Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Ataque a universidade do Paquistão faz 21 mortos

20 jan, 2016 - 07:02

Atentado foi reivindicado por um grupo talibã e provocou dezenas de feridos. Segundo a polícia, grande parte dos estudantes conseguiu fugir.

A+ / A-
Ataque a universidade do Paquistão faz 21 mortos
Ataque a universidade do Paquistão faz 21 mortos

Um grupo armado entrou, esta quarta-feira de manhã, nas instalações de um campus universitário no noroeste do Paquistão e, depois de algumas explosões, abriu fogo sobre estudantes e professores.

“A maioria dos alunos e dos docentes estava nas salas de aula quando o tiroteio começou”, afirma um professor de Inglês, citado pela agência Reuters. “Não tenho ideia do que se está a passar, mas ouvi um segurança a falar ao telefone e deve haver mortos e muita gente ferida”, adianta.

O número de vítimas não está ainda fechado, mas o primeiro balanço aponta para 21 mortos. Mais de três mil alunos estariam no interior da Universidade Bacha Khan, em Charsadda, quando começou o ataque, mas a polícia diz que a maioria conseguiu escapar.

Quatro atacantes foram abatidos pelas autoridades, que conseguiram também cercar os restantes elementos em dois blocos do recinto. A operação policial foi dada como terminada há pouco, cerca de duas horas depois do atentado, reivindicado pelo Grupo Talibã do Paquistão.

O primeiro-ministro paquistanês emitiu, entretanto, um comunicado no qual afirma que o país está “decidido e determinado a acabar com a ameaça do terrorismo no seu território”.

O Paquistão tem, ao longo dos anos, sido palco de vários episódios de violência. Depois do massacre numa escola, em Dezembro de 2014 e também levado a cabo por talibãs, a polícia prendeu e matou centenas de militantes radicais.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Carlos A.S.Silva
    20 jan, 2016 Wu Hu - P.R,China 08:35
    Pelo resumo da noticia ate parece que o mais importante foram aqueles que fugiram. 21 mortos ( pelo menos ) nao eh motivo de revolta ? O governo do Paquistao tem grande culpa em tudo isso pois, ele proprio, fomenta e acoberta terrorismo dentro das suas fronteiras.

Destaques V+