Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

“Porquê eu? Porque mereces”. Os bastidores do vídeo viral da RFM

08 jan, 2016 - 13:00 • Marta Grosso

O vídeo em que uma distribuidora de jornais é “raptada” para um dia diferente já conta com mais de um milhão de visualizações. Conheça a história do dia que tirou Sandra do anonimato.

A+ / A-
Há sempre alguém a reparar em ti.

Há sempre alguém a reparar em ti.Começamos 2016 com uma mensagem de força!Surpreendemos a Sandra, qualquer dia és tu.Andre Henriques Joana Cruz Mariana Alvim Salvador Martinha

Publicado por RFM em Domingo, 3 de Janeiro de 2016

Aconteceu tudo por acaso. Alguém deu nas vistas pela sua simpatia. Pela simpatia com que fazia o seu trabalho – algo tão simples quanto entregar jornais numa fila de trânsito (quem já não foi abordado num vermelho?).

São muitas vezes os pormenores que fazem a diferença e o sorriso de Sandra chamou a atenção dos locutores da manhã na RFM, rádio do Grupo Renascença. Todos os dias, depois do programa, a equipa reúne-se num café do Chiado, em Lisboa, e cruza-se com Sandra, sempre bem-disposta.

“Como te chamas?” A pergunta surgiu depois de terem decidido criar um dia especial para aquela trabalhadora, uma retribuição pela maneira especial e simpática como trata sempre as pessoas que aborda.

Inocentemente, respondeu: “Sandra”. A partir daí, começou um trabalho intenso e incansável de investigação. Não foi fácil. A tecnologia e as redes sociais habituaram-nos a encontrar toda a gente no mundo, mas Sandra não tem Facebook.

Entrou em acção o tradicional 118. Daí, partiu-se para uma série de contactos, desde o clube de futebol onde Sandra já jogou, passando pela mãe e culminando numa amiga mais próxima. Foi, então, possível compor o dia que se queria proporcionar, com alguns ingredientes especiais: a camisola do FC Porto, o bacalhau com natas, cantar “Creep”, dos Radiohead, com Aurea, e os bilhetes para o concerto dos Iron Maiden, em Julho.

“Foi um dia à medida dela”, dizem o animador André Henriques e o produtor Rodrigo Gomes. “E os parceiros mostraram-se logo muito disponíveis” para participar, acrescenta Joana Cruz, do Café da Manhã.

Disponível mostrou-se também o animador Paulo Fragoso, que, num regresso ao passado, decidiu “interromper as férias para substituir a Sandra no seu trabalho, às 8h00”, conta ainda.

A cereja no topo do bolo veio com a confirmação de presença da cantora Aurea e do guitarrista André Antunes (um dos ‘youtubers’ portugueses mais seguidos).

“Bom dia, Sandra”

Depois do vídeo, que já conta com mais de um milhão de visualizações, Sandra deixou de ser uma desconhecida. “As pessoas já dizem ‘Bom dia, Sandra’, porque agora sabem o meu nome”, contou a protagonista à equipa da RFM.

O “feedback” tem sido muito positivo, concluem André, Joana e Rodrigo. Até no café da zona onde mora, todos metem conversa com Sandra. Mais importante do que tudo: reencontrou uma amiga de infância.

“A pergunta que a Sandra faz até hoje é ‘Porquê eu?’”, conta Rodrigo. “A resposta é porque reparámos em ti. Fazes o teu trabalho exemplarmente e representas todos os portugueses que o fazem”, responde, sem dúvidas

Sandra tem 28 anos e um bacharelato em secretariado de direcção. Já teve vários trabalhos, muitos sem relação com a sua formação.

Quando foi surpreendida pela RFM, disponibilizou-se de imediato a participar na experiência, mas as suas reacções eram comedidas.

“Durante todo o tempo estivemos a tentar que reagisse. Parecia que não reagia. Hoje, já a frio, coloco-me na pele dela e acho que estava constantemente a levar ‘estalos’ emocionais e tinha quatro marmanjos à minha frente aos pulos a perguntar se estava a gostar”, afirma André Henriques.

#somostodossandra

Para dar seguimento à iniciativa, o Café da Manhã lançou esta sexta-feira um novo desafio: que cada ouvinte descubra a Sandra que há na sua vida, tire uma ‘selfie’ com ela/e e coloque no Facebook da RFM.

“Adoras a pessoa que te serve o café, porque está sempre lá para ti”, exemplifica André. “É o continuar da rede, é tocares alguém e mais uma coisa curiosa: é que tu podes ser a Sandra de outra pessoa. E isso é muito forte.”

