Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Voo Bragança-Portimão tem média de cinco passageiros por viagem

26 jan, 2016 - 17:32 • Olímpia Mairos

A taxa de ocupação do avião que liga Trás-os-Montes ao Algarve é de 30%. O objectivo da Aerovip é chegar aos 60% até final do ano.

A+ / A-

Os voos entre Bragança-Vila Real-Viseu-Cascais-Portimão têm tido uma média de 5,5 passageiros por viagem. A capacidade da aeronave é de 18 pessoas.

Desde que o avião começou a operar, a 23 de Dezembro, tem tido passageiros em todos os voos, e já transportou mais de 300 pessoas.

O administrador da empresa AeroVip, Carlos Amaro, faz um balanço positivo do primeiro mês de viagens, mas admite que esta não foi a melhor altura do ano para iniciar os voos.

“Iniciámos a linha na altura mais complicada do ano, em pleno Inverno, com condições meteorológicas mais adversas, o que impossibilitou a realização de alguns voos e causou transtornos para alguns passageiros”, refere o administrador.

A taxa de ocupação à volta dos 30% é considerada “um valor normal” pela empresa AeroVip, que definiu como “meta chegar ao 60% até ao final do ano”.

Bragança, Vila Real e Cascais são os aeródromos onde embarcam e desembarcam mais passageiros. Com a época alta, a expectativa da empresa é que a procura para Portimão venha a aumentar, até porque, segundo a Aerovip, o Algarve tem-se revelado um destino “bastante procurado por passageiros que utilizam a linha para fins turísticos”.

Nesta operação existem cinco tipos de tarifas (Premium, Basic, Pex, Promo e Discount) com diferentes condições e restrições, que têm valores para um voo de ida e volta Bragança-Portimão a partir de 86,67 euros ou para um voo Cascais-Portimão a partir de 73,45 euros.

O voo WV951 parte de Bragança às 7h30, com destino a Portimão (onde chega às 10h05), com escala em Vila Real, Viseu e Cascais.

Em sentido contrário, o voo WV954 parte de Portimão às 10h15, com destino a Bragança pelas 17h20, com escala em Cascais, Viseu e Vila Real.

A ligação aérea Bragança-Vila Real-Viseu-Cascais-Portimão foi atribuída pelo Estado português à AeroVip e tem o prazo de três anos, a contar do primeiro voo efectuado, ou seja, de 23 de Dezembro. Ao longo desses 36 meses, o Estado paga à empresa um montante máximo de 7,8 milhões de euros para manter a ligação aérea regular.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Viriato
    03 nov, 2017 Viseu 11:37
    E a ligação de comboio entre Aveiro e Viseu é para quando? Enquanto isto o estado assobia para o ar... Votem PS...
  • xandi
    26 jan, 2016 Chaves 20:47
    Não percebo que preços são esses veiculados pela comunicação social. Já tentei várias vezes efetuar uma marcação Vila Real/Cascais e nunca consegui voos de ida e volta (em económica) por menos de 130 euros: uma vergonha nacional. Por esse preço viajei no Natal para a França. Por isso a média de passageiros tão baixa...

Destaques V+