Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Toni reinicia trabalho no Cluj. “Mercado em Portugal está difícil”

12 jan, 2016 - 10:47 • Pedro Azevedo

António Conceição, também conhecido por Toni, recomeça a época no comando técnico do Cluj da Roménia, ainda em pausa de Inverno do campeonato daquele país.

A+ / A-

António Conceição assinou pelo Cluj no início de Dezembro. Um regresso ao clube onde foi campeão em 2010. O treinador preferia continuar em Portugal, mas optou por emigrar devido às dificuldades do mercado de trabalho no nosso país. “O mercado está difícil para os treinadores. Esperei que aparecesse um projecto com estabilidade em Portugal. mas como não foi possível, abracei esta oportunidade no Cluj, um clube onde tive sucesso e o meu trabalho é reconhecido”, sublinha.

António Conceição assinou até Junho de 2016 com mais uma época de opção. No final da temporada, o treinador avalia a possibilidade de permanecer na Roménia. "O Cluj passa por algumas dificuldades económicas. Está diferente do que foi há uns anos atrás, mas tem condições de trabalho excelentes e os salários em dia”, explica.

O Cluj está em 10º lugar no campeonato, mas ainda acredita no apuramento para o "play-off" do título. “O campeonato romeno tem um novo figurino e o Cluj perdeu seis pontos na secretaria. Se recuperar esses pontos há a possibilidade de nos apurarmos para o 'play-off'. Com esta paragem de Inverno poderemos restabelecer a equipa no ponto de vista psicológico e aprimorar aspectos técnicos e tácticos”, acrescenta António Conceição.

Cluj de matriz portuguesa

O campeonato romeno recomeça a 13 de Fevereiro. O Cluj pode fazer alterações no plantel, sendo de admitir a contratação de jogadores portugueses. “Gostaria de reforçar a equipa. Teremos que fazer um reajustamento com saídas. Se acontecerem é possível que entrem dois ou três jogadores. Admito portugueses mas o importante é contratar com qualidade”, argumenta.

O Cluj tem seis jogadores portugueses no plantel (Dani Coelho, Tiago Lopes, Mario Camora, Filipe Nascimento, Vítor Bruno, Guima). No passado já teve mais, bem como o campeonato romeno. O número de portugueses no campeonato da Roménia tem vindo a diminuir sobretudo por razões económicas. “Os salários baixaram substancialmente e há clubes com dificuldades em cumprir os seus compromissos. Perante este quadro é natural que os jogadores se resguardem, optando por não emigrar. Mas os salários em Portugal também baixaram drasticamente, principalmente na Segunda Liga e há clubes com salários em atraso”, adverte.

Antigo jogador do Braga, Vizela, Riopele e FC Porto, António Conceição iniciou a carreira de treinador no futebol sénior em 1994, como adjunto de Manuel Cajuda no Sporting de Braga. O treinador, de 54 anos, orientou como principal, Braga B, Naval, Estrela da Amadora, Vitória de Setúbal, Trofense, Belenenses, Moreirense, Olhanense. Na Roménia orientou Cluj, Brasov e Astra Ploiesti. Tem contrato com o Cluj até Junho de 2016, com mais uma época de opção.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+