Tempo
|
A+ / A-

Passos compara Marcelo a Cavaco e explica ausência da campanha

12 jan, 2016 - 23:02

Em entrevista à Renascença, Pedro Passos Coelho nega ter chamado cata-vento político ao candidato presidencial Marcelo Rebelo de Sousa e encontra pontos de contacto entre o professor e Cavaco Silva.

A+ / A-
Passos fora da campanha para não tornar presidenciais na “segunda volta” das legislativas
Passos fora da campanha para não tornar presidenciais na “segunda volta” das legislativas

Veja também:


O líder do PSD nega que o seu apoio seja tóxico para Marcelo Rebelo de Sousa. Em entrevista ao programa “Terça à Noite” da Renascença, Pedro Passos Coelho diz que vai estar ausente da campanha para evitar que as presidenciais se transformem numa espécie de segunda volta das legislativas.

O PSD recomenda o voto no candidato presidencial Marcelo Rebelo de Sousa, mas já o apelidou de cata-vento político.

Não é verdade que tenha, rigorosamente, chamado cata-vento ao doutor Rebelo de Sousa.

A quem é que se referia com essa expressão?

Não me referia a ninguém em particular. A moção de estratégia que apresentei ao congresso assumia um perfil de candidato a Presidente da República que estivesse muito próximo daquilo que tem sido o exercício do mandato presidencial do professor Cavaco Silva. Continuo a defender que o Presidente da República deve ser, no essencial, um árbitro do jogo político e não um jogador ao nível dos partidos políticos. Não é o Presidente da República que governa, é o Governo que governa.

O Presidente da República deve, no entanto, utilizar a sua magistratura de influência de modo a conseguir que as pontes que são necessárias entre os partidos, a relação dos partidos com a sociedade, possa funcionar de uma forma mais harmoniosa.

Isso exige um mandato apartidário e exige alguém que não venha trazer para Belém a 'espuma dos dias' e que não funcione como um cata-vento das ideias do dia-a-dia, às vezes, ideias contraditórias que existem na sociedade portuguesa, mas que saiba, de acordo com aquilo que é a sua experiência política - a interpretação dos poderes do Presidente da República -, usar essa magistratura para dar corpo à ideia do que deve ser uma reforma do país, das suas estruturas económicas, sociais, que tenha uma base de entendimento consensual o mais larga possível.

Mas o fato de Cavaco Silva não serve lá muito bem a Marcelo Rebelo de Sousa.

Não vejo porquê. Eu acho que são personalidades muito diferentes, que é uma coisa diferente de dizer que têm uma concepção muito diferente da natureza dos poderes do Presidente da República e do mandato presidencial.

Influenciam a forma de exercício do cargo.

Com certeza e eu não espero que o professor Rebelo de Sousa tenha exactamente a mesma maneira de estar do professor Cavaco Silva. Seria, de resto, muito suspeito que isso acontecesse. Agora, eu creio - pelo menos foram essas as razões que nos levaram a recomendar o voto no doutor Rebelo de Sousa - que ele tem da função presidencial uma noção institucional que não difere, na sua natureza, daquela que tem sido a interpretação do professor Cavaco Silva. Julgo que a maneira como ele vem exprimindo ao longo destes anos o entendimento sobre a função presidencial não se afasta muito daquilo que é a noção que o PSD há muitos anos faz desta função.

O senhor não desmentiu na altura a ideia do cata-vento.

Também não se pode pôr a questão nesses termos. O problema está em que foi o próprio professor Rebelo de Sousa que, na altura, achou que aquilo lhe era dirigido, mas foi dito por muita gente e eu também o referi na altura, que aquilo não tinha um destinatário, em particular, era a nossa concepção do exercício da função presidencial. E mantém-se. Ela não se alterou.

Houve alguns candidatos da área do PSD que estiveram na perspectiva de avançar. Marcelo Rebelo de Sousa não era o seu preferido?

Não há uma questão de preferência, aqui. Não há, mesmo. Defendo que as eleições presidenciais não devem ser eleições de natureza partidária nem devem ser partidarizadas. Mal seria que os grandes partidos políticos não tomassem parte desse debate, não interviessem, não tomassem a sua posição, não pudessem apoiar um candidato. Mal seria que o PSD, com a história que tem, não pudesse ter de entre as suas fileiras alguém que pudesse ter perfil presidencial e tinha vários, variadíssimos mesmo, felizmente.

