Tempo
|
A+ / A-

​“Despedimento colectivo na Soares da Costa é para preservar 80% dos empregos”

17 dez, 2015 - 16:27

O processo de despedimento de 500 pessoas deverá ficar concluído no final do primeiro trimestre de 2016.

A+ / A-

O presidente executivo da Soares da Costa, Joaquim Fitas, frisou esta quinta-feira que o que a construtora está a fazer com o despedimento colectivo em curso é preservar mais de 80% dos postos de trabalho.

"Não estou a despedir aproximadamente 20% (um pouco menos), estou a fazer tudo para preservar mais de 80% dos postos de trabalho da Soares da Costa, esta é que é a perspectiva", disse Joaquim Fitas, à agência Lusa, depois da construtora ter anunciado, numa carta enviada à Comissão de Trabalhadores na quarta-feira, que vai abrir um processo de despedimento colectivo de cerca de 500 funcionários.

O presidente executivo adiantou que este ajustamento "é suficiente para salvaguardar o grupo e o equilíbrio das contas", afirmando que o despedimento colectivo "não é uma decisão fácil", mas também que não existe alternativa, já que a construtora acumulava prejuízos anuais superiores a 60 milhões de euros, o volume de negócios caía cerca de 30%, além dos cerca de 300 trabalhadores que estão em casa em inactividade.

"Não é uma decisão fácil, nem para quem a toma nem para o conjunto de pessoas que acabam por decidir que a estratégia tem de ser esta, até porque quando se diminui o número de postos de trabalho diminui-se também a capacidade de uma empresa gerar valor para os accionistas", sustentou, acrescentando que os 500 "é o valor máximo estimado" e que a empresa fará "os possíveis para que o se o número puder ser inferior assim venha a acontecer".

O processo de despedimento colectivo deverá ficar concluído no final do primeiro trimestre de 2016 e já teve início com o pedido de parecer e depois a apresentação do desenho final.

"Estamos a fazer o despedimento colectivo respeitando integralmente alínea a alínea do articulado legal. [O processo] tem de ter os fundamentos associados à decisão, o quadro de pessoal inicial e final, as saídas previstas, os critérios porque se decidiu reduzir determinadas categorias profissionais e os critérios de selecção das pessoas propostas para despimento colectivo", explicou.

Além disso, terá ainda de conter uma explicação detalhada da forma de cálculo da compensação financeira associada a esse despedimento colectivo. A última fase é a da negociação com as pessoas, sendo dada a oportunidade aos trabalhadores envolvidos de negociarem com a empresa dalgumas questões específicas.

Soares da Costa. Trabalhadores pedem ao Governo revitalização da construção civil
Soares da Costa. Trabalhadores pedem ao Governo revitalização da construção civil

Joaquim Fitas explicou ainda que entre 60 a 65% dos trabalhadores em causa pertencem ao efectivo de Portugal, sendo os restantes de Angola, Moçambique, Brasil e São Tomé e Príncipe.

No entanto, Joaquim Fitas esclarece que este número surge como " enviesado", explicando que o regresso por inactividade faz com que as pessoas passem a cair no centro de custos localizado em Portugal e que as cerca de 300 pessoas que a actual gestão já encontrou em casa, já estavam no centro de custos nacional.

"Em 2015, quando cheguei à gestão desta empresa havia pessoas que estavam em casa há mais de um ano já. A empresa estava a pagar a centenas de pessoas em casa, porque não tinha trabalho para lhes dar. Isto é absolutamente insustentável e toda a gente sabia disto e toda a gente fazia de conta que não sabia", afirmou.

Joaquim Fitas considera que "isto não é uma situação que tenha acontecido agora com a crise do petróleo em Angola" e reforça que "não é um tema de mercado, é um tema de gestão".

O gestor lembrou que a empresa já tinha feito "uma intervenção muito pesada, muito forte, mesmo violenta ao nível dos custos", que permitiu reduzir 30% dos custos de estrutura, sem tocar na massa salarial.

"Mas agora teve de ser", disse, explicando que a empresa tem salários em atraso ao todo de três meses em relação aos trabalhadores em Angola e um atraso parcial de salários em Portugal, já que nem sequer passou um mês.

Sobre a greve que os trabalhadores da Soares da Costa fizeram junto aos estaleiros da empresa em Vila Nova de Gaia, disse: "Temos estado a pagar a prestações o salário que devia ter sido pago no dia 5 de Dezembro. Só ficamos em incumprimento quanto às datas do pagamento do subsídio de Natal esta semana e hoje já temos uma greve à porta".

O responsável disse ainda que "o pré-aviso que foi reactivado anteontem [terça-feira]" e que na quarta-feira "ninguém esteve disponível" para falar com ele pessoalmente.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Vasco
    18 dez, 2015 Santarém 22:50
    Calma rapaziada que o governo tem na manga a solução para tudo isto, é só esperar mais uns dias e tudo se resolverá com novas obras que certamente estarão na forja.

Destaques V+