proposta de peregrinação da diocese de Bragança-Miranda estende-se ainda a Fátima, de 10 a 12 de Junho e a Roma, de 2 a 9 de Julho.

Para os que não poderão peregrinar a uma destas ‘Portas da Misericórdia’, como os doentes, as pessoas com deficiência, os presos e idosos, o bispo convida a “viver com fé e esperança o momento da provação, a participar na eucaristia e a praticar alguma obra de misericórdia”.

Atendendo às “características da diocese e ao vasto território”, o prelado estabeleceu também como igrejas jubilares “as igrejas paroquiais onde durante a quaresma, tradicionalmente, se celebra o dia anual de retiro espiritual com a celebração dos sacramentos da Misericórdia - Eucaristia, Reconciliação e Unção dos Enfermos, para se alcançar a indulgência jubilar nesse mesmo dia”.

O bispo de Bragança-Miranda destina a renúncia quaresmal deste ano ao Fundo Social Solidário da Conferência Episcopal Portuguesa, “destinado a todos os mais débeis e carenciados, seja quais forem os seus credos ou origens”, e às obras de requalificação do edifício central do Seminário de São José que acolherá a “casa pastoral aberta a todos”.

O prelado conclui a sua mensagem quaresmal augurando aos fiéis “santa e misericordiosa Quaresma para uma Páscoa florida na Esperança”.

Casa Pastoral

A diocese de Bragança-Miranda quer requalificar o edifício central do Seminário de São José, em Bragança, e transformá-lo num local de formação inicial e permanente do clero e leigos, residência para os sacerdotes doentes e jubilados.

O projecto prevê ainda um auditório, biblioteca, salas de formação e uma ala para retiros, encontros e formação.

“É uma Casa Pastoral aberta a todos”, indica D. José Cordeiro, que espera o contributo de todos para poder avançar com a obra, que só arrancará “quando houver dinheiro”.

“São necessários cerca de 1,3 milhões de euros e, embora [a obra] possa vir a ser comparticipada, conta sobretudo com as esmolas e donativos”, conclui o prelado.

A diocese pretende vender a antiga Casa do Clero de Bragança e arrendar o antigo seminário de Vinhais.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+