Tempo
|
A+ / A-

Ministério Público suspeita que Sócrates recebeu luvas do Grupo Espírito Santo

26 jan, 2016 - 20:21

Em causa pode estar o chumbo da oferta pública de aquisição da Sonaecom à Portugal Telecom. Antigo primeiro-ministro e Ricardo Salgado já reagiram.

A+ / A-

O Ministério Público (MP) suspeita que o antigo primeiro-ministro José Sócrates recebeu luvas do Grupo Espírito Santo (GES), avança a SIC.

Os pagamentos ao arguido na “Operação Marquês” terão sido realizados a troco de favorecimentos políticos em decisões que envolviam o GES.

O Ministério Público suspeita que em causa possa estar, por exemplo, o chumbo indirecto da oferta pública de aquisição (OPA) lançada pela Sonaecom à Portugal Telecom (PT), em 2006.

A SIC refere que Ricardo Salgado era contra o negócio, porque a desblindagem dos estatutos da PT reduziria o poder do GES dentro da empresa de telecomunicações.

A OPA foi travada pelo voto contra de accionistas como a Caixa Geral de Depósitos, que era representada na Portugal Telecom por Armando Vara, que também é arguido no caso Sócrates.

O Governo assegurou na altura que não ordenou à Caixa que vetasse a OPA, mas o MP considera que o "não" por parte do banco estatal foi determinante para que a Sonaecom passasse a controlar a PT.

O MP ouviu em Setembro do ano passado, como testemunha, Paulo Azevedo. O ex-presidente da Sonaecom explicou como decorreu a preparação do negócio, dos contactos com accionistas da PT, nomeadamente com o GES e com a Caixa, e do aumento de participação que alguns accionistas fizeram, entretanto.

Antes de a OPA ser anunciada, Paulo Azevedo teve uma reunião com o então primeiro-ministro José Sócrates.

Segundo a SIC, na origem das suspeitas estão transferências de dinheiro realizadas através das contas do administrador do Grupo Lena, Joaquim Barroca, também arguido na “Operação Marquês”.

Os milhões circularam até à conta do empresário Carlos Santos Silva, amigo de Sócrates com ligações ao Grupo Lena. O MP suspeita que o antigo primeiro-ministro tenha sido o destinatário.

José Sócrates negou, à SIC, qualquer favorecimento ao Grupo Espírito Santo e adiantou que nunca foi confrontado com essa suspeita. Acrescenta que só utilizou a "golden share" do Estado para travar a venda da Vivo, contra o desejo do GES.

Ricardo Salgado também já reagiu. Através da sua assessoria de imprensa, garante que "é absolutamente falsa" a notícia sobre um alegado favorecimento do Grupo Espírito Santo, por sua intervenção, junto de entidades políticas.

[notícia actualizada às 22h04 - com a reacção de Ricardo Salgado]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Francisco Santos
    27 jan, 2016 Braga 23:10
    Já há uma suspeita, que José Sócrates tentou vender a Ilha da Madeira aos Chineses! E também já se suspeita que Sócrates queria entregar Portugal aos espanhóis para formar o chamado, "País Ibérico"!
  • Fernando Guimaraes
    27 jan, 2016 Maia 22:57
    Donald Trump não é religioso e vai perder votos para a Presidência Norte-Americana! E sabem de quem é a culpa? Claro! Do José Sócrates!!!
  • Joao
    27 jan, 2016 Lisboa 18:29
    Boa! O Ministério Publico suspeita e publica ou manda publicar as suas suspeitas! Provas é que nem vê-las, porque procurar provas dá trabalho! Já agora... eu suspeito que nas próximas quatro semanas vai chover em Portugal... eu suspeito quer a minha vizinha engana o marido... eu suspeito que o cão do vizinho ladra durante a noite porque o vizinho não gosta de mim... eu suspeito que o Ministério Publico está cheio de incompetentes...
  • salvado
    27 jan, 2016 santo andre 18:21
    Livrem-nos dele. Consulta psiquiatrica para detectarem os graves desvios de personalidade e respectivo tratamento. Ajudem o paciente e pronto.
  • Paulo
    27 jan, 2016 Lisboa 14:14
    Socrates o suspeito do costume, o homem com mais suspeitas e menos acusações do planeta uma tragédia.
  • 27 jan, 2016 09:13
    Se isto fosse com um comum cidadão já estaria de cana durante muitos anos. ESTE LADRÃO QUE ROUBOU O PAÍS E O POVO DEVIA SER LINCHADO EM PRAÇA PÚBLICA SEM DIREITO A JULGAMENTO, DEVIA-LHE SER EXPROPRIADO TODOS OS MILHÕES QUE ROUBOU E DEVIA DE SEGUIDA SER APEDREJADO ATÉ MORRER. ISTO É A MER-A DOS POLITICOS, SÃO TODOS SEM EXCEPÇÃO UMA SEITA DE CORRUPTOS, E LADRÕES.
  • maria
    27 jan, 2016 Lx 06:11
    Sinceramente já chateia, tanta suspeita leva-nos mesmo a crer na trama. José Sócrates é suspeito por estar a chover mais!...
  • Lex dura lex
    27 jan, 2016 Lx 04:03
    Ainda sem acusação, o caso Sócrates só pode ser interpretado, até aqui, e ao que julgo, como uma " diarreia" de suspeitas.
  • António Costa
    27 jan, 2016 São Bento - Lisboa 02:12
    Não acredito! Alguma vez o Sócrates era capaz de receber luvas do Grupo Espirito Santo sem que antes tivesse recebido o fato e o sobretudo?...
  • joao
    27 jan, 2016 porto 00:03
    na minha opinião jose Sócrates pode estar mesmo envolvido nos ataques a paris talvez tenha la deixado as malas com o dinheiro e para despistar a policia mandou rebentar aquilo se a memoria nao me falha talvez esteja mesmo envolvido em mais casos como as torres gémeas de nova yorque e no tsunami na indonésia

Destaques V+