Tempo
|
A+ / A-

Camilo Lourenço

​“Ou os clubes estão a inventar valores ou então andamos todos doidos”

29 dez, 2015 - 13:35

Jornalista especializado em economia comenta os valores anunciados pelos clubes grandes.

A+ / A-

Camilo Lourenço, conhecido jornalista especializado em economia, mostra-se surpreendido com os valores que os três clubes grandes do futebol português estão a garantir através dos contratos com as operadoras de televisão.

Camilo Lourenço levanta várias dúvidas relacionadas com os acordos de Benfica, FC Porto e Sporting

"A economia portuguesa não tem riqueza para pagar valores desta dimensão", diz a Bola Branca.

Assim, prossegue, existem duas hipóteses: “Ou os clubes andam a inventar valores, que embora apareçam nos contratos depois têm sempre umas cláusulas que nos fazem duvidar que eles venham a ser cumpridos na totalidade, e não tenho dúvida nenhuma quanto a isso, ou então estamos todos doidos”.

Camilo Lourenço, ao optar pela primeira possibilidade, levanta algumas questões: “O que é que se vai passar com as autoridades de regulação deste sector? Mesmo que os clubes não atinjam estes valores, mesmo que acabem por não receber estes valores, o que é que vão fazer? Vão reduzir o passivo?”. E vai mais longe: “Como é que as operadoras vão pagar estes valores? Suspeito que será o consumidor”.

O Benfica foi o primeiro dos três grandes a anunciar acordo com uma operadora, a NOS, que paga aos encarnados 400 milhões de euros, ao longo de dez anos. O FC Porto fechou negócio com a Altice, também num acordo de longa duração, por 457,5 milhões de euros. O Sporting anunciou esta terça-feira contratos de 515 milhões de euros.

Notícia actualizada às 14h52 de 29/12/2015

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Miguel
    29 dez, 2015 Lisboa 18:50
    Não me espanta a avaliação deste economista como todos os outros que tem andado a fazer comentários nos últimos 4 anos.
  • Mafurra
    29 dez, 2015 Lisboa 17:46
    Chamem-lhe o que quiserem, mas que é galinha "muito gorda" não tenho a mínima dúvida. Mesmo para o nosso nível.
  • José
    29 dez, 2015 Guarda 16:48
    O Camilo Lourenço especialista em economia!!!! ahahahahah! Só pode ser piada! Esse senhor percebe zero daquilo que diz! Camilo Lourenço é puro zero! Zero.
  • carlos
    29 dez, 2015 porto 15:55
    Cheguei a gostar muito de futebol agora nem tanto e possivelmente vou dedicar me a ver novelas .....
  • André
    29 dez, 2015 Lisboa 15:52
    Os valores são empolados, pois, caso do Sporting e Porto, incluem TODA a publicidade estática do estádio e da operadora. Portanto, o Sporting, durante 12 anos, não vai receber 1 cêntimo da NOS, em troca terá de colocar mais de 60 banners publicitários dentro e fora do estádio. Só daí são quase 13 milhões de euros anuais. E há os prémios. É que, nos 3 casos, existe um valor entre 5 milhões (caso do benfica) e 9 milhões (caso do fcp) que é entregue no caso de serem campeões. Portanto, se não forem, esse valor salta fora. Imagine-se o caso do FCP que não é campeão em nenhum dos 10 anos do contrato. Só dessa alínea, são 90 milhões que desaparecem e que estavam a ser apresentados como receita futura. O mesmo se passa com as competições europeias, onde os clubes podem receber "bonificações" de acordo com a carreira conseguida. Sporting e Porto somam 30 milhões (13 para o Sporting, 17 para o Porto), por temporada, de receitas extraordinárias dos patrocínios... se vencerem a Champions. Os valores apresentados só se tornam válidos em 2 situações: clube é campeão e vence a champions. Qualquer desvio, poderá levar a um corte de 50% nos valores apresentados.
  • BIP BIP
    29 dez, 2015 kansas city 15:36
    Agora subiu de tom...!!! Este senhor foi há dias a um programa televisivo dizer que estes contratos eram excelentes negócios para os clubes (slb/fcp) embora achasse que os valores estavam...um pouco...inflacionados. Agora subiu de tom!!!!!!!!! Mas deste senhor já nada me admira desde que ouvi dizer, também num programa televisivo que não via qualquer problema no facto de Miguel Relvas ter "comprado" uma licenciatura!!!! É o que temos!!!!!!!!!
  • Carlos Reis
    29 dez, 2015 Coimbra 15:26
    O sr. Camilo Lourenço é especializado em quê, economia ?.. Deve haver algum engano, ele é especializado é em bajulação, tanto que quando o clube de Carnide fez o contrato nada disse, agora que o Sporting também fez, mal ou bem, lá vem o papagaio, aqui del rei. Um bocado de vergonha na cara não faz mal a ninguém.
  • Leal
    29 dez, 2015 Setúbal 15:22
    falando globalmente, e isto aplica-se aos contratos realizados pelos três clubes, parece-me a mim que é demasiado tempo "agarrado" a uma marca ou sponsor. Para além disso não conhecemos em pormenor os contratos, dúvido muito que em caso de haver uma eventual fraca prestação de um dos clubes na Liga ou nas competições europeias, não exista uma clausula de indemnização por eventuais danos em termos de publicidade. Eles não estão lá para perder dinheiro. A liga inglesa por exemplo é um caso muito diferente, todas as equipas da Premier Ligue e do escalão abaixo têem a época logo toda vendida no início da mesma. É capital garantido! O nosso universo não tem expressão suficiente. Veja-se o caso do Chelsea, apesar de tão má prestação tem sempre o estádio cheio. Alguma vez um Sporting, Benfica ou Porto estando perto da linha de despromoção enchia estádios todas as semanas?
  • Nekas
    29 dez, 2015 Lisboa 15:11
    Como esses numeros (para mim astronómicos) só têm sentido matemático é fruta a mais para ser verdadeira,mas se for então o pais estará de parabens ,porque com um estado na falencia (dizem) e um povo sem emprego ou quem o tem precário e a viver de cantinas eclesiásticas e outras;valha-nos o futebol que està em grande,vive em grande e nâo deve precisar de ajudas estatais como as que se sabem e nem precisam de reduçâo de impostos;estamos num pais onde entre muitos defeitos temos mais um, o de acreditar em ilusôes.
  • José Saraiva
    29 dez, 2015 Viseu 15:08
    ...Continua tudo na mesma...uns ENCHEM OS BOLSOS com estas negociatas (á semelhança do que aconteceu com os BANCOS) ....E ..O CONTRIBUINTE PAGA ! ...mas como é FUTEBOL ,O POVO APLAUDE!

Destaques V+