Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Novo Banco "salva" Bruno. Sporting mantém controlo da SAD

08 jan, 2016 - 20:27

Accionistas aprovam, por unanimidade, o alargamento do prazo de pagamento das VMOC por mais 10 anos. Bancos ainda podem mudar de ideias e alterar decisão tomada hoje, mas Bruno de Carvalho está confiante.

A+ / A-

Os accionistas da SAD do Sporting aprovaram, esta sexta-feira, o alargamento do prazo de pagamento de VMOC's (Valores Mobiliários Obrigatoriamente Convertíveis) por mais 10 anos. A decisão não é ainda vinculativa, mas garante praticamente a manutenção do controlo do capital social da SAD nas mãos do próprio Sporting.

Em assembleia-geral de accionistas realizada ao final da tarde, em Alvalade, a proposta de Bruno de Carvalho, líder da sociedade, foi aprovada por unanimidade, com o aval de todos os detentores de VMOC's. Numa segunda reunião, esta já com os bancos à mesa, o projecto da administração da SAD voltou a passar, desta feita com os votos a favor do Novo Banco, ao contrário do que era perspectivado e, ainda, do Millennium BCP.

O Novo Banco, que hoje era dado como um dos opositores ao projecto de alargamento do prazo de pagamento da dívida, acabou por aceder às pretensões de Bruno de Carvalho.

Importa referir, ainda assim, que os bancos têm uma semana para optarem, ou não, pela reconversão das VMOC's em acções da SAD. Todavia, Bruno de Carvalho acredita que os accionistas vão cumprir o que foi decidido hoje.

"A assembleia-geral foi rápida, não foi um dia fácil. Está aprovado por unanimidade, por todos os bancos e pequenos 'vmoquistas'. Existe ainda a possibilidade de até ao final da próxima sexta poderem dizer que querem converter na mesma. Mas estamos satisfeitos porque a proposta passou por unanimidade. Acredito que os bancos vão cumprir o resto do acordo, de não fazer a conversão. Até sexta vão chegar as cartas a dizer que não querem fazer a conversão. Temos de cumprir todos com o que se acorda. Novo Banco? Não foi um dia fácil, mas a decisão foi aprovada e este processo só acabará na próxima sexta e os bancos têm de cumprir. Os bancos estavam aqui hoje, aprovaram por unanimidade a prorrogação e deram este primeiro passo. Não faria sentido que não dessem o segundo", explicou.

A não-concretização do adiamento obrigaria, no imediato, a SAD sportinguista a pagar 27 milhões de euros para poder continuar a deter mais de 50% das acções da sociedade, conservando assim a maioria, ainda que longe de absoluta.

VMOC's. Do que estamos a falar?

Em 2010, aquando da reestruturação financeira levada a cabo pela a SAD do Sporting, foi renegociada a dívida que a sociedade tinha para com os bancos BES (transformado em Novo Banco) e BPI através da emissão das famosas VMOC's, no valor de 55 milhões de euros.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Aguilar Dias
    15 jan, 2016 1685-058 12:18
    Não estivesse o Sporting em causa. O clube que usa todos os meios para conseguir a vitória a qualquer custo.
  • Vasco Farias
    11 jan, 2016 Lisboa 01:07
    Decisão esperada, por se perceber que esta administração da SAD Leonina, não brinca aos futebóis, como outras anteriores e pior ainda, como a esmagadora maioria das SADs desportivas. O Sporting tem um projecto credível, apresentado com intenções claras, desde a tomada de posse do Bruno de Carvalho, e tudo está a correr como apontado, na altura, não fruto do acaso, mas como resultado de uma capacidade analítica correcta e uma actuação no campo, dignas de todos os encómios. Viva o SPORTING!!
  • Manuel Gago
    10 jan, 2016 Oliveira 14:17
    Dinheirinho para o Futebol nunca. Precimamos dele para a saúde!
  • A Martins
    09 jan, 2016 Braga 23:20
    Dá ideia que a verdade vos incomoda, o que relativamente a uma emissora de cariz católica, é bastante estranho. Pena que o apostolado do Papa Francisco vos seja indiferente, nas vossas práticas noticiosas. A verdade acima de tudo! claro que meu comentário anterior colocava a nu a vossa incapacidade de, em alguns casos, seguirem a verdade e a justeza dos factos, nomeadamente quando em causa se encontre o SPORTING CLUBE DE PORTUGAL.
  • A Martins
    09 jan, 2016 Braga 17:33
    A propósito deste título, o Sporting já pagou à Doyen? É que de acordo com um vosso título anterior, o prazo já terminou há muito. PAGOU OU NÃO PAGOU? Os Srs. da Renascença estão mesmo convencidos dessa salvação, ou acham que o Novo Banco está mesmo interessado em ações do SCP?
  • PF
    09 jan, 2016 Lagoa 12:52
    Realmente o poder do futebol neste País é impressionante parece um polvo cujos tentáculos chegam longe, se fosse um simples cidadão que fosse ao NB ou ao BCP pedir a reformulação do empréstimo estendendo o prazo de pagamento por mais 10 anos de certeza que lhe negavam mas como é para o futebol... Quando é que haverá um Governo que encoste o futebol às "tábuas" obrigando os clubes a cumprirem tal como o fazem com os cidadãos deste País quer em termos fiscais quer em termos laborais acabando com a promiscuidade nos ordenados, mordomias e outras transacções duvidosas que gozam dirigentes, jogadores e agentes desportivos?
  • Americo
    09 jan, 2016 Ansiao 10:43
    Parabéns pela linha editorial da rr. Por mim acabou. Basta ver o editorial de ontem e de hoje. Faço uma sugesatão. Por cima de RR , que tal uma águia ?
  • Lagarto Pintado
    09 jan, 2016 Alvaláxia 09:59
    Ok, foi o Novo Banco (eu acho que foi mais uma vez o Sobrinho do BESA) que o salvou mais uma vez! Resta agora saber que consequências isso terá (e serão certamente muitas e negativas) no futuro para o clube Sporting!
  • Rui
    09 jan, 2016 Lisboa 09:44
    E uma vergonha para o nosso pais oc vlubes ganham milhoes podem muito bem pagar DIVIDAS SEJA QUE CLUBE FOR o desgrasDoque nao paga a prestacao da casa fica sem ela as pessoas ficam semo seu dinheiro nos bancos e para o footbol dao tudo tenham pacienvia isto e horrivel e por isto e outras que para mim foot bol e negicio de mafia tenho pena deste paus
  • RC
    09 jan, 2016 Santo Tirso 09:34
    Não posso acreditar naquilo que acabo de ler. O nosso Pais e uma vergonha, sinceramente que há dias em que me envergonho de ser português por reinar tanta injustiça entre os poderosos e aqueles que lutam todos os dias para levar uma vida decente. Apesar de tudo o que acontece os nossos políticos dizem que vivemos numa democracia...... Viva o fascismo.

Destaques V+