Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Eles querem ter o direito a pedalar em segurança

26 jan, 2016 - 17:00

Utilizadores da bicicleta fazem petição que pede ao Governo para "fiscalizar com mais intensidade o cumprimento da lei".

A+ / A-

David Rosa, o atleta que representou Portugal na modalidade de Cross Country Olímpico (XCO) nos Jogos Olímpicos Londres2012, é o primeiro subscritor da petição “Pelo Direito a Pedalar em Segurança”, lançada esta terça-feira.

A petição é uma iniciativa da Estrada Viva, que conta com o apoio da Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC) e da MUBi – Associação pela Mobilidade Urbana em Bicicleta, na qual os signatários instam o Governo e demais entidades competentes “a fiscalizar com mais intensidade o cumprimento da lei, de forma diligente, regular e consistente”.

Entre os comportamentos perigosos em relação aos ciclistas que devem ser fiscalizados, o documento aponta os excessos de velocidade, o incumprimento de regras de ultrapassagem (abrandamento da velocidade, ocupação da via adjacentes, no caso da ultrapassagem de ciclistas, e a distância mínima de 1,5 metros) ou o estacionamento ilegal sobre ciclovias e passeios.

A petição defende a revisão do Regulamento de Sinalização de Trânsito, “de forma a incluir sinalética específica para proteger peões e condutores de bicicleta e alertar para a necessidade de comportamentos mais responsáveis por parte de condutores de automóvel”.

Um exemplo seria a colocação de sinais de informação de presença de ciclistas, complementados com afixação de sinalética sobre a distância mínima de um metro e meio na ultrapassagem.

A iniciativa surge porque “Portugal continua a apresentar estatísticas vergonhosas no que respeita ao número de vítimas mortais e feridos graves”, apesar das melhorias significativas na protecção aos utilizadores vulneráveis, conseguidas com a revisão do Código da Estrada, em 2014, diz FPC em comunicado.

O documento, que poderá ser subscrito em http://peticaopublica.com/pview.aspx?pi=PT79814, será enviado ao Governo, ao Instituto de Mobilidade e dos Transportes e à Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária.

A Estrada Viva e as organizações que a apoiam vão requerer uma audiência com a ministra da Administração Interna, Constança Urbano de Sousa, para propor a criação de um grupo de trabalho interministerial para lançar e coordenar as medidas urgentes propostas pelos peticionários.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Dora Gonçalves
    27 jan, 2016 Parede 13:18
    Hoje fui pela EN6- Marginal , iam vários automóveis na sua via e à chegada a Cascais, o semáforo junto ao "Jumbo" ficou vermelho e o sr ciclista seguiu em frente com toda a calma .Com toda a calma , comentarios para quê?
  • Pinto
    27 jan, 2016 Quarteira 06:43
    Na localidade onde moro, conheço uns ciclistas que só sabem circular nas vias de sentido único. É pena é ser sempre no sentido contrário aquele que me desloco. Triste povinho que só tem direitos.....
  • carlos
    27 jan, 2016 lisbos 03:11
    Paguem seguro, pagem imposto para circular, paguem seguro, respeitem os sinais e o andarem em cima do passeio, e entao revendiquem o melhor para eles.
  • pensador
    26 jan, 2016 23:49
    É uma vergonha o que se passa hoje em dia em relação aos ciclistas. O ciclista só devia circular na via pública depois de saber código da estrada com prova adequado à sua categoria, como já foi em tempos, possuir matricula como já foi em tempos, possuir seguro porque também provoca acidentes, bicicleta possuir iluminação e reflectores como prevê código e utilização de capacete. Respeitar os peões e as passadeiras. Parar Nos Semáforos Quando Está Vermelho E Não Fazer Como Muitos Que Só Prevaricam. Respeitar oara ser respeitado.
  • warrior
    26 jan, 2016 Amadora 23:34
    praga de biciclistas......durante a semana estão no emprego...ao fim de semana em vez de ficarem com a família, vestem uns calções de lycra bem justinhos e toca a pedalar com os amigos......atrapalhando na estrada quem quer passear com a família ou ainda tem que ir trabalhar......querem pedalar imigrem para a dinamarca!
  • J T
    26 jan, 2016 COIMBRA 23:11
    ACHO QUE SIM E JÁ AGORA EXIJAM TAMBÉM AO GOVERNO OBRIGAR OS CICLISTAS A FAZEREM UM SEGURO COMO OS VEÍCULOS MOTORIZADOS
  • Ricardo
    26 jan, 2016 Algarve 23:00
    Caros ciclistas tal como eu e condutores tb como eu, isto é tudo bonito fazer petições mas quando neste nosso mundo existem prevaricadores, nada conseguimos fazer, sim sou ciclista mas já andei em passeios e ando em calçadas onde por vezes levo sustos quando sr atravessam crianças, pois criadores desta petição dois pesos duas medidas para o ser há que respeitar primeiro.
  • FJR
    26 jan, 2016 Barreiro 22:41
    E que tal falar de comportamentos que se esperam mais responsáveis de uma grande parte dos ciclistas? Não vejo qualquer alusão a isto, estranho, perante aquilo a que assistimos no dia a dia.
  • Tapados
    26 jan, 2016 Aveiro 22:32
    O maior perigo para o ciclistas, é circularem a par ou pelo centro da via.
  • Dora Gonçalves
    26 jan, 2016 Parede 22:20
    Hoje fui pela EN6- Marginal , iam vários automóveis na sua via e à chegada a Cascais, o semáforo junto ao "Jumbo" ficou vermelho e o sr ciclista seguiu em frente com toda a calma .Com toda a calma , comentarios para quê?

Destaques V+