Tempo
|
A+ / A-

Parque eólico de Torre de Moncorvo pode ir parar à justiça

26 jan, 2016 - 17:23 • Olímpia Mairos

Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas deu parecer negativo. Autarcas dos concelhos de Carrazeda de Ansiães e Torre de Moncorvo mostraram-se revoltados e Island ameaça recorrer à justiça.

A+ / A-

A empresa Island, multinacional de capitais irlandeses, promete não desistir do projecto do parque eólico de Torre de Moncorvo, apesar do parecer "negativo" do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e ameaça recorrer à justiça.

"Já entregámos no Ministério do Ambiente uma reclamação administrativa, referente ao parecer negativo emitido ao Estudo de Impacte Ambiental (DIA) por parte do ICNF e não está colocado de lado o recurso aos tribunais", refere o director executivo da Island, Paulo Amante.

O Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas fundamentou o parecer negativo sobre o Parque Eólico de Moncorvo, na Avaliação de Impacte Ambiental (AIA) que identificou "impactes negativos muito significativos" e "não minimizáveis" numa área sensível.

"Não nos parecem razoáveis as explicações dadas, já que o actual Governo teve menos de três semanas para analisar o projecto e tomar uma decisão sobre a matéria, acabando todas as decisões por ficar nas mãos do ICNF", afirma Paulo Amante, assegurando que a empresa Island “sempre se mostrou disponível para minimizar os impactes negativos na fauna e flora.

A Island já investiu cerca de dois milhões de euros em estudos e avaliações das condições para a instalação do parque eólico projectado para ficar instalado a 900 metros de altitude, num local situado entre as localidades de Lousa e Castedo, abrangendo o concelho de Torre de Moncorvo e Carrazeda de Ansiães.

O investimento da multinacional de capitais irlandeses ronda os 75 milhões de euros e prevê a instalação de 25 a 30 aerogeradores com uma potência que vai de 2 a 2,5 megawatts.

“Perdas de mais de seis milhões de euros”

Os autarcas dos concelhos de Carrazeda de Ansiães e Torre de Moncorvo mostraram-se esta terça-feira revoltados com o parecer desfavorável à construção do parque eólico por parte do ICNF e falam em grandes prejuízos para a região.

Segundo o presidente da câmara de Carrazeda de Ansiães, se o projecto do Parque Eólico de Moncorvo não avançar “haverá perdas de mais de seis milhões de euros”.

"Há 400 proprietários de terrenos dos concelhos de Carrazeda de Ansiães e Torre de Moncorvo que poderão ser beneficiados ou prejudicados, conforme a evolução do projecto, e com um valor estimado de seis milhões de euros por um período de 20 anos”, concretiza José Luís Correia, concluindo que “isto é muito dinheiro”.

O autarca diz ainda que o parecer negativo do Instituto da Conservação da Natureza e Florestas (ICNF) ao projecto eólico "está revestido de um grande fundamentalismo de alguém que não conhece a realidade e quer inibir um território de tirar mais-valias das suas condições naturais".

"Em meu entender há técnicos dentro do ICNF que ainda não superaram a aprovação do empreendimento hidroelétrico do Baixo Sabor. O parque eólico está a servir para revanchismo devido à aprovação da barragem", diz, por sua vez, o presidente da Câmara de Torre de Moncorvo.

Nuno Gonçalves garante existirem pareceres técnicos que mostram que a zona destinada ao parque eólico "não é uma área de grande biodiversidade ou uma área de ‘habitat’ e protecção de aves ameaçadas".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Luis Esteves
    28 jan, 2016 Castedo 21:24
    Zona Rochosa ,onde nao se avistao aves nem arvores de medio e grande porte. Os grandes incendios tudo levaram,,---SEM O PARQUE EOLICO ___FICAMOS COM AS FRAGAS.
  • Paulo Amante
    27 jan, 2016 Setubal 11:11
    o ICNF e APA ignoram todas as suas decisões anteriores e actuam com impunidade achando-se acima da lei, cabe ao presente governo mudar que pessoas dentro do sistema que por agendas próprias e pouco claras afetam investimentos de 92 milhões de Euros que o pais tanto necessita para poder avançar.
  • 26 jan, 2016 20:37
    IMPACTO AMBIENTAL, IMPACTO AMBIENTAL, IMPACTO AMBIENTAL, IMPACTO AMBIENTAL, IMPACTO AMBIENTAL, IMPACTO AMBIENTAL, IMPACTO AMBIENTAL, IMPACTO AMBIENTAL, IMPACTO AMBIENTAL, IMPACTO AMBIENTAL, IMPACTO AMBIENTAL, IMPACTO AMBIENTAL, IMPACTO AMBIENTAL, IMPACTO AMBIENTAL, IMPACTO AMBIENTAL, IMPACTO AMBIENTAL, IMPACTO AMBIENTAL, IMPACTO AMBIENTAL, IMPACTO AMBIENTAL, IMPACTO AMBIENTAL, IMPACTO AMBIENTAL, IMPACTO AMBIENTAL, IMPACTO AMBIENTAL, IMPACTO AMBIENTAL, IMPACTO AMBIENTAL, IMPACTO AMBIENTAL, IMPACTO AMBIENTAL, IMPACTO AMBIENTAL, IMPACTO AMBIENTAL, IMPACTO AMBIENTAL IMPACTO AMBIENTAL, IMPACTO AMBIENTAL, IMPACTO AMBIENTAL, IMPACTO AMBIENTAL, IMPACTO AMBIENTAL, IMPACTO AMBIENTAL, IMPACTO AMBIENTAL, IMPACTO AMBIENTAL, IMPACTO AMBIENTAL, IMPACTO AMBIENTAL, IMPACTO AMBIENTAL, IMPACTO AMBIENTAL, IMPACTO AMBIENTAL, IMPACTO AMBIENTAL, IMPACTO AMBIENTAL, IMPACTO AMBIENTAL, IMPACTO AMBIENTAL, IMPACTO AMBIENTAL, IMPACTO AMBIENTAL, IMPACTO AMBIENTAL, IMPACTO AMBIENTAL, IMPACTO AMBIENTAL, IMPACTO AMBIENTAL, IMPACTO AMBIENTAL, IMPACTO AMBIENTAL, IMPACTO AMBIENTAL, IMPACTO AMBIENTAL, IMPACTO AMBIENTAL, IMPACTO AMBIENTAL, IMPACTO AMBIENTAL IMPACTO AMBIENTAL, IMPACTO AMBIENTAL, IMPACTO AMBIENTAL, IMPACTO AMBIENTAL, IMPACTO AMBIENTAL, IMPACTO AMBIENTAL, IMPACTO AMBIENTAL, IMPACTO AMBIENTAL, IMPACTO AMBIENTAL, IMPACTO AMBIENTAL, IMPACTO AMBIENTAL, IMPACTO AMBIENTAL, IMPACTO AMBIENTAL, IMPACTO AMBIENTAL, IMPACTO AMBIENTAL. NÃO ESTAMOS NO BRASIL, NÃO ESTAMOS NO BRASIL, NÃO ESTAMOS NO BRASIL.

Destaques V+