Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Hillary já não tem dúvidas. Cristãos vítimas de genocídio no Médio Oriente

31 dez, 2015 - 14:07

Quando questionada há alguns meses, a candidata à presidência foi cautelosa e disse que o termo “genocídio” acarreta um peso jurídico importante. Agora, já não tem dúvidas sobre o que o Estado Islâmico está a fazer às minorias religiosas na região.

A+ / A-

Hillary Clinton não tem dúvidas que os cristãos, e outras minorias religiosas, estão a ser vítimas de genocídio às mãos de grupos fundamentalistas islâmicos no Médio Oriente, sobretudo na região dominada pelo Estado Islâmico.

Num encontro com apoiantes, em New Hampshire, nos EUA, a candidata presidencial foi clara, ao contrário do que tinha acontecido há alguns meses quando se recusou a usar o termo “genocídio”.

Quando uma das pessoas presentes lhe colocou a questão, Clinton respondeu: “Penso que me perguntaram isso há uns dois meses e eu disse que esse termo acarreta uma importância jurídica, é um conceito muito importante para comportamentos que o merecem”.

Mas continuou, dizendo que “tenho a certeza que agora temos provas suficientes de que o que está a acontecer é genocídio, com o objectivo deliberado de destruir vidas e acabar com a existência dos cristãos e outras minorias religiosas”.

Hillary Clinton torna-se assim mais uma figura de importância mundial a classificar assim a perseguição que tem sido movida contra minorias religiosas no Médio Oriente, nomeadamente os cristãos na Síria e no Iraque, mas também os yezidis, os mandeus, e qualquer confissão religiosa não-islâmica.

O Papa Francisco e várias outras figuras já lamentaram estas perseguições, utilizando o termo genocídio. A administração de Barack Obama ainda não o fez oficialmente, mas estará a avaliar o caso.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • victor
    01 jan, 2016 lx 12:46
    Os cristãos só são protegidos pelo governo sírio.É por isso incompreensível a posição americana/francesa/alemã de querer "Retirar" à pressa o governo de Assad .Que é um governo laico.
  • Éistoaí!Imbecilidade
    01 jan, 2016 Sóestupidez 11:15
    ´Só agora é que ela não tem duvidas dos cristãos serem vitimas de genocídio??? U é muito hipocrisia ou é muita estupidez, com tantas denuncias e esta maria vem agora se mostrar ingénua?!
  • tugatento
    31 dez, 2015 amarante 17:48
    Há um genocídio e ninguém faz nada, deixem matar os cristãos, e acolham milhoes de muçulmanos na Europa e nos EUA, para daqui a uns anos andarem a rezar com o cu virado para Meca. Americanos= ao povo mais imbecil do Mundo.

Destaques V+