Tempo
|
A+ / A-

Explosão no centro histórico de Istambul. Autoridades suspeitam de terrorismo

12 jan, 2016 - 09:06

Primeiro balanço das vítimas aponta para 10 mortos e 15 feridos. O local, muito visitado por turistas, foi isolado.

A+ / A-
Explosão no centro histórico de Istambul. Autoridades suspeitam de terrorismo
Explosão no centro histórico de Istambul. Autoridades suspeitam de terrorismo

Uma explosão abalou esta terça-feira a praça Sultanahmet, em Istambul (Turquia). Dez pessoas morreram e 15 ficaram feridas, de acordo com o primeiro balanço oficial, divulgado pelo governador da cidade.

De acordo com a imprensa turca, entre os feridos estão turistas alemães e noruegueses.

Polícia e ambulâncias dirigiram-se logo para a praça, que está agora isolada. “Estamos a tomar medidas para conter uma eventual segunda explosão”, adianta uma fonte policial citada pela agência Reuters.

As autoridades suspeitam de uma acção terrorista, mas, segundo o governador de Istambul, está ainda a ser apurado o tipo de explosivo utilizado e os possíveis responsáveis pelo ataque.

O primeiro-ministro turco, Ahmet Davutoğlu, já marcou uma reunião de urgência com os principais responsáveis pela segurança no país, avança o jornal “Le Figaro”.

A praça Sultanahmet é um dos pontos turísticos mais visitados em Istambul e situa-se junto à Mesquita Azul e à Basílica de Santa Sofia, também conhecida como Hagia Sophia.

“Foi uma explosão muito forte. Trememos todos e corremos. Vimos algumas partes de corpos na rua”, afirma uma trabalhadora no local à ag~encia Reuters.

Militantes curdos e elementos radicais islâmicos foram autores de vários ataques no passado na Turquia, que se tornou também um alvo preferencial do Estado islâmico, no ano passado. O último atentado matou mais de 100 pessoas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+