Agora, um candidato que aparece pela mão de um partido, como por exemplo o candidato do PCP [Edgar Silva] ou a candidata do Bloco de Esquerda [Marisa Matias], que são assumidamente partidários, no sentido em que foram indicados pelas direcções dos seus partidos, com objectivos de natureza partidária, eu e o PSD não temos esse entendimento das candidaturas presidenciais. Por essa razão é que ainda na altura em que estávamos no Governo, em coligação com o CDS, acordei com o doutor Paulo Portas que os nossos partidos apenas se pronunciariam sobre a matéria presidencial, preferencialmente, depois das eleições legislativas e teriam, tanto quanto possível, uma posição comum sobre a eleição e foi isso que aconteceu. Aquela que na nossa área política mais poderia concitar o nosso apoio é, inquestionavelmente, a candidatura do doutor Rebelo de Sousa. Não há sequer nenhuma outra que tenha grande origem na nossa área política e, nessa medida, ao contrário do que acontece com o PS, que tem cinco candidaturas que disputam o apoio da área socialista, sendo que pelo menos quatro deles são mesmo militantes do PS.


Vai participar nesta campanha ou não?

Essa pergunta está um bocadinho ultrapassada, porque o doutor Rebelo de Sousa já respondeu. Eu combinei com ele que não teria participação física na campanha eleitoral. Nós decidimos recomendar o voto no doutor Rebelo de Sousa, apoiamo-lo para Presidente da República, não tenho dúvida de que a grande maioria das pessoas do PSD, dos militantes, das suas estruturas, estarão envolvidas na campanha no sentido de poderem ajudar em tudo o que for preciso.

Acha que a sua presença na campanha é tóxica para Marcelo Rebelo de Sousa?

Julgo que não. A palavra tem sido usada indevidamente, porque não existe nenhuma limitação quanto à nossa assunção de apoio à candidatura.

Mas pode haver uma limitação por parte de Marcelo Rebelo de Sousa?

Também não me parece que haja, mas nessa parte terá de lhe perguntar a ele, não é a mim. Nós saímos de um período de debate e vivência política muito intensos, cristalizado em torno do resultado das últimas eleições legislativas e de uma certa usurpação desses resultados que foi feita pelo PS para chegar ao Governo. Se aquele que foi ainda até há pouco tempo o primeiro-ministro, que de resto ganhou as eleições legislativas, se envolvesse directamente na disputa presidencial, haveria sempre a tendência para tornar esta eleição presidencial numa espécie de segunda volta das legislativas. E então o que estaríamos a discutir era a solução de Governo e não a solução para Belém.

Eu acho que é do interesse de todos na eleição presidencial que não se confundam os planos. A razão porque recomendamos o voto no doutor Rebelo de Sousa não tem nada que ver com as eleições legislativas, tem que ver com a concepção que fazemos do mandato presidencial, em primeiro lugar, e, em segundo lugar, a defesa que, do nosso ponto de vista, o doutor Rebelo de Sousa, de certa maneira, corporiza quanto à importância estratégica que a nossa participação no projecto europeu e na União Europeia pode representar para Portugal, que é um país profundamente europeísta, cujo futuro e cujo crescimento no futuro depende de uma forma quase radical de não estar na Europa de uma forma desconfiada, que se quer para futuro descomprometida, como têm muitas outras forças políticas que apoiam outras candidaturas.

Não o incomoda ouvir Marcelo Rebelo de Sousa dizer que fará tudo para que esta legislatura chegue ao fim?

Não, nada. Porquê?

Não é essa a sua ideia.

Por que é que diz isso?

Pelas declarações que o ouvi fazer no Parlamento.

Que foram?

Na altura em que o seu Governo caiu disse que não contassem com o PSD quando o seu voto fosse necessário para salvar este Governo. Deduz-se que tem a expectativa de que esta solução governativa não chegue ao fim do seu mandato.

Mas deduz mal, porque o que eu quis dizer e parece-me que qualquer pessoa em Portugal o entende com clareza cristalina é que, se o PSD que ganhou as eleições não pôde contar com o apoio do PS, que é o segundo partido em Portugal, para poder governar, seria uma perversão democrática que o segundo partido viesse a fazer uma espécie de chantagem democrática sobre quem ganhou as eleições, que passaria a ter a função de apoiar quem perdeu. Ora, isto não faz sentido nenhum.

O PS e o doutor António Costa disseram que só derrubariam o Governo saído das eleições se tivesse uma alternativa que ele qualificou como uma maioria estável, coesa e consistente. Ora, se essa maioria existir, não há nenhuma razão para que o PSD, que teve o seu Governo chumbado por essa maioria no Parlamento, se transformasse, de repente, no sustentáculo político desse próprio Governo que emergiu dessa maioria. Isso seria absurdo. Agora, isso não quer dizer que esta maioria não tenha a obrigação de governar. Tem, claramente, a obrigação de governar.

E condições para governar durante quatro anos?

Eu estou muito de acordo com o doutor Rebelo de Sousa nesta matéria e noutras também. Eu acho que é muito importante quando confrontamos o Governo com as suas responsabilidades. Este Governo e os seus responsáveis disseram que só iam tomar posse porque tinham uma alternativa coesa, estável, duradoura e consistente. O país não pode andar a fazer eleições a cada meio ano e a estabilidade política, em princípio, é um bem desejável. Não é um fim em si mesmo, mas é um bem desejável, porque é isso que permite depois que os governos possam, com algum horizonte e com alguma profundidade, mostrar o que valem. Ora, uma vez que temos um novo Governo, que esse Governo se suporta numa maioria no Parlamento, embora não tenha uma coligação formal, esse Governo agora, com essa maioria, tem de mostrar o que valem. E portanto, terão o horizonte da legislatura para se afirmar.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Jorge Vasconcelos
    14 jan, 2016 Braga 23:17
    Pedro pede um Presidente à imagem e semelhança de Cavaco, que não renegue o cartão laranja e que mantenha um poder de magistratura facionária, permitindo-lhe mais rápidamente o regresso ao seu estado de todo-poderoso em S. Bento ... Mais clarividente não podia ser, só não vê mesmo quem se demite de olhar para o retrato da candidatura Marcelista, é que o seu companheiro de sangue à Lapa por lá anda, ainda que sob-disfarce !!!
  • EsteMJBMoreira
    13 jan, 2016 quedignidade? 13:11
    Ele salvou o país da bancarrota??? Cortando salários, subsídios, facilidade dos despedimentos, para beneficiar os patrões, mas os trabalhadores cada vez mais na miséria. Cortou na saúde para morrerem pessoas à mingua. Estão as pessoas na miséria, e é sempre a banca rota como desculpa? Que paguem os corruptos, aqueles que tanto mamaram os dinheiros da europa, tanto empresários como lavradores e companhia, que em vez de investirem, fecharam as portas, compraram porches, piscinas e gipes.... É a banca rota, não? Quando é que este país terá dignidade??? Para o dia de são nunca? Para que é que nos serve esta europa da treta, para uns comerem à farta e outros passarem fome??? Que dignidade têm as pessoas? Que europa é esta que permite os ofshores, que é tão desigual, em espanha o salário minimo é de 800 euros, compra-se muitas vezes a gasolina mais barata, como outros bens, aqui é de 500 euros ou menos, ainda ficam muito revoltados quando se falam em aumentos de 20 ou 25 euros, este patronato, ultrapassado, explorador e fascista. Se não podem pagar salários de 500 euros, isto quer dizer que é um convite para se fechar as portas a qualquer altura...era mais digno se ficassem quietos, ou se têm razões de queixa porque é que não culpem esta europa e os governos que têm sido autênticos fantoches? Mas não, a miséria esta é que tem que prevalecer. Um homem digno de ser primeiro ministro. em primeiro lugar olhe à sua volta e veja que há pessoas que nem comida tem para dar aos filhos...
  • Enkavakado
    13 jan, 2016 Algodres 13:07
    Concordo com este Kuelho rico e ultra néo liberal, quando compara o prof Martelo ao Kavako! A diferença é que ele compara-os pelas melhores razões eu é ao contrário, não posso com eles!
  • Sergio
    13 jan, 2016 linda a velha 12:36
    sr. mgbmoreira voçê fala assim porque devia de ser um dos que comeram há conta de quem trabalha mas para si e mais alguns o tacho acabou.
  • MJBMOREIRA
    13 jan, 2016 LISBOA 11:38
    É LAMENTAVEL ESTES COMENTARIOS DESTES SR.SA! COMO É POSSIVEL HAVER PESSOAS ASSIM.DR PEDRO PASSOS COELHO SALVOU O PAIS DA BANCARROTA, VAI TIRAR-NOS DO DEFICE EXCESSIVO, NAO FOI O DR ANTONIO COSTA, FOI O DR PEDRO PASSOS COELHO. ESTA A REVERTER TUDO VAMOS VER ATE QUANDO, DOU-LHE UM ANO DE VIDA DEPOIS VOU VER AONDE E QUE ESTE VAI BUSCAR O DINHEIRO!AGUARDO PARA VER. E MEUS SRS TENHAM VERGONHAM DIGAM A VERDADE E NAO A MENTIRA. SE O DR ANTONIO COSTA FIZER ALGO DEVEM ALGUEM QUE LUTOU PARA TIARAR O PARTIDO DA BANCARROTA E ESSE ALGUEM FOI DR PEDRO PASSOS COELHO, HOMEM DIGNO DE SER O FUTURO PRIMEIRO MINISTRO.
  • Ainda mexe?
    13 jan, 2016 Lisboa 10:24
    Ainda mexe? LOL Este homem perdeu toda a credibilidade e está a destruir o PSD, porque o Povo Português não acredita nele perante o que fez no seu governo (PàF = Portugal à Fome)! É uma vergonha! Enganou quem votou nele!
  • oraaíestá!
    13 jan, 2016 poisé! 10:21
    Oh indignado já somos dois! Quem defende este sujeito não tem o minimo de respeito por aqueles que passaram fome, principalmente as muitas crianças, e viram as suas vidas viradas do avesso, sem dinheiro para fazer face às suas necessidades. Até os subsídios foram cortados, com estes salários de me---e que já estão congelados há 5 anos, com este nível de vida que não para de aumentar, com esta moeda que não vale nada. Esta moeda unica foi a pior porcaria que aconteceu. Safe-se quem puder deste país e que tenha a sorte de encontrar melhor dignidade, pois aqui é isto e não passa disto, ele enterrou este país até mais não poder ser para salvar bancos e agradar a troika, nem uma critica, um fantoche, mas agora há esta escumalha que diz que este vai gastar tudo, queriam ainda mais do mesmo ou pior. Deveriam se envergonhar pelo país que têm ou então passar fome e não terem dinheiro para nada, este sujeito desde que entrou para o poleiro nunca fez mais nada a não ser governar contra o povo. Foi sempre a atacar os trabalhadores, facilitou os despedimentos, para depois se contratarem pessoas a meio salário e temporário...Até nas Câmaras e juntas de freguesia foram despejados às carradas, porque era esse o objetivo, acabar com o pessoal do quadro. Porque defendem os salários indignos e o trabalho temporário. Por isso a miséria tinha que se instalar....Cambada de fascistas! Aposto que estes que tanto bufam nem sentiram nada na pele....
  • Eduardo Paiva
    13 jan, 2016 Vila Real 10:05
    Este senhor devia ter vergonha,pois não tem moral para falar na reviravolta parlamentar pois a sua história pessoal está cheia de episódios
  • Mafurra
    13 jan, 2016 Lisboa 09:42
    Faço votos para que o sr. Coelho nunca mais apareça na vida política !
  • Fernando Marcelino
    13 jan, 2016 Foros de Amor 09:38
    Mentiroso compulsivo, o problema do Dr. Passos Coelho foi meter-se com o Paulinho das feiras. Ele( Dr,PC) tem memória curta, ou não tem! antes de fazer alianças com esse tal Paulo , deveria ter verificado bem o seu passado....Mais o CDS ( o tal do Taxi) se fosse a votos sozinho deveria ter 3 ou 4 deputados, gracas ás alianças referidas ficou com dezoitoooooooooooo imaginem!!.....esses deputados seriam do PSD, certo SR.Dr. Passos Coelho??vejam o que aconteceu nas eleições Europeias!!!quantos deputados tinha antes o CDS e quantos tem agora! reflita nisto Sr.Dr PC. Na altura da campanha do CDS das eleições europeias dia um tal Melo, passo a citar "Voçes do PS vão ficar sentadinhos no lugar que merecem que é a oposição" por pouco que nem ele era eleito!!!Portanto Sr Dr PC abra a pestana, ñ tenha receio de ir sozinho a Eleições Bom dia par todos

Destaques V+