Tempo
|
A+ / A-

Irão avisa. Arábia Saudita vai sofrer “vingança divina”

03 jan, 2016 - 09:46

O líder supremo do Irão, o ayatollah Ali Khamenei, disse este domingo que a Arábia Saudita vai sofrer uma "vingança divina" pela execução de um líder religioso xiita, horas depois de manifestantes atacarem a embaixada do reino em Teerão.

A+ / A-

"O derramamento injustificado de sangue deste mártir vai ter rápidas consequências", disse o líder supremo do Irão Ali Khamenei perante um grupo de clérigos na capital, referindo-se a Nimr al-Nimr, que foi executado juntamente com outros 46 homens, no sábado.

"Este académico não encorajava pessoas à acção armada nem conspirava secretamente. A única coisa de que é culpado foi de fazer duras críticas públicas, impelido pelo seu zelo religioso", afirmou.

Os condenados - 45 sauditas, um egípcio e um chadiano - julgados em diferentes casos, foram executados com sabre ou fuzilados em 12 cidades da Arábia Saudita. Eram, na maioria, 'jihadistas' da Al-Quaeda.

Após a execução do xeque Al-Nimr, algumas centenas de homens e mulheres manifestaram-se na Arábia Saudita, na cidade de maioria xiita de Qatif, no leste do país, brandindo retractos do dignitário xiita.

Os protestos mais fortes surgiram no Irão, potência xiita que avisou que Riade pagará "um preço elevado" pela execução do xeque Al-Nimr, enquanto se multiplicam as convocatórias de manifestações para hoje.

Manifestantes atiraram, no sábado à noite, 'cocktails Molotov' contra a embaixada saudita em Teerão, incendiando uma parte do edifício, e outros conseguiram chegar ao telhado do edifício e arrancar a bandeira saudita do mastro.

Arábia Saudita executa 47 pessoas por "terrorismo". Irão avisa: "vão pagar caro"
Arábia Saudita executa 47 pessoas por "terrorismo". Irão avisa: "vão pagar caro"
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+