Tempo
|
A+ / A-

Direcção da FCT pede para ser substituída

04 jan, 2016 - 16:52

A direcção da Fundação para a Ciência e a Tecnologia justifica este pedido com os termos de referência do grupo de trabalho, criado em Dezembro, para definir o perfil da intervenção e futura liderança da fundação.

A+ / A-

A direcção da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), cujo mandato terminou a 31 de Dezembro, pediu ao ministro da tutela para ser substituída, preferencialmente antes do prazo legal para tal ser feito, e que acaba em Março. A informação foi divulgada pela FCT, no seu site.

Em carta enviada dois dias antes do fim do seu mandato, o conselho directivo da FCT solicitou ao ministro da Ciência e Tecnologia, Manuel Heitor, a sua substituição, "com a maior brevidade possível", de "preferência em data anterior" ao prazo máximo legal de três meses, a contar da data do fim do mandato.

A direcção da FCT justifica este pedido com os termos de referência do grupo de trabalho, criado em Dezembro, sob iniciativa do ministro, para definir o perfil da intervenção e futura liderança da fundação.

O conselho directivo, presidido desde Abril pela investigadora Maria Arménia Carrondo, invoca ainda "a suspensão do lançamento de todas as iniciativas da FCT anteriormente planeadas e já anunciadas à comunidade científica".

Nestas iniciativas suspensas incluem-se diversos concursos "em apreciação pela tutela", como os programas doutorais em empresas, a contratação de doutorados para funções de comunicação e gestão de ciência em laboratórios, os projectos de investigação científica e desenvolvimento tecnológico, o financiamento de infraestruturas científicas e o programa de promoção da excelência em investigação médica.

A direcção da FCT ressalva que, até à sua substituição, "continuará a desempenhar as suas funções, dentro dos limites estabelecidos, de modo a assegurar os projectos em curso e a actividade" da fundação.

Ministro quer mudanças

Há duas semanas, o ministro da Ciência, Tecnologia e do Ensino Superior, Manuel Heitor, anunciou a alteração do método de registo dos investigadores, a decorrer até ao fim de Janeiro.

De acordo com as alterações, compete aos laboratórios identificarem todos os seus investigadores e colaboradores, independentemente de quaisquer índices de produção científica, cabendo à FCT registar essa informação.

Justificando à Lusa, na altura, as alterações, Manuel Heitor disse que o processo de registo de investigadores que a FCT tinha em curso, e agora modificado, excluía pessoas que faziam investigação, editavam livros, mas não tinham artigos científicos publicados.

Segundo o novo titular da pasta da Ciência, a FCT "pedia um conjunto de informação, tipo policial, aos investigadores".

As alterações no método de registo de investigadores enquadram-se num "programa de simplificação administrativa" que a tutela pretende avançar nos sectores da ciência e do ensino superior, adiantou Manuel Heitor.

Em Dezembro, o ministro decidiu igualmente, por sua iniciativa, criar um grupo de reflexão sobre o futuro da FCT, composto por 38 investigadores, que irão elaborar um documento com indicações quanto "aos pressupostos e princípios que devem orientar a estratégia da FCT e a nomeação da sua futura direcção", de acordo com os termos de referência da constituição da estrutura.

À Lusa, o ministro Manuel Heitor, que tomou posse em finais de Novembro, disse esperar que a nova direcção da FCT, por si nomeada, seja conhecida no primeiro trimestre de 2016, depois de analisadas as recomendações do grupo de reflexão.

Com o envolvimento da comunidade científica na definição da liderança e da intervenção da FCT, o titular da pasta da Ciência, do governo socialista, presidido por António Costa, pretende recuperar a confiança dos cientistas na principal entidade financiadora da investigação em Portugal, que, em seu entender, foi abalada entre 2011 e 2015, durante a governação da coligação PSD-CDS/PP.

Maria Arménia Carrondo assumiu a presidência da FCT em Abril, depois do seu antecessor, o investigador e médico Miguel Seabra, se ter demitido, alegando razões pessoais.

Miguel Seabra esteve na mira da contestação da comunidade científica devido ao corte nas bolsas de doutoramento e pós-doutoramento e à forma como decorreu o processo de avaliação da actividade das unidades de investigação, ao qual são apontadas diversas irregularidades, negadas pela anterior tutela liderada por Nuno Crato.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • José Moniz
    06 jan, 2016 Lisboa 18:43
    Tenho pena que os investigadores portugueses sejam instigados a guerrearem-se por causa de notícias como esta que não tem qualquer relevância. Esta notícia não nos informa se o senhor ministro Manuel Heitor transmitiu em devido tempo à actual direcção da FCT quais as suas intenções referentes ao futuro da FCT. Suponhamos que o ministro não teve esse cuidado. Esta decisão da direcção da FCT de se demitir pode ter sido apenas consequência desta digamos "desconsideração". Fico preocupado por saber que o ministro Manuel Heitor decidiu criar uma comissão de reflexão com objectivo de elaborar os pressupostos e princípios que devem orientar a FCT. Custa-me a compreender que um antigo secretário de Estado da Ciência e Tecnologia não tenha ideias muito bem sustentadas sobre como a FCT deve ser orientada. Espero sinceramente que esta sua comissão de reflexão atinja os objectivos para que se propôs. No entanto, esta medida foi acompanhada com a decisão de suspender todas as iniciativas em curso levadas a cabo pela actual direcção da FCT as quais iriam ajudar e apoiar um conjunto considerável de investigadores. Não quererá este quadro significar que estamos numa situação de aperto e de redução de financiamento para a investigação. A bem da investigação portuguesa espero que não no entanto.......
  • Inês Meneses
    06 jan, 2016 Lisboa 13:08
    Já vão tarde, não deixam quaisquer saudades. A equipa que deixou a investigação nacional de rastos.
  • Inês Meneses
    06 jan, 2016 Lisboa 13:02
    Já vão tarde, não deixam quaisquer saudades. A equipa que deixou a investigação nacional de rastos.
  • henrique pereira dos
    05 jan, 2016 Lisboa 09:37
    O título da notícia, a ser verdade o que é dito na notícia, é uma verdadeira canalhice, ao transferir para a actual direcção da FCT a responsabilidade, que é do Governo, de ter suspendido todas as iniciativas. Jornalismo inqualificável.
  • Anonimo
    05 jan, 2016 Viseu 00:52
    Finalmente! A ciencia Portuguesa pode finalmente voltar a apostar na qualidade ao inves de apostar nos "amigos".

Destaques V+