Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Morreu o voluntário dos ensaios clínicos da Bial que já estava em morte cerebral

17 jan, 2016 - 15:02

Outras quatro pessoas que participaram no ensaio da farmacêutica portuguesa em França padecem ainda de problemas neurológicos. As autoridades francesas investigam o incidente.

A+ / A-

Um dos voluntários que participou num ensaio clínico em França da farmacêutica portuguesa Bial morreu este domingo, de acordo com a agência France Presse que cita fonte hospitalar.

A pessoa que morreu estava já em estado de morte cerebral.

Outras quatro pessoas que estavam a participar no ensaio continuam a sofrer de problemas neurológicos e as autoridades francesas estão a investigar o caso.

No domingo, investigadores estiveram no local para saber se o acidente, inédito em França, se deveu a um erro de procedimento no ensaio ou se teve a ver com a molécula que estava a ser testada, supostamente para aliviar a dor e a ansiedade.

A Bial garantiu que “todas as boas práticas internacionais” foram seguidas durante o ensaio clínico.

“O desenvolvimento desta nova molécula, na área da dor (inibidor da enzima FAAH), segue, desde o início, todas as boas práticas internacionais, com a realização de testes e ensaios pré-clínicos, nomeadamente na área da toxicologia”, afirma o laboratório português, em comunicado.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Eu
    18 jan, 2016 Eu 23:16
    Fantástico o jornalismo em Portugal! Morreu aquele que já estava morto????????? O que é isto? O que é isto? Ide p'rá escola!
  • Marcos Barbosa
    17 jan, 2016 Coimbra 17:15
    Morreu quem já estava morto? Se estava já em morte cerebral já era um cadáver. Como é possível não se informarem antes?
  • Avante
    17 jan, 2016 Kamarada 16:59
    Morreu o voluntário dos ensaios clínicos da Bial que já estava em morte cerebral???!!! what?
  • Paulo Fernandes
    17 jan, 2016 Vila Real 16:07
    O voluntário tinha um nome, um passado, uma família, uma vida e por isso julgo que a comunicação social de todo o mundo deveria trata-lo pelo seu nome. Essa pessoa, voluntario como lhe chamam, morreu em prol da humanidade, em prol da vida e merece ser reconhecido por todos, como alguém que perdeu a vida por todos. Que para seja lembrado. Descanse em paz campeão.
  • José
    17 jan, 2016 Lisboa 15:39
    O laboratório Bial notável? não admira que o comentário provenha de um ministro da saúde, médico... A Bial sempre teve um relacionamento "apertadinho" com a classe médica. Também não se dava mal com alguns altos políticos do PS...

Destaques V+