Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Papa faz 79 anos. Francisco é “aquilo que prega, mostrando ternura e proximidade”

17 dez, 2015 - 07:07 • Aura Miguel

Jorge Mario Bergoglio nasceu em Buenos Aires, capital da Argentina, a 17 de Dezembro de 1936, filho de emigrantes italianos, e trabalhou como técnico químico antes de se decidir pelo sacerdócio, no seio da Companhia de Jesus.

A+ / A-

O Papa Francisco celebra esta quinta-feira o seu 79 º aniversário. Andrea Torniell, vaticanista italiano do diário “La Stampa” e responsável pelo site “Vatican Insider”, conhece Francisco desde os tempos em que ainda não era Papa.

Da sua relação de amizade com Jorge Mario Bergoglio, destaca, em entrevista à Renascença, a sua atenção a cada pessoa. Várias vezes o acompanhou a pé pelas ruas de Roma e reconhece que Francisco tem saudades dessa “liberdade”. Tornielli garante, no entanto, que agora Bergoglio é mais alegre e extrovertido do que nos tempos em que era cardeal e que o seu dia de aniversário é um dia como outro qualquer.

Como se pode definir a pessoa do Papa?

Um homem que encarna aquilo que prega e é capaz mostrar uma grande ternura e proximidade. É a sua principal característica. É claro que os Papas anteriores também viviam o que pregavam, mas a característica deste é mostrar proximidade para com as pessoas.

Conheceu pessoalmente Bergoglio, antes de ser Papa…

Conheci-o há dez anos, o primeiro encontro foi na Praça de São Pedro. Abordei-o para lhe dar um livro, ele não me conhecia e fiquei impressionado, porque não é sempre que um cardeal se disponibiliza para prestar atenção a um desconhecido. Ele ouviu-me, aceitou o livro, agradeceu-me muito e depois escreveu-me de novo a agradecer. Voltei a encontrá-lo várias vezes em casa de amigos, já era assim como é agora, com a sua faceta de padre espiritual, capaz de olhar para a vida da Igreja e ao mesmo para a vida das pessoas. Tal como hoje ainda faz, quando continua a confessar. Percebe-se que o que ele mais gosta é ser padre.

Falta-lhe ter mais contacto com as pessoas?

É difícil pensar que ele possa sair do Vaticano sem ser reconhecido, este é o problema. Faz-lhe falta poder sair sozinho, sem acompanhantes nem escolta, e poder entrar numa igreja, ir comer uma pizza ou fazer a vida que fazia dantes. Ele gostava muito de andar a pé, é difícil imaginar que o pudesse fazer agora, porque todos o reconheceriam.

Mudou alguma coisa, quando passou de Bergoglio a Francisco?

Sim, mudou: brotou dentro dele uma capacidade de sorrir e uma expressividade. Dantes era muito mais contido, era uma pessoa reservada.

Como pensa que vai passar o dia de anos?

Não me parece que ele goste de celebrações, nem de autocelebrações. Mas será inevitável que, sendo o aniversário do Papa, venha a receber muitas mensagens de parabéns. Mas creio que, para ele, vai ser um dia igual aos outros.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Á Maria
    17 dez, 2015 Lx 17:03
    Feliz Natal também para si, para os seus, e para o mundo.
  • Maria
    17 dez, 2015 Porto 15:15