Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Reportagem

O que acha da requalificação da 2ª Circular? "Não sei", "não sei", "não sei"

08 jan, 2016 - 15:13 • João Carlos Malta

A Renascença esteve três horas na 2ª Circular a ouvir o que pensam os que por ali passam todos os dias sobre as profundas alterações que a Câmara de Lisboa quer introduzir naquela via. Poucos já tinham ouvido falar do assunto.

A+ / A-

Se avançar e se o projecto ficar tal e qual aquilo que foi idealizado pela Câmara de Lisboa, entre a 2ª Circular actual e a 2ª Circular futura qualquer semelhança será pura coincidência. O debate público está aberto até dia 15 de Janeiro e há quem já prometa ir para tribunal para travar a proposta.

No local, os condutores, que ali passam à média de 105 mil por dia, não parecem estar a acompanhar a discussão. Tendo em conta a amostra ouvida pela Renascença (cerca de 20 condutores), a maioria não tem conhecimento do que está a ser proposto pela autarquia. Apenas quatro já tinham ouvido falar do assunto.

Mas quando, após uma breve conversa, se fala das alterações mais sonantes da requalificação da 2ª Circular (a redução da velocidade, o estreitar da largura das vias, a arborização do separador central e a eliminação de algumas saídas), a reacção imediata vai numa só direcção: chumbar a ideia.


Veja também:


Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Antonio Pedro
    14 jan, 2016 Lisboa 11:58
    A intenção pode ser boa. Não estou de acordo com a mudança . O transito é muito e não vão conseguir escoar o transito nas vias alternativas que já se encontram entupidas nalgumas horas do dia . As folhas das arvores são um Horror basta ver o que se passa em Benfica ..
  • Concordo
    10 jan, 2016 Lis 14:06
    Com a passagem a via urbana da 2ª circular e deverão ser abolidas as portagens da CREL e CRIL para adequado escoamento do trafego! Era isto que qualquer presidente de uma organização ou associação automovel deveria pedir! Em qualquer cidade, (por exemplo, Paris, Madrid, Berlim, Munique, e tantas outras europeias que nem são capitais dos paises), de qualquer país civilizado as rodovias do tipo CREL ou CRIL não devem ser portajadas! São infraestruturas que pela sua natureza servem para desviar o fluxo de trafego dos centros das cidades. É essa a sua função! Só num país de mentecaptos e de tecnicos de bancada opinativos, é que se pode portajar semelhantes vias! Por outro lado, o presidente do ACP deveria saber isto! Já agora talvez não fosse desaconselhavel que, ele a viver em Cascais, se preocupasse com muito do mau ordenamento de trafego que é feito na cidade onde habita! Por que razão não o faz? Amizades politicas?...
  • Zé da Costa
    10 jan, 2016 Coimbra 13:24
    Sei eu! Quando é que os que são contra estas obras entendem que o numero de carros em Lisboa tem de diminuir a bem ou a mal? Quando é que os que são contra entendem que são culpados por estas alterações? Ouve lá, tu que és contra, não sabes que em Lisboa e arredores tem transportes públicos? Quando deixas de me incomodar com o fumo provocado plo teu carro? Não sabes andar de bicicleta? Porque me tentaste atropelar na passadeira? Porque estacionavas o teu carro à frente da minha porta em cima do passeio quando eu morava em Lisboa? Porque me obrigaste a vender a casa que tinha em Lisboa e vir praquilo que tu chamas "província"? Porque não vai viver pra Trás-os-Montes ou prá Ilha do Pico?
  • rosinda
    10 jan, 2016 palmela 12:17
    As pessoas andam a fazer a sua vida! Por vezes nem dao conta das noticias! Quando um dia olham para o lado ja estao entalados q
  • victor
    09 jan, 2016 lx 12:42
    Na 2ª circular a 60Km/h não lembra ao "diabo"...Nem nunca mais chego ao trabalho,nem nunca mais chego a casa...e à noite ,a 60, em 10 Km de estrada deserta, adormeço e tenho um acidente...
  • António Costa
    09 jan, 2016 Cacém 09:54
    Acho que "requalificar" é uma ótima ideia desde que haja alternativas para o escoamento do trafego automóvel. A 2ª circular não é o centro da cidade e muitas pessoas não tem meios para adquirir um helicóptero. Para os moradores que se queixam com o barulho das ambulâncias, deviam pensar que um dia destes a dita ambulância podia ser para ELES! Não são só os outros que precisam! Lembram-se do incêndio no chiado nos idos anos 80, quando os bombeiros e ambulâncias não poderão passar?
  • José Guilherme
    08 jan, 2016 lisboa 21:09
    Srs Vereadores da Câmara, e calcetar os passeios e ruas de lisboa ?
  • João Sousa
    08 jan, 2016 Amadora 19:11
    Será um verdadeiro desastre, já chega a Ribeira das Naus ... Esta Câmara está louca!?
  • Manel Fernandes
    08 jan, 2016 Alverca 18:10
    A única coisa bem feita seriam as arvores, agora diminuir o nº de faixas e reduzir a velocidade , só vai dar caos .
  • Manel Fernandes
    08 jan, 2016 Alverca 18:10
    A única coisa bem feita seriam as arvores, agora diminuir o nº de faixas e reduzir a velocidade , só vai dar caos .

Destaques V+