Por isso, #somostodossandra. Mas, como na segunda-feira, dia 11, se assinala o Dia Internacional do Obrigado, a RFM vai mudar a “hashtag” do desafio para #obrigadosandra, em agradecimento a todas as pessoas que a Sandra representa, todos os que fazem o seu trabalho com um sorriso nos lábios, faça chuva ou faça sol.

“Há uns tempos, o lema da RFM era ‘mais do que músicas, toca pessoas’. Hoje, apesar de o ‘slogan’ ter mudado, continuamos a querer tocar pessoas e a fazê-lo cada vez melhor”, remata André.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Artur Marinho
    27 jan, 2016 Porto 18:29
    Acreditem se quiserem , mas eu comovi-me com o vídeo posto por uma amiga no facebook, é uma grande verdade, temos sempre alguém que nos olha. Parabéns a todos quantos participaram.
  • Maria de Deus Cravo
    19 jan, 2016 Montemor-o-Velho 15:55
    Parabéns RFM por terem reparado na Sandra e por todos os dias nos trazerem alegria e boa disposição. Com a RFM a felicidade anda sempre no ar.
  • Manuela
    11 jan, 2016 Lisboa - Portugal 23:38
    Olá Sandra, fiquei contente por ti. Eu sempre tenho dito: "um sorriso vale mais que mil palavras" e valeu o teu sorriso para que olhassem para ti, como gente! vai em frente, que essa gente da RFM, da RR são 'bons amigos'.
  • Clotilde Almeida
    10 jan, 2016 Lisboa 22:37
    Parabéns pela iniciativa! Quantas pessoas anónimas por aí fazendo o seu trabalho e com a preocupação de fazer os outro felizes. Tenho uma situação que merecia um mimo destes, e que contraria tantos profissionais pouco competentes na relação com o cliente. É um condutor de taxi duma delicadeza extrema, que já não se vê e sabe bem! Saimos do carro e abre-nos a porta (eu uso canadianas) tem uma voz suave, conversa, é positivo, optimista, místico, Tem uma licenciatura, já deu aulas, agradece, pede por favor, não vi nunca ninguém assim. É conhecido entre os colegas pelo "Padre" é negro (que beleza ele tem) Disse-lhe o quanto o admirava e só tenho pena de não saber o seu nome, sei que o chamei através da Autoccop..Ele merecia um elogio como o desta menina, este homem tem já alguma idade, pode ser .que um dia vos "calhe". Parabéns a vocês!
  • Célia
    10 jan, 2016 Águeda 03:30
    Fico Feliz por fazerem a Sandra um pouco mais Feliz. É hiper mega fã dos Iron Maiden... Sei do que falo .. Trabalhei com a miúda há alguns anos e só vestia roupa dos Iron. Se puderem deixem-lhe um Beijo grande meu... Desde que se mudou para Lisboa perdemos o contacto. Sandra o cabelo comprido também te fica bem. Beijos Miúda :) *****
  • fatima Valente
    09 jan, 2016 ovar 19:31
    Eu tenho aqui uma "sandra " perto de mim que me serve a mesa e tira um dos melhores cafes...
  • José Ferreira
    09 jan, 2016 Lisboa 19:31
    Vocês são formidáveis.
  • zacarias costa
    09 jan, 2016 Neuchâtel 16:40
    Força RFM. Vós sois pessoas iguais mas procuram a diferença, isso é magnifico !! Quanto ã Sandra !! Igual a vós super !! O importante é a luz que há dentro dela Felicidades para ela.
  • cristina rodrigues
    09 jan, 2016 matosinhos 15:45
    Olá a toda a equipa da RFM , que fizeram um trabalho simplesmente espetacular com um gesto muito bonito . Já agora parabéns a Sandra pela dedicação e empenho no seu dia a dia para ser possível este trabalho da equipa fantástica que nos acompanha diariamente a RFM . Adorei mesmo . Acho que é uma boa lição de vida , mesmo quando as vezes parece que não existimos há sempre alguém em algum lado a olhar para nós. Obrigada a todos .Parabéns !
  • Rui Pinho
    09 jan, 2016 Aveiro 10:54
    Que cena. Ahs vezes pergunto-me o que eh feito da malta que andava no liceu ao mesmo tempo que eu, o facebook nem sempre permite, agora vejo este video e vejo uma pessoa conhecida. Ainda bem que coisas boas acontecem, e ainda bem que ha sempre alguem a olhar.

Destaques V+