Tempo
|
A+ / A-

Turquia detém 65 pessoas por suspeita de ligações ao Estado Islâmico

13 jan, 2016 - 09:02

As detenções decorrem do atentado de terça-feira, na turística praça Sultanahmet (Istambul), que matou 10 pessoas, na sua maioria de nacionalidade alemã.

A+ / A-

Um total de 65 pessoas, incluindo três russos e 15 sírios, foi detido esta quarta-feira pelas autoridades turcas. Foram todos acusados de estarem relacionadas com o grupo extremista Estado Islâmico.

Os cidadãos russos foram detidos em Antalya, na costa mediterrânica, enquanto a detenção dos sírios ocorreu na capital turca, Ancara.

Nos locais onde decorreram as detenções, foram também apreendidos documentos e CDs. A polícia suspeita que os detidos em Ancara estariam a recolher informação sobre os edifícios públicos na capital.

Mas a operação de maior envergadura ocorreu em Sanliurfa, perto da fronteira com a Síria, onde foram detidos 21 suspeitos.

Em Kilis, na fronteira síria, foram detidos outros quatro estrangeiros, que se acredita terem chegado da Síria e que são acusados de pertencer ao Estado Islâmico. Dois deles são menores de idade e foram entregues aos pais. Os dois adultos foram acusados de pertencerem a um grupo terrorista.

Os restantes 21 suspeitos foram detidos em cidades da província de Mersin, na vizinha Adana e em Diyarbakir, a principal cidade das regiões de maioria curda.

Todas estas detenções estão relacionadas com o ataque levado a cabo na terça-feira na histórica praça Sultanahmet, em Istambul, que mataram 10 pessoas (nove alemães e um peruano, todos turistas).

O Governo turco afirmou que oatentado suicida foi realizado por um membro do Estado Islâmico. “"Descobrimos que o autor é um estrangeiro membro do Daesh (acrónimo árabe de Estado Islâmico)", disse Ahmet Davutoglu numa breve declaração televisiva, na terça-feira.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+