Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Edgar Silva à Renascença: Sair da NATO é uma obrigação constitucional

30 dez, 2015 - 00:47 • Raquel Abecasis

“Morre-se numa urgência porque ao longo de anos cometeram-se políticas de terrorismo social”, acusa candidato presidencial apoiado pelo PCP.

A+ / A-
Edgar Silva à Renascença: Sair da NATO é uma obrigação constitucional
Edgar Silva à Renascença: Sair da NATO é uma obrigação constitucional

Veja também:


A saída de Portugal da NATO é uma obrigação constitucional, defende o candidato presidencial Edgar Silva em entrevista à Renascença.

O candidato apoiado pelo PCP aponta aqueles que considera ser os deveres de respeito à Constituição que são contrários à presença de Portugal na NATO e ao respeito pelas regras do tratado orçamental.

“Não tenho a menor dúvida de que quando a Constituição diz que Portugal não integra blocos político-militares, sendo a NATO um bloco político-militar, estamos em clara e grosseira violação da Constituição da República Portuguesa.”

Questionado se vai propor que Portugal saia da NATO, Edgar Silva responde que “tudo” fará para “defender a Constituição” e sublinha: “Os deveres de Portugal decorrentes da Constituição têm que prevalecer”.

"Morre-se numa urgência devido a políticas de terrorismo social"

Nesta entrevista à Renascença, o candidato de 53 anos defende também que Portugal não deve ter como prioridade o cumprimento das metas do défice, mas sim defender a população e o Estado social.

Dá o exemplo de França, que recentemente avisou que não vai cumprir as metas do défice para afectar recursos ao combate à ameaça terrorista.

Edgar Silva diz mesmo que os portugueses não são menos do que os franceses que foram mortos nos atentados de Paris. “As nossas vidas ou os que morrem nas nossas urgências hospitalares, são vidas que valem menos do que as vítimas do terrorismo em França”, pergunta.

O candidato conclui que “morre-se numa urgência porque ao longo de anos cometeram-se políticas de terrorismo social” para cumprir uma meta do défice.

Edgar Silva garante que vai mesmo a votos e manifesta esperança de que as presidenciais de 24 de Janeiro venham a dar origem a uma segunda volta.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Observador
    30 dez, 2015 Fnc 21:18
    Homem de valor peca por alguma falta de coerência e abrangência no pragmatismo com que se deve olhar os problemas que se colocam a um Mundo cada dia mais globalizado. A questão da saída da NATO é uma delas, são os blocos militares que no fundo acabam por dotar de equilíbrio restringindo e estancando os excessos e exageros de alguns. O mundo de hoje não se compadece de ilusões e idealismos, a realidade das ameaças, nomeadamente terroristas, ditam que os grandes blocos militares sejam uma necessidade mas também requisitos para a paz!
  • fanã
    30 dez, 2015 aveiro 16:35
    Saída da NATO e distribuição de fisgas e algumas pedras a população em caso de ser necessário defenderem-se, contra ataques externos!....... Não bate bem da bola o ex padreco!
  • laranjais
    30 dez, 2015 podres 16:09
    É só laranjas podres e fascistas a comentar aqui. Não há um comentário discreto. Todos a falar mal do homem. É só o que estes idiotas da direita sabem fazer, insultar, insultar e insultar. É alguma mentira o que o homem diz??? Cambada de nojentos. Quem é que conhece os portugues para os por na miséria, o coelho??? E tu, tu deves te conhecer ati mesmo, mas a mal.
  • Tiririca
    30 dez, 2015 Tijuca 16:08
    Eu voto no Tino ...de Rans, porque quero derrotar o Kavako II!
  • rosinda
    30 dez, 2015 palmela 13:12
    Escutei a entrevista toda na radio renascenca! Esquivou-se a responder a vetos comecou a dar a volta por o lado que mais lhe convinha! Disse uma coisa muito importante ! Ninguem pobre e trabalhador se se pode rever na candidatura apoiada por partidos de direita ! Disse que o actual presidente republica tem sido vaiado e tem medo! Tomara que ele ganhe as eleicoes pois vamos poupar dinheiro em segurancas a responder se vetava limitou-se a andar de
  • passado adiado
    30 dez, 2015 lisboa 12:41
    muito bem edgar silva, és um génio, o país só tem a ganhar contigo. com a tua opinião parto do princípio que a constituição está 1000% correcta e nunca por nunca deve ser "mexida":certo ou errado? e tb deves ter sido daqueles que aquando do serviço militar a mãe dizia "lá vai o meu querido menino!" e alguém pergunta: "qual deles?" ao que a mãe responde: "aquele! o único que vai a marchar bem!!!"
  • Alberto
    30 dez, 2015 Porto 12:41
    ...este tipo tem piada. Além de ex-padre é ex-bobo. Digo "ex" porque já se tornou inimputável.
  • Paulo
    30 dez, 2015 Lisboa 12:30
    Portugal devia sair da nato porque está a mais.
  • Ana Santos
    30 dez, 2015 Coimbra 11:24
    Sr Edgar Silva: Ainda bem que saiu do Sacerdócio - O Sr não conhece o seu Pais e muito menos os Portugueses, quanto mais o Mundo - não vivemos numa ilha isolada de tudo e todos. Mais um oportunista que trabalho não, Politica isso sim!!!!!!!!!!!!!!!!!!
  • Manuel
    30 dez, 2015 lx 11:01
    E há ainda quem acredite e vote nisto? propaganda mentirosa que nunca resultou em nenhum país, caindo de podre e repudiada pelos povos que sofreram na pele as ditaduras comunistas. E vem o PS assinar um documento, que nunca se poderá chamar um acordo, com quem defende a saída da Nato e da Europa só para conseguir o poder a todo o custo?

Destaques V+