Tempo
|
A+ / A-

Vídeo do Papa com intenções para Janeiro já foi divulgado

06 jan, 2016 - 16:41 • Ângela Roque

Francisco desafia os fiéis a rezar pelo diálogo inter-religioso, num vídeo que se espera que chegue a 30 milhões de pessoas.

A+ / A-
O primeiro "Vídeo do Papa". Francisco pede orações pelo diálogo inter-religioso
O primeiro "Vídeo do Papa". Francisco pede orações pelo diálogo inter-religioso

Já foi divulgado o vídeo do Papa sobre a intenção de oração proposta para este mês de Janeiro pelo Apostolado da Oração. Trata-se do primeiro vídeo de uma iniciativa que se pretende mensal.

Francisco quer mobilizar mais os cristãos a participar nesta antiga tradição, explica à Renascença o padre António Valério, responsável pelo Apostolado da Oração em Portugal.

“O Santo Padre assume aqui o papel de verdadeiro protagonista. Na primeira pessoa, é ele que comunica sobre estas intenções, fala sobre elas e depois motiva as pessoas a unirem-se à sua rede mundial de oração, para rezar com ele pelos grandes desafios da humanidade e da missão da Igreja", diz.

Todos os meses, sublinha o padre António Valério, "há uma intenção diferente, universal, que diz respeito não só às questões mais relacionadas com a fé católica, com a Igreja, mas também aos temas que concernem toda a humanidade e todas as pessoas, mesmo de outras tradições religiosas.”

O diálogo inter-religioso foi a intenção escolhida para este mês de Janeiro, em que a Igreja assinala a Jornada Mundial da Paz e a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos.

Os vídeos são gravados pelo Papa em espanhol, mas terão legendas em dez línguas diferentes. “[O espanhol] Foi a língua que ele escolheu. Ele tem um guião, que segue. Mas depois, como nós conhecemos o estilo do Papa Francisco, ele improvisa e comenta à parte, e por isso fala na língua que lhe sai do coração e em que se sente mais à vontade. Depois os vídeos nos vários países serão legendados. Estarão no site ‘ovideodopapa.org’, ou então procurando no Facebook”, explica o responsável pelo Apostolado da Oração em Portugal.

O projecto está a dar os primeiros passos, mas a expectativa é que os vídeos do Papa cheguem a 30 milhões de pessoas.

Para o secretário nacional do Apostolado da Oração – responsável pelo lançamento, em Portugal, de projectos de oração com muitos seguidores, como o “Click to Pray” e o “Passo a Rezar” –, a Igreja está a utilizar cada vez mais as novas plataformas de Comunicação, porque é aí que as pessoas estão.

“É onde as pessoas comunicam, onde as pessoas estão, onde entendem as relações entre elas, e por isso o Evangelho, a mensagem da Igreja teria de estar presente aí. Neste formato característico que é o vídeo, dentro dos vários instrumentos de comunicação digital é o mais ‘viral’, para utilizar este termo, é o que é mais fácil de partilhar, mais fácil de ver e chegar ao maior número de pessoas.”

“O objectivo é que muitas pessoas possam conhecer estas intenções, rezar por elas, e acolher o desafio a mudar algo na própria vida, a partir daquilo que é proposto na intenção”, diz o padre António Valério.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Maria dos anjos Sant
    22 jan, 2016 Lagoa 18:55
    Concordo
  • Basto
    07 jan, 2016 Porto 09:48
    Isto é, no fundo, o Mistério da Iniquidade descrito na segunda Carta de São Paulo aos Tessalonicenses. Está a colocar-se Jesus, o nosso Deus, ao nível do deuses falsos. Aconselho as pessoas a ouvirem a excelente homilia do Padre Alfonso Gálvez Morillas do passado domingo (disponível no seu próprio site), até parece que foi feita de propósito.

Destaques V+