Tempo
|
A+ / A-

Morreu o vigário-geral da Diocese do Algarve, cónego Firmino Ferro

14 jan, 2016 - 14:21

Tinha 72 anos. Ao longo da vida, exerceu as funções de pároco em várias localidades algarvias.

A+ / A-

Morreu esta quinta-feira de madrugada o vigário geral da Diocese do Algarve, o cónego Firmino Ferro. A informação é avançada pela Diocese do Algarve. De acordo com a nota de imprensa, o sacerdote, de 72 anos, faleceu no Paço Episcopal de Faro, onde residia.

Natural de Lisboa, onde nasceu a 7 de Novembro de 1943, embora oriundo de Tavira, o cónego Firmino Dinis Ferro foi ordenado sacerdote no dia 27 de Julho de 1969. Após a ordenação foi pároco coadjutor de Silves, até 1973, altura em que passou a pároco de Ferragudo. Um ano depois, foi nomeado pároco de Monchique e Alferce, paróquias onde esteve 15 anos, de 1974 a 1989.

Em 1989, o bispo do Algarve da altura, D. Manuel Madureira Dias, nomeou-o pároco de Silves, cargo que assumiu durante 16 anos, até ser nomeado vigário geral da Diocese do Algarve em Março de 2005 pelo actual bispo da diocese, D. Manuel Quintas.

Nomeado pelo bispo diocesano, o sacerdote substituiu em Setembro de 2011 o padre Júlio Tropa Mendes como pároco de Estoi e em Fevereiro de 2012 como pároco de Santa Bárbara de Nexe.

A 19 de Junho de 2013 foi nomeado cónego do Cabido da Sé de Faro, do qual era arcediago e tesoureiro, tendo tomado posse no dia 19 de Julho daquele ano.

Em 2014, o cónego Firmino Ferro assumiu o cargo de administrador paroquial da paróquia de Quelfes, função que desempenhou até Agosto do ano passado.

Para além destes cargos, o cónego Firmino Ferro foi também membro do Conselho Presbiteral e do Colégio de Consultores, entre outros serviços.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+