Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Aumento das pensões vai chegar em Fevereiro com retroactivos

18 jan, 2016 - 20:12

As explicações do Governo surgem depois de ter sido noticiado que as pensões do mês de Janeiro não incorporaram a actualização anunciada.

A+ / A-

O Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social esclarece que a actualização das pensões relativas a Janeiro será reflectida no pagamento de Fevereiro, cujo processamento se encontra em curso.

Num esclarecimento enviado à agência Lusa, fonte do Ministério refere que a actualização das pensões relativas a Janeiro do regime geral da Segurança Social e da Caixa Geral de Aposentações (CGA) "será reflectida no pagamento de Fevereiro. Ou seja, o pagamento das pensões em Fevereiro (cujo processamento se encontra em curso) reflectirá a actualização relativa a Fevereiro, bem como o pagamento do retroactivo de Janeiro".

As explicações da tutela surgem depois de a SIC Notícias ter noticiado que as pensões do mês de Janeiro não incorporaram a actualização entretanto anunciada pelo executivo.

No âmbito do acordo entre o PS e os partidos da esquerda, é retomada a aplicação da lei-quadro de actualização de pensões, que esteve em vigor até 2007, na qual a fórmula de cálculo de aumento anual das pensões é ponderada em função da inflação e da média dos últimos três anos de crescimento económico.

Assim, em 2016 - tendo como base uma inflação de 0,3 por cento estimada em Outubro deste ano e um crescimento económico médio inferior a dois por cento nos últimos três anos -, serão actualizadas as pensões até 628 euros, correspondentes a 1,5 vezes do indexante de apoios sociais (IAS).

O Ministério explica agora o atraso na actualização das pensões com "o enorme volume de informação envolvido num processamento de pensões, que ocorre sempre em meados do mês anterior ao mês do pagamento".

Deste modo, "as pensões pagas em Janeiro foram processadas em meados de Dezembro, momento em que o decreto-lei que determinou a actualização das pensões não tinha sido publicado, não se encontrando, por isso, em vigor", acrescenta ainda a tutela.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Anónimo
    01 fev, 2016 Lisboa 12:57
    Tem razão Sr. TUTAN, aumento ordenado não se vê; mas aumenta tudo; Governo e A. da República, Mexia ... estão todos de barriga cheia, enquanto povo continua desgraçado...Sanguesugas ...
  • Roubado até ao tutan
    21 jan, 2016 coimbra 11:29
    Tenho uma pensão de € 465,00, alguém me é capaz de dizer quanto vou ter de aumento? Há seis anos que não tenho aumentos e todos os anos pago mais cara a água, luz, etc. ao mesmo preço que esses gajos dos governos e da A.da República pagam, que aliás, comem mais barato do que eu e melhor! Somos nós que sempre trabalhamos para estes ladrões encherem a pança e ainda nos continua a comer a pele e os ossos. Ninguém deve votar mais nestes ladrões.

Destaques V+