Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Reabilitar para arrendar. Proprietários dizem que medida só peca por tardia

12 jan, 2016 - 08:54

Governo pretende dar benefícios fiscais a quem recuperar casas para arrendar por valores acessíveis à classe média.

A+ / A-

O presidente da Associação Nacional de Proprietários, António Frias Marques, acolhe com satisfação a medida que o Governo pretende implementar de conceder benefícios fiscais a quem reabilite casas para arrendar a preços acessíveis.

“Só peca por vir tarde. Há uma série de anos havia um programa que era o ‘Recria’ e que foi suspenso e os efeitos fazem-se notar, com o nosso parque imobiliário a estar muito degradado. Podem, por isso, contar com a nossa colaboração”, afirma à Renascença.

“Propiciar às pessoas, e principalmente aos casais jovens, uma habitação a preço acessível” é um objectivo que conta com o apoio dos proprietários. “Nas cidades de Lisboa e Porto, que se consiga pôr no mercado casas relativamente pequenas – não é preciso palácios – mas que dêem par as pessoas viverem confortavelmente e com rendas que as pessoas possam pagar, de acordo com os ordenados que se praticam hoje em dia”, conclui.

Segundo a edição do “Diário Económico” desta terça-feira, o Governo assume a reabilitação urbana e a dinamização do mercado de arrendamento como prioridade e quer dar benefícios fiscais a quem recuperar casas para arrendar por valores acessíveis à classe média.

Durante o dia, as associações de proprietários, inquilinos, profissionais de imobiliário e a Confederação de Comércio e Serviços vão reunir-se para decidir uma posição comum no que se refere à reabilitação urbana e ao arrendamento.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • JoseGomesL
    12 jan, 2016 Lisboa 15:07
    Mais um buraco nas nossas reformas. A troika depois empresta mais. E depois, dizemos que a divida é muito alta e por isso não pagamos.
  • Tiago
    12 jan, 2016 Loures 11:56
    Atualmente, não compensa um proprietário arrendar o apartamento, perde-se muito dinheiro tem que se pagar imis e IRS, fora as despesas de condomínio e de outras obras de valor mais avultado em que é sempre necessário uma quota extra. Não existe qualquer apoio para quem alugue um apartamento, por isso, tentem mas é vender!
  • Maria Manuela Campos
    12 jan, 2016 Grândola 10:05
    Tenho de facto uma casa que gostaria muito de recuperar, já fui inclusive à CMG, ver se existia alguma ajuda para colocar o telhado e posteriormente tentaria ir aos poucos recuperando, não há qualquer ajuda. Agora pergunto:- Qual é de facto a motivação para recuperar se não temos qualquer ajuda? e depois de recuperado e arrendado o estado cobra-nos 28%. Então porque é que o governo não recupera os seus´(nossos) próprios edifícios e não os arrenda ou cede a famílias com mais dificuldades? Lindo!... o governo ser samaritano com o esforço daqueles que trabalham e tentam poupar para ter alguma coisa na vida.
  • JULIO
    12 jan, 2016 vila verde 09:53
    Quém vai pedir dinheiro para dar a casa ao inclino caso ele não pague a renda ? Isto é tudo treta de politicos à PORTUGUESA
  • Fernando Cerqueira
    12 jan, 2016 Ponte de Lima 09:09
    Isto não passa de mais um negocio. Se ficar pela fiscalidade, ainda aceito de forma pacifica. Mas não acredito. Basta fazer uma passagem pela politica do Senhor Socrates, com as escolas. Um farrabadó completo. Aquilo parecia agua benta "todos metiam a mão. Não conheço os amigos do senhor Costa, como não conhecia os do senhor Socrates. Vou esperar para ver. Vamos acreditar que vai ser menos mau

Destaques V+