Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Banif agrava défice de 2015 em um ponto percentual

21 dez, 2015 - 13:43

Agravamento não conta para o Procedimento de Défice Excessivo. Governo aprova Orçamento Rectificativo para acomodar Banif. "Há três anos que estava por fechar um processo de ajuda do Estado", diz ministro das Finanças.

A+ / A-

O apoio público ao Banif vai agravar o défice em um ponto percentual, mas não vai impedir a saída de Portugal do Procedimento de Défice Excessivo, garantiu o ministro das Finanças.

Mário Centeno justificou a não contabilização deste valor no défice considerado por Bruxelas com a "natureza da operação em causa" no Banif.

O Governo aprovou esta segunda-feira, em Conselho de Ministros, um Orçamento Rectificativo de 2015 para acomodar a intervenção no Banif, disse Mário Centeno. O documento vai apresentar já esta segunda-feira na Assembleia da República.

O rectificativo permitirá acomodar o apoio público de 2,255 milhões de euros e o empréstimo de 489 milhões de euros ao fundo de resolução, confirmou o ministro.

“Há três anos que estava por fechar um processo de ajuda do Estado. O tempo para resolver a ajuda do Banif estava esgotado. Foi neste contexto de enorme pressão que foi preciso encontrar uma medida”, disse Centeno.

O ministro das Finanças lembrou que as “crescentes dificuldades do banco” e a anunciada alteração das regras europeias, a 1 de Janeiro de 2016, que tornarão “mais gravosos" estes processos, obrigaram a uma decisão.

Centeno afirmou que há "alguma evidência" de que o governo de Passos Coelho não actuou no caso do Banif por questões eleitoralistas e que essa decisão "restringiu bastante as opções" do actual executivo.

O governante referiu que "há três anos que o Banif tinha uma ajuda de Estado que era classificada pela Comissão Europeia como temporária", sendo que foram submetidos oito processos de reestruturação e nunca aprovados.

"Essa medida restringiu bastante as opções que o Governo tinha para actuar sobre o Banif", frisou o ministro das Finanças, acrescentando haver "uma clara falta de compromisso do governo [anterior] que objectivamente prejudicou a solução, porque diminui as opões disponíveis e colocou pressão sobre a tomada de decisão".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Hermínio teixeira
    25 fev, 2016 odivelas 16:18
    estes políticos sem responsabilidade desgraçaram os depositantes do banif e agora meus senhores quem paga os prejuízos eu tinha o dinheiro no banco para comprar a minha casa e agora meus senhores quem deve assumir a responsabilidade da desgraça que me causaram pois fiquei sem qualquer recurso para poder enfrentar a vida será que terei de me matar por culpa destes senhores????????????????????????????
  • Carlos Pereira
    22 dez, 2015 São Paulo- Brasil 02:25
    Li duas ou três matérias e comecei a sentir o mal cheiro vindo aí de Portugal: "Bruxelas e Bruxelas"; então quer dizer que Lisboa não é mais sua capital? Tudo se define no colo dos banqueiros na Bélgica? e o contribuinte é quem paga o pato?
  • Rosinda
    21 dez, 2015 palmela 22:22
    os dois ao mesmo tempo era matar os portugueses de rajada!
  • Abraão
    21 dez, 2015 Mesopotanea 22:18
    O dr Centano, membro da quadrilha que usurpou o governo da Nação, queria ser ministro das finanças só para gerir coisas boas! Estes anticristo gostam de mostrar trabalho sem esforço, . Querem caminhar no mundo só em terrenos planos. Detestam montes. Que se vão preparando para subir grandes montanhas. O Deus verdadeiro não se vai esquecer do crime que eles cometeram . Está escrito : Quem se eleva será humilhado. Que não tenham dúvidas de que , a seu tempo, vão surgir lutas e acusações entre cabritos e cabras. Esperai. Boa noite.
  • rosinda
    21 dez, 2015 palmela 22:17
    medidas eleitoralistas tinhamos o caso bes que acompanhou a campanha eleitoral !O centeno nao joga com o baralho todo!
  • Luis
    21 dez, 2015 Lisboa 20:20
    Fico estupefacto é com a quantidade de toscos que foram enganados pelo anterior governo puf e andaram por ai a fazer propaganda, saída limpa, cofres cheios e o pior ainda está para vir esperem para ver.
  • Paulo
    21 dez, 2015 vfx 18:07
    E a seguir? será o montepio?não há dúvida que somos um país bastanto rico para sustentatar tanta falcatrua e vigarice.E culpados?......serão os reformados,os pensionistas,os desempregados e os sem abrigo?
  • Ramos
    21 dez, 2015 Coimbra 17:22
    Mais uma vez se confirma ; o povo português (classes trabalhadoras, os pensionistas e os reformados, desempregados e os sem abrigo) andou a viver acima das possibilidades. Daí, este caos financeiro que obrigou a vinda da troika e a aplicação de medidas de sacrifício que ainda hoje sentimos ( aumento do IRS, aumento do IVA, a aplicação da CES, a perda do subsídio de férias, aumento do IMI e outros impostos, para poder receber o apoio do FMI e União Europeia para meter na banca. Tudo porque o povo não soube gerir estas entidades financeiras e afundou-as num pantano. Só lamento que os meios de comunicação não tenham tido a coragem de se colocarem ao lado dos sacrificados e desmascararem as verdadeiras causas do nosso infortúnio. Não convinha!
  • TAPados
    21 dez, 2015 Aveiro 15:27
    Este Banco tal como o Governo pifado da PàF era "muito bem gerido" por insolentíssimos e reputados Democrápulas de absoluta e (in)questionável (in)competência. Mas não há problema, mesmo que venha a ser instaurado algum hipotético processo judicial, das duas uma: ou o processo desaparece muito (in)convenientemente de algum tribunal, ou então há sempre a "solução" de ser julgado improcedente. É tudo A Bem da Nação, para respeitar Os Direitos dos Manos.
  • 21 dez, 2015 15:02
    é mais um reflexo do que se passou em Portugal devido ao dinheiro/crédito fácil, bancos, Estado, empresas, pessoas, tudo embarcou numa aventura de endividamento, vamos a ver se isto ainda não fica por aqui, acho todo o sistema bancário/financeiro a tremer e frágil.

Destaques V+