Tempo
|
A+ / A-

Execução de clérigo xiita aumenta tensão no Médio Oriente

03 jan, 2016 - 18:10

A execução de um líder religioso xiita por parte da Arábia Saudita está a provocar reacções violentas em vários países do Médio Oriente. Manifestantes incendiaram embaixada saudita em Teerão. Veja as imagens.

A+ / A-

A execução do imã xiita Nimr Al-Nimr, uma das 47 pessoas condenadas à morte por terrorismo na Arábia Saudita, está a aumentar a tensão sectária no Médio Oriente.

Nimr al-Nimr, que passou mais de uma década a estudar teologia no Irão, foi o impulsionador dos protestos xiitas contra o Governo saudita desde 2011.

Após a sua execução, os protestos estenderam-se a vários países vizinhos.

Um dos incidentes mais graves aconteceu no Irão, país de maioria xiita. Centenas de manifestantes invadiram a embaixada saudita em Teerão, sábado à noite, ateando fogo a algumas partes do edifício.

Em frente à embaixada, manifestantes queimaram fotografias de membros da família real saudita, em protesto contra a execução de Nimr Al-Nimr.

Já este Domingo, ouviam-se manifestantes gritar "morte a Al-Saud", o nome da família real em Riade, queimando bandeiras norte-americanas e israelitas.

Este Domingo, as forças anti-motim tentam impedir os manifestantes de se aproximarem novamente da representação diplomática saudita em Teerão.

O ayatollah Ali Khamenei, líder do Irão, classificou a execução do imã xiita Nimr Al-Nimr como um “erro político” e previu "uma vingança divina" contra a Arábia Saudita.

Foram registados protestos em vários outros países do Médio Oriente, como Paquistão, Iémen, Líbano, Bahrein e Turquia, além de zonas xiitas da Arábia Saudita.

Há ainda registo de manifestações em Srinagar, capital da província indiana de Caxemira.

"O derramamento injustificado de sangue deste mártir vai ter rápidas consequências", disse o líder supremo do Irão Ali Khamenei perante um grupo de clérigos na capital.

Os Estados Unidos e a União Europeia já vieram alertar para o agravamento das tensões sectárias entre xiitas e sunitas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Sempre Atento
    03 jan, 2016 Algures 21:56
    Venha o diabo e escolha entre o Irão e a Arábia Saudita, mas a morte do tal líder foi um provocação ao Irão.
  • José
    03 jan, 2016 Portimão 21:26
    O rastilho, foi ativado. Sempre pensei que seriam por estas paragens, que começaria. Alguém de muito forte. que consiga apagar o rastilho, para bem de toda a humanidade.
  • JoseGomesL
    03 jan, 2016 Lisboa 21:25
    Que religião!!!!!, julgam-se todos santos, julgam-se todos no direito de matar, mas quando os seus são mortos dizem que é crime e clamam vingança.

Destaques V+