Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Papa: Má resposta à vaga migratória "está a minar as bases humanistas da Europa"

11 jan, 2016 - 13:05 • Aura Miguel

Francisco dirige-se aos diplomatas para apelar a um esforço concertado para garantir o apoio aos migrantes. "Antes que seja tarde demais".

A+ / A-
Papa pede à Europa para continuar a acolher refugiados
Papa pede à Europa para continuar a acolher refugiados

Veja também:


O Papa Francisco dirigiu-se esta segunda-feira ao corpo diplomático acreditado junto do Vaticano com um longo discurso em que aludiu à crise dos refugiados, alertando que a Europa não se pode “dar ao luxo” de perder as suas bases humanistas, mesmo que o fluxo migratório seja “um fardo difícil de levar”.

“Nas nossas mentes e nos nossos corações, permanecerão indelevelmente gravadas as imagens das crianças mortas no mar, vítimas dos homens sem escrúpulos e da inclemência da natureza”, referiu.

O Papa diz que não se pode ignorar “a voz dos milhares que choram enquanto fogem de guerras horríveis, de perseguições e violações dos direitos humanos, da instabilidade política ou social, que frequentemente lhes tornam impossível a vida na própria pátria”.

“É o grito de quantos se vêem constrangidos a fugir para evitar barbáries indescritíveis contra pessoas indefesas como crianças e deficientes ou evitar o martírio por simples filiação religiosa”, apontou.

Perante os diplomatas acreditados no Vaticano, Francisco apelou ao grande património cultural que define a Europa para garantir o acolhimento e a assistência aos migrantes, renovando o apelo a “deter o tráfico de pessoas, que mercantiliza os seres humanos, especialmente os mais fracos e indefesos”.

Francisco lamentou a forma como o drama dos migrantes tem sido acolhido internacionalmente. “É triste constatar que muitas vezes estes migrantes não se enquadram nos sistemas de protecção baseados nos acordos internacionais”, sublinhou.

“É grave habituar-se a estas situações de pobreza e necessidade, aos dramas de tantas pessoas, fazendo com que se tornem ‘normalidade’”, prosseguiu. “As pessoas já não são vistas como um valor primário a respeitar e tutelar, especialmente se são pobres ou deficientes, se ‘ainda não servem’ (como os nascituros) ou ‘já não servem’ (como os idosos)”, sublinhou o Papa.

“Antes que seja tarde demais, muito se pode fazer para impedir as tragédias e construir a paz. Mas isto significaria pôr em discussão hábitos e práticas consolidadas, a começar pelas problemáticas relacionadas com o comércio dos armamentos, até ao problema da conservação de matérias-primas e energia, aos investimentos, às políticas de financiamento e apoio ao desenvolvimento, até à grave chaga da corrupção”, defendeu ainda Francisco.

O Papa deixou também votos para que em 2016 haja uma acção política conjunta contra o fundamentalismo terrorista na Síria, na Líbia, no Iraque e no Iémen e voltou a expressar o seu desejo de paz para a Terra Santa.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • anonimo
    11 jan, 2016 europa 16:39
    entao mas este papa nao é a favor da imigraçao ? entao é tambem cumplice por tudo o que esta a contecer de mau na europa !

Destaques V+