Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Naufrágios ao largo da Grécia. Há 21 mortos e dezenas de desaparecidos

22 jan, 2016 - 09:43

A Guarda Costeira avança que existem oito crianças entre as vítimas mortais. Dois barcos tiveram problemas ao largo das ilhas Farmakonisi e Kalolimnos.

A+ / A-

Mais seis cadáveres foram recuperados após os naufrágios de dois barcos esta noite ao largo da costa grega, elevando para 21 o número de mortos, quando prosseguiam as buscas por dezenas de desaparecidos.

Os dois barcos, que transportavam migrantes, tiveram problemas ao largo das ilhas Farmakonisi e Kalolimnos.

Oito crianças estão entre os mortos e a polícia marítima grega, apoiada por um helicóptero da agência de fronteiras europeia Frontex, continuava esta manhã as buscas por dezenas de pessoas desaparecidas.

No ano passado, mais de um milhão de migrantes chegou à Europa por mar, de acordo com os últimos números do Alto Comissariado dos Refugiados (ACNUR). A maioria dos migrantes (84%) é proveniente de dez países, com a Síria a liderar - representando a nacionalidade de quase metade (49%) -, seguindo-se o Afeganistão (21% dos migrantes) e do Iraque (8%).

Os outros países de origem são Eritreia, Paquistão, Nigéria, Somália, Sudão, Gâmbia e Mali.

Dos migrantes que alcançaram as costas da Europa 58% são homens e 17% mulheres, sendo um quarto (25%) crianças, segundo o ACNUR.

A Organização Internacional para as Migrações (OIM) revelou que em 2014, mais de 219.000 migrantes atravessaram o Mediterrâneo. "O total representa o fluxo migratório mais elevado desde a Segunda Guerra Mundial" na Europa.

A Amnistia Internacional (AI) já divulgou um plano para uma acção concertada em oito áreas destinado a responder às crises de refugiados e na sequência do que designa por "falhanço moral catastrófico" dos líderes mundiais.


[notícia actualizada às 11h00]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • fernando
    22 jan, 2016 viana do castelo 13:35
    porque a Europa não resolve este problema de uma vez por todas anda alguém interessado a dar dinheiro a ganhar aos contrabandistas quando chegassem a Europa nesta condições eram imediatamente deportados dava-se um golpe na máfia era irem aos campos de refugiados buscalos directamente .
  • AMaria
    22 jan, 2016 Lisboa 11:32
    Mas a EU não pagou biliões à Turquia para não deixar os ilegais sairem de lá ?! Aonde é que está a vigilancia por parte da Turquia. Politicos da ^*&*. Resolução tão simples de ser tomada mas isto é só o resultados de politicos que só pensam em ficar bem na TV

Destaques V+