Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Passos Coelho: “Governo não está a preservar confiança dos investidores externos”

12 jan, 2016 - 23:45

Reverter e destruir “é muito pouco” para definir um programa de futuro do novo Governo, afirma o ex-primeiro-ministro em entrevista à Renascença.

A+ / A-
Passos Coelho: “Governo não está a preservar confiança dos investidores externos”
Passos Coelho: “Governo não está a preservar confiança dos investidores externos”

Veja também:


O Governo de António Costa “não está a preservar confiança dos investidores externos”, alerta o líder do PSD, Pedro Passos Coelho, em entrevista ao programa “Terça à Noite” da Renascença.

Como olha para estes primeiros dias de Governo?

Com bastante apreensão, não pelo facto de se estar a reverter ou a destruir o que foi feito pelo Governo que chefiei, mas porque me parece, em primeiro lugar, que reverter e destruir é muito pouco para definir um programa de futuro do novo Governo. Se a missão deste Governo é desfazer o que o anterior fez, é uma missão que se esgotará dentro de pouco tempo e que estrutura pouco o futuro. Em segundo lugar, porque muitas das coisas que fizemos dizem respeito a reformas importantes que não deviam mesmo ser revertidas.

Está a falar de?

De muitas coisas. Queria distinguir a chamada austeridade daquilo que são as medidas extraordinárias. É possível repor os salários mais depressa? Que se reponham, porque eu também não os tirei por prazer. É possível nos casos das reformas andar mais depressa, retirar a sobretaxa mais depressa?

Sobretaxa cuja devolução não vai ser possível acontecer tão depressa quanto nos disse na campanha eleitoral...

Façam o favor. Acho arriscado. Disse-o enquanto primeiro-ministro, disse-o na campanha eleitoral, de uma forma totalmente anti-demagógica, e continuo a dizê-lo hoje. Prefiro ser prudente e poupar as pessoas a mais desespero no futuro do que fazer uma política demasiado arriscada apenas com a pressa de mostrar que podemos dar. Nesse capítulo, de um modo geral, os partidos que sustentam este Governo e o próprio Governo querem acelerar este processo apenas para poderem enfatizar que o Governo anterior não tinha tido a necessidade de tomar estas medidas – as coisas funcionarão bem se estas medidas forem removidas, portanto só pode ter sido uma escolha ideológica tê-las colocado em prática. Ora, não é assim: o que este Governo está a remover fá-lo porque deixámos resultados que lhe permitem fazer isso.

Então o senhor também podia fazer mais depressa?

Mas não queria fazer mais depressa para não correr riscos para a população portuguesa.

Há agora riscos?

É uma estratégia arriscada. Temos ainda na conjuntura externa elementos de incerteza muito grandes, os países emergentes não estão a crescer ao ritmo que se estimava há um ano, a China, em particular, tem vindo, a suscitar dúvidas e incertezas para um futuro muito próximo. Ainda hoje, o Royal Bank of Scotland veio chamar a atenção para a possibilidade de um cataclismo financeiro em 2016. Há pessoas que seguem com atenção estas matérias financeiras em todo o mundo e acham que ainda há uma incerteza muito grande e que deveria conduzir países mais vulneráveis a estratégias mais prudentes. A nossa é tão imprudente quanto já houve notícia de que vamos diminuir o ritmo de amortizações antecipadas que tínhamos calendarizado relativamente ao FMI. São empréstimos que têm uma taxa de juro mais elevada do que aquela que Portugal nesta altura enfrenta no mercado. Prescindimos de poder vir a pagar juros mais baixos amortizando essa dívida porquê? Porque o défice vai ser maior do que aquele que estava estimado, a dívida pública será maior do que aquela com que nos tínhamos comprometido.

Porquê?

Por decisão política. Tínhamos programado que em 2016 o défice deveria recuar para 1,8% do PIB. Mas o actual Governo insiste que essa meta seja maior, 2,8%. Vamos concluir 2015 cumprindo a meta de não exceder os 3% e em 2016 o Governo propõe praticamente não fazer nada. Isso significa financiar mais défice do que aquele que estava inicialmente previsto. Se isso acontecer, o Governo vai ter que ir às reservas...

... aos tais cofres cheios.

Exactamente. E usar essas reservas não para poder ficar a pagar juros mais baixos no futuro, mas para poder financiar o seu défice maior. Parece-me uma estratégia arriscada. Se houver alguma coisa que não corra bem, ficamos outra vez "ai ai ai ai, quem é que nos pode ajudar?". Desistir da prudência apenas para agradar e tentar fazer um ponto político de que os malandros que estiveram no governo antes quiseram fazer mal às pessoas...

Há o risco de termos um novo resgate?

Isso representaria o pior que nos poderia acontecer.

No sector da banca, o Governo PSD/CDS não conseguiu resolver a situação do Banif.

Não conseguimos obter da Direcção-geral da Concorrência autorização para separar os activos [do Banif], vender o que era bom e tentar digerir o que era menos bom. É muito importante para futuro preservar a estabilidade do sistema financeiro para crescer. E já agora preservar também a confiança dos investidores externos em Portugal. Este Governo não o está a fazer.

Está a falar da reversão dos transportes?

Disso, da ameaça velada que foi feita sobre uma eventual nacionalização da TAP. E a solução que foi adoptada relativamente à capitalização do Novo Banco será paga a preço de ouro pelo sistema financeiro. A solução em si não me parece má, mas não ter dado a possibilidade de converter a dívida em capital significa que todos os fundos que compram obrigações e dívida pública ficam com os dedos escaldados. E assim não tomarão novas obrigações que são emitidas por bancos portugueses. Deixam os nossos bancos, sendo necessário recorrerem a financiamento, na iminência de terem de ir mais ao BCE ou de recorrerem uma intervenção do Estado.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Ao Carmon
    14 jan, 2016 Orabem! 10:17
    Oh Carmon porque não investes tu???!!! Em vez de esperares que os outros o façam???!!! Queres o quê??? Cortar nos que ganham 500 euros? por as pessoas a trabalhar mais e por menos?! Oh homem vai ver se as batatas estão a modos de serem apanhadas! És igual ao coelho!
  • Pedro Ribas
    13 jan, 2016 Ponte-de-Sor 22:08
    Desde que dê garantias aos portugueses estamos na boa!
  • Eborense
    13 jan, 2016 Évora 22:08
    Nem dos externos, nem dos internos. Um governo telecomandado pelo PCP e pelo BE dá confiança a alguém?
  • Ao João Fazendeiro
    13 jan, 2016 Lx 21:15
    João, não ofenda os animais....
  • abdemelo
    13 jan, 2016 Quarteira 19:35
    Passos Coelho prestaria um bom serviço à Nação se em vez de andar a mandar papaias na Rádio e nas TV's se cingisse à sua actuação como deputado na AR onde pode e deve, cara a cara com o Governo e com os outros grupos parlamentares, defender estas afirmações. Onde esteve a confiança dos investidores no tempo do seu governo que fez com que encerrassem e se deslocassem centenas de empresas provocando um colapso no emprego? Fala na educação e ainda bem que não falou muito e apenas disse pouco porque poderíamos perguntar porque razão tendo sido o desempenho do seu governo tão bom 700000 portugueses lhe deram o cartão vermelho?. Será que a vergonha é tão pouca que não se enxerga?
  • carmom
    13 jan, 2016 FAMALICÃO 17:59
    Passos Coelho não devia dar entrevistas tão cedo.Faria melhor esperar até verificar bem o que este governo fará.A grande maioria dos líricos portugueses continuam a pensar que Portugal tem condições para viver sem investimento estrangeiro ,porque a Venezuela e a Coreia do Norte também vivem.
  • João Lopes
    13 jan, 2016 Viseu 17:30
    Excelente entrevista!
  • joão fazendeiro
    13 jan, 2016 Almas de Freire 15:57
    “Governo não está a preservar confiança dos investidores externos”. Quando é que este "animal" começa a entender que cá dentro existem pessoas e estas são mais importantes que a confiança dos investidores externos, saqueadores do erário público?
  • Oh RR, assim não
    13 jan, 2016 Lx 15:53
    Protagonismo a este aldrabão que não se toca??? Nem li o artigo, nem vou lê-lo! Lixo!
  • A vida, Costa
    13 jan, 2016 Bolikeime 13:09
    O desgoverno "xuxa" está pelo menos a tentar tirar-nos da bancarrota que o teu desgoverno ladrão nos deixou!

Destaques V+