Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Vai a chuva, chega o frio

26 jan, 2016 - 08:05

Descida da temperatura mínima será acentuada em alguns locais.

A+ / A-

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê para esta terça-feira, no continente, céu com períodos de muita nebulosidade, possibilidade de aguaceiros fracos nas regiões do interior até meio da tarde, e vento em geral fraco, predominando do quadrante norte.

A previsão aponta ainda para formação de gelo ou geada em alguns locais das regiões do interior, neblina ou nevoeiro matinal e descida da temperatura mínima, que será acentuada em alguns locais.

Quanto às temperaturas, em Lisboa vão oscilar entre 8 e 16 graus Celsius, no Porto entre 7 e 14, em Viana do Castelo entre 6 e 14, em Vila Real e Viseu entre 5 e 12, em Bragança entre 6 e 12, na Guarda entre 5 e 11, em Coimbra e Castelo Branco entre 6 e 14, em Santarém entre 7 e 16, em Évora entre 7 e 14, em Beja entre 8 e 14, em Faro entre 10 e 18, no Funchal entre 16 e 20, em Ponta Delgada e em Angra do Heroísmo entre 15 e 18 e em Santa Cruz das Flores entre 12 e 18.

Na Madeira prevê-se períodos de céu muito nublado, possibilidade de aguaceiros fracos e vento em geral fraco do quadrante leste.

Para o grupo ocidental dos Açores (ilhas do Corvo e Flores) está previsto céu muito nublado, com abertas a partir da tarde, períodos de chuva, passando a aguaceiros e vento sudoeste forte com rajadas até 85 quilómetros por hora, rodando para noroeste e tornando-se muito fresco.

No grupo central (Terceira, São Jorge, Graciosa, Pico e Faial) vai estar céu geralmente muito nublado, deverá ocorrer períodos de chuva, passando a aguaceiros e vento sudoeste muito fresco a forte com rajadas da ordem dos 80 quilómetros por hora rodando para noroeste e tornando-se moderado a fresco para a noite.

O instituto prevê para o grupo oriental (São Miguel e Santa Maria) céu geralmente muito nublado, períodos de chuva a partir da tarde e vento sudoeste fresco com rajadas até 65 quilómetros por hora.

Duas barras fechadas e quatro condicionadas
Duas barras do continente e dos Açores estão fechadas à navegação e outras quatro condicionadas devido à previsão de agitação marítima forte, de acordo com informação disponível na página da Marinha.

A barra de Esposende no continente e a de Vila da Praia, ilha Terceira, no grupo central dos Açores, estão fechadas à navegação devido à previsão de agitação marítima forte.

A barra de São Martinho do Porto encontra-se condicionada devido a assoreamento, devendo ser praticada apenas no período de preia-mar, enquanto a da barra da Póvoa de Varzim está condicionada a embarcações com calado superior a dois metros.

A Marinha indica também que a barra da Figueira da Foz está fechada a embarcações com calado inferior a 35 metros e em Vila do Conde as embarcações devem navegar apenas duas horas antes e depois da preia-mar.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Mário
    26 jan, 2016 Alcobaça 11:51
    Calado 35 metros?? Um barco com 35 metros de calado deve de ser mesmo um grande barco.

Destaques V+