Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Shimon Peres estável depois de ataque cardíaco aos 92 anos

14 jan, 2016 - 08:47

Shimon Peres foi primeiro-ministro e Presidente de Israel e recebeu o Prémio Nobel da Paz em 1994, em conjunto com Yitzhak Rabin e Yasser Arafat.

A+ / A-

O político israelita Shimon Peres foi internado esta quinta-feira na sequência de um ataque cardíaco, mas o seu estado clínico já estabilizou.

Com 92 anos, Shimon Peres deu entrada no hospital com fortes dores no peito e acabou por ser submetido a uma pequena cirurgia a uma artéria. O antigo Presidente israelita “sente-se bem e está totalmente consciente”, anuncia o porta-voz do hospital situado perto de Telavive.

“Só se queixa de não poder fazer a sua vida normal”, acrescenta o seu médico e genro, Rafi Valden.

Shimon Peres nasceu na Polónia, mas é em Israel que se distinguiu pela sua contribuição para o processo de paz com os palestinianos. A sua acção e, nomeadamente, a sua intervenção nas negociações de paz que conduziram ao Acordo de Oslo, em 1993, valeu-lhe a atribuição do Prémio Nobel da Paz em 1994, em conjunto com o primeiro-ministro israelita na altura, Yitzhak Rabin, e o Presidente da Autoridade Palestiniana, Yasser Arafat.

Entre os períodos de 1984/1986 e 1995/1996, Shimon Peres foi primeiro-ministro de Israel. Em Junho de 2007, foi eleito Presidente, cargo que ocupou até 2014.

Em 1993, publicou o livro "O Novo Oriente Médio", no qual revela a sua visão sobre o futuro do Médio Oriente.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+