Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Estado Islâmico arrasa ruínas do mais antigo mosteiro cristão do Iraque

20 jan, 2016 - 17:18

Pouco depois de Mossul ter caído às mãos do grupo terrorista, em Agosto de 2014, os cristãos fugiram em massa da região da planície do Nínive. Várias igrejas e mosteiros foram destruídos desde essa data.

A+ / A-

O autodenominado Estado Islâmico destruiu por completo as ruínas do mais antigo mosteiro cristão do Iraque.

O mosteiro de Santo Elias, localizado em Nínive, nas proximidades de Mossul, foi fundado no século VII e utilizado durante séculos por monges da comunidade cristã iraquiana.

No século XVIII a estrutura foi destruída, e os monges assassinados, por ordem do líder persa Tahmaz Nadir Shah mas a comunidade cristã continuou a cuidar das ruínas que permaneceram um centro de peregrinação e de refúgio em tempos de perigo para os cristãos que viviam na região.

Pouco depois de Mossul ter caído às mãos dos terroristas, em Agosto de 2014, os cristãos fugiram em massa da região da planície do Nínive. Várias igrejas e mosteiros foram destruídos desde essa data.

A notícia da destruição das ruínas do mosteiro, conhecido também por Dair Mar Elia, foi confirmada agora graças a imagens de satélite que mostram um espaço vazio e deserto onde se encontravam antes as muralhas e ruínas do edifício.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+