Tempo
|
A+ / A-

Banif. Bloco acusa anterior Governo de “crime" e está preocupado com custo para contribuintes

21 dez, 2015 - 11:18

Custos "deveriam ser assumidos pelos accionistas e grandes financiadores do Banif", defende Mariana Mortágua, que acusa Passos e Portas de "encenar" a saída limpa do ajustamento.

A+ / A-

O Bloco de Esquerda (BE) deixou esta segunda-feira críticas ao anterior executivo PSD/CDS-PP, que acusa de conduzir um "crime" no Banif, e reconheceu preocupação "com as consequências de decisão que o Governo do PS" apresentou.

"O BE está preocupado com as consequências da decisão que o Governo do PS ontem apresentou. Ela não só implica despedimentos, como um gigantesco prejuízo imposto aos contribuintes", vincou a deputada do Bloco Mariana Mortágua na sede do partido, em Lisboa.

A declaração surge depois de a Comissão Europeia ter aprovado o plano português de uma ajuda adicional de 2,25 mil milhões de euros para a cobrir o “buraco” financeiro no Banif.

O primeiro-ministro, António Costa, admitiu, no domingo, que a venda do Banif ao Santander, por 150 milhões de euros, tem um "custo muito elevado", mas é a solução que "melhor defende o interesse nacional".

Mariana Mortágua considera que o Executivo PSD/CDS-PP "ignorou sucessivos avisos da Comissão Europeia, que recusou nada menos que oito planos de reestruturação apresentados pela administração do Banif".

Acusou ainda Passos Coelho, Paulo Portas e os respectivos partidos de "encenar" a saída limpa de Portugal do programa de ajustamento, num "acto criminoso em nome de um puro interesse eleitoralista e político".

A TSF avançou esta segunda-feira que a venda do Banif foi adiada para não perturbar a "saída limpa" do programa de assistência.

"Medimos muito bem as palavras que escolhemos", sublinhou a deputada, que chamou a atenção para o agravar "radical" das perdas para os contribuintes que na sequência da "negligência" de PSD e CDS.

Merecedoras de críticas foram também a administração do Banif e o Banco de Portugal: Carlos Costa, o governador do banco central, "não tem mínimas condições para se manter na sua posição".

O BE irá, assim, propor uma comissão parlamentar de inquérito à gestão e intervenção no Banif para apurar "todas" as responsabilidades sobre o caso.

"Este caso demonstra uma vez mais a necessidade de uma transformação de fundo no sistema bancário. Essa transformação só é possível com o controlo público e transparente da banca", acrescentou, mostrando-se próxima da solução defendida pelo PCP.

A deputada destacou ainda que a posição do Bloco em torno do Banif sempre foi contrária à injecção de dinheiros públicos e que o partido sustenta que os activos bons do banco "deviam ter sido agregados e mantidos sob o controlo público da Caixa Geral de Depósitos e os activos tóxicos integrariam um “banco mau”.

"Em vez de uma nova condenação sobre os contribuintes, os custos desta operação deveriam, em primeiro lugar, ser assumidos pelos accionistas e grandes financiadores do Banif", advogou Mariana Mortágua.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Kibiaka
    21 dez, 2015 Lisboa 20:37
    O que me parece, é que os bancos portugueses, tem estado a viver de balões de oxigénio . Não é desta governação nem da anterior e os economistas sabem disso. Atenção: esta situação já vem de longe. Será que o B P tem gente competente ? Será que as leis, estão bem elaboradas? Aguardamos os próximos episódios.
  • Luis
    21 dez, 2015 lisboa 19:10
    O roubo e a corrupção em Portugal é crime? Desde quando? O País foi totalmente saqueado ao longo de quarenta anos por autênticas organizações mafiosas e ninguém está preso. Crime, crime é roubar galinhas, roubar carteiras, assaltar casas por pés rapados. Tudo o que tem a ver com gamanço de politicos, empresarios, banqueiros e outros facinoras do género é apenas incompetência, negligência e outros pequenos pecadilhos para os quais a nossa justiça está sempre muito desatenta. Toca a roubar o pouco que há para roubar e toca a vender ao desbarato aos amigos o pouco que há para vender. A borregada paga tudo e nem sequer borrega.
  • Mafurra
    21 dez, 2015 Lisboa 18:39
    Como qualquer outra empresa os bancos deviam ser deixados falir. Porque carga de água são os contribuintes a pagar os prejuízos, se quando há lucros não são chamados a participar ?
  • Barbeiro
    21 dez, 2015 Braga 18:23
    Banca Privada como defendem os partidos à esquerda ? Isso sim estou de ACORDO, é mais uma grande instituição sem conhecer o patrão, no final de cada ano, como todas as empresas públicas, são milhões de euros de prejuízo. Paga zé povinho. Também queró tacho .
  • sofia
    21 dez, 2015 lx 17:28
    A Mortágua é eloquente quando está calada, pois quando fala só revela estupidez. É dificil ser sustentação de um governo que salva bancos privados, com tantos custos para os contribuintes, mas não pode responsabilizar o governo anterior por uma instituição privada, quando existe o regulador do setor.
  • Silvino Dias Ruivo
    21 dez, 2015 Lisboa 17:03
    Dado o descalabro da gestão privada da generalidade dos bancos portugueses, onde há injecção de dinheiros públicos há que haver controlo do Estado, com ou sem nacionalização da banca. Pela primeira vez concordo com uma proposta fundo do PCP e BE!
  • Felisberto Estrela
    21 dez, 2015 canedo 15:40
    responsável não é o governo A ou B. responsável é sua administração e seus acionistas, não entendo o porque os governos tem que salvar a banca quando ela faz a porcaria solução é deixar ela falir e de esta maneira que sai prejudicado é seus acionistas os depositantes que abram a pestana e não confiar nos bancos e que vijam onde enfiam sus poupanças
  • Ze Valente
    21 dez, 2015 Setubal 15:37
    MAs o BE vai aprovar isto no parlamento?
  • silva
    21 dez, 2015 sintra 15:25
    Estes "anarquistas" só dão tiros nos pés. Porque não resolvem só criticam?. Basta....
  • Alberto Martins
    21 dez, 2015 Lisboa 14:55
    "21 DEZ, 2015 LISBOA 13:59 Alguém me explica, porque é que o estado tem que salvar bancos privados e mal geridos com o dinheiro dos contribuintes." Fácil caro senhor...conforme ricardo salgado disse " o Estado a gerir bancos é uma desgraça. Por contra ponto os privados a gerir bancos são o suprasumo da gestão bancária como podemos verificar por BPN/BPPBES/BANIF...e não vai ficar por aqui... Eu até acho que os bancos devem ser privados. Mas perante...Nos bancos publicos contribuintes pagam prejuizos mas em contrapartida o Estado (contribuintes) recebem os dividendos... Nos Bancos privados os contribuintes pagam os prejuizos e os privados recebem os dividendos... Perante isto já não sei.

Destaques V+