Tempo
|
A+ / A-

​Estado Islâmico reivindica atentado em Jacarta

14 jan, 2016 - 15:57

Pelo menos sete pessoas, cinco atacantes e dois civis, morreram em vários ataques terroristas levados a cabo na zona comercial da cidade.

A+ / A-

O autoproclamado Estado Islâmico (EI) reivindicou a autoria dos ataques que esta quinta-feira abalaram a capital da Indonésia, Jakarta.

Numa declaração em árabe divulgada na Internet, o movimento jihadista afirma que várias bombas "explodiram quando quatro soldados do califado realizaram ataques com armas ligeiras e cintos de explosivos".

Segundo o comunicado, os ataques tiveram como alvo um ajuntamento de cidadãos da "coligação dos cruzados", uma referência à aliança de países liderada pelos Estados Unidos que combate o EI no Iraque e na Síria.

Pelo menos sete pessoas - cinco atacantes e dois civis - morreram em Jacarta em múltiplas explosões seguidas de tiroteios, sobretudo na zona comercial da cidade. Na área estão também situadas embaixadas e escritórios das Nações Unidas.

A polícia indonésia declarou o final dos ataques após várias horas e garantiu que todos os atacantes tinham sido mortos.

Na quarta-feira, 13 de Janeiro, o líder da Al-Qaeda, Ayman al-Zawahiri, emitiu uma mensagem dirigida aos indonésios e, sobretudo, aos muçulmanos do sudeste asiático, apelando-lhes que atacassem interesses dos Estados Unidos e dos seus aliados na Indonésia.

Segundo a agência Associated Press, que cita a polícia indonésia, os ataques na capital indonésia terão sido uma imitação dos atentados de Paris, em Novembro do ano passado e que mataram 130 pessoas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+