Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

"Refugiado" e "terrorismo" lideram a votação para Palavra do Ano

28 dez, 2015 - 13:07

Pode votar até ao final de Dezembro. A palavra vencedora será conhecida a dia 4 de Janeiro, pelas 11h00.

A+ / A-

O grupo Porto Editora revelou que "refugiado" e "terrorismo" lideram a votação para a Palavra do Ano 2015, "seguidos de perto por ‘acolhimento’ e ‘esquerda’".

Desde o início do mês, quando abriu a votação online em www.palavradoano.pt, "cerca de 12.000 portugueses já participaram" na escolha da "Palavra do Ano", segundo um comunicado da Porto Editora enviado à agência Lusa.

A meio da tabela, no 5.º posto, está a palavra "drone", seguida por "plafonamento" e "bastão de selfie". "Festivaleiro", "privatização" e "superalimento" ocupam os últimos lugares da votação, segundo a mesma fonte.

A votação termina no próximo dia 31. O vocábulo vencedor será conhecida no próximo dia 4 de Janeiro, pelas 11h00, na Biblioteca Municipal José Saramago, em Loures.

A eleição da Palavra do Ano é uma iniciativa da Porto Editora, que se iniciou em 2009, tendo vencido a primeira edição a palavra "esmiuçar".

Em 2010 venceu "vuvuzela" e, em 2011, "austeridade". Em 2012, a palavra escolhida foi "entroikado" e, em 2013, "bombeiro".

No ano passado, a palavra eleita foi "corrupção".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+