Tempo
|
A+ / A-

Sínodo da Família. Papa Francisco prepara "um hino ao amor"

27 jan, 2016 - 01:24 • Ângela Roque , Gastão Costa Nunes

Exortação apostólica pós-sinodal deverá ser revelada em Março, de acordo com o presidente do Conselho Pontifício para a Família.

A+ / A-

Deverá ser conhecido em Março o documento que o Papa tem estado a preparar desde que terminou o Sínodo sobre a Família, que decorreu em Outubro.

A data foi avançada esta terça-feira pelo presidente do Conselho Pontifício para a Família. D. Vincenzo Paglia foi um dos oradores nas Jornadas de Actualização do Clero do Sul, que estão a decorrer em Albufeira.

“Creio que, brevemente, provavelmente em Março, vai sair a exortação apostólica pós-sinodal do Papa Francisco. Creio que será um hino ao amor, a um amor em saída, que sabe comover-se, chorar com quem chora, alegrar-se com quem festeja, que sabe estar e cuidar das crianças para que estejam bem, que está próximo das famílias – mesmo as que têm feridas - para que reencontrem as suas forças, um amor que sabe comover-se com os idosos. Em suma, um amor que todos precisamos, a começar pelo Sul de Portugal”, afirmou D. Vincenzo Paglia.

Na sua intervenção nestas jornadas o arcebispo italiano falou da responsabilidade da família na formação cristã dos filhos.

“Não basta baptizá-los”, disse D. Vicenzo Paglia, é preciso que os pais frequentem a Igreja, que vão à missa ao domingo para que as crianças possam crescer na fé.

“O problema é só um: O que significa iniciação cristã? Significa que não devemos preparar-nos para celebrar os sacramentos, o que devemos é fazer com que os sacramentos nos integrem na comunidade cristã”, salientou.

O presidente do Conselho Pontifício para a Família deixou um apelo: “Caras mães e caros pais, no domingo seguinte ao baptizado do vosso filho, devem continuar a levá-lo à Igreja e sempre, todos os domingos; é isto a iniciação cristã”.

“Assim como o vosso filho reconhece o cheiro da mãe e a voz do Pai - e que alegria quando esperam a criança dizer mãe, pai –, assim é com a fé. Ou seja, vocês devem levar o vosso filho à Igreja porque, ao ver tanta gente e ao ouvir o Evangelho, parece que não percebe mas, na realidade, está a acolher a fé dentro de si.”

Para o presidente do Conselho Pontifício para a Família, neste Jubileu da Misericórdia é importante que as paróquias sejam “locais de verdadeiro acolhimento” a todos os que fazem parte da comunidade.

D. Vincenzo Paglia sublinhou, ainda, que “as Portas Santas não estão apenas nas catedrais, estão na casa de cada um e devem abrir-se para acolher”.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+