Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Caso Noos senta membros da realeza espanhola no banco dos réus

11 jan, 2016 - 12:49

A irmã do rei de Espanha e o marido enfrentam penas de oito e 19 anos de prisão, respectivamente, por envolvimento num caso de corrupção que implica antigos homens fortes do PP.

A+ / A-

A Infanta Cristina de Espanha e o marido Inaki Urdangarin começaram, esta segunda-feira, ser julgados por desvio de fundos públicos no caso Noós. Esta é a primeira vez desde a instauração da monarquia constitucional no país que um membro da família real se senta no banco dos réus.

Ambos enfrentam penas máximas de oito e 19 anos de prisão, respectivamente, por envolvimento num caso de corrupção que implica antigos homens fortes do PP.

Este processo investiga um esquema supostamente elaborado pelo marido da Infanta e pelo seu sócio para desviar fundos públicos.

O Instituto Noos, de Inaki Urdangarin e Diego Torres, terá obtido mais de seis milhões de euros por trabalhos a organizações públicas. Mas alguns nunca chegaram a ser realizados ou ficaram incompletos. Do valor total, cerca de 2,6 milhões de euros terão sido desviados.

A Infanta é acusada por fraude fiscal, mas a própria Procuradoria trabalha para que Cristina saia do processo. O Departamento contra a Corrupção e a Criminalidade Organizada considera-a um mero “elemento decorativo” no instituto. Contudo, o grupo de extrema-direita “Mãos Limpas” faz outra interpretação. Ressalva que a Infanta Cristina é proprietária de metade da empresa Aizzon, uma sociedade que terá sido usada para desviar os fundos do instituto.

O julgamento decorre em Palma de Maiorca sob fortes medidas de segurança e está a ser acompanhado por centenas de jornalistas.

Aquando da sua investidura, Felipe VI prometeu uma “monarquia íntegra, honesta e transparente” e impôs normas de boa conduta aos membros da Casa Real. Em 2015, o monarca retirou o título de Duquesa de Palma à irmã.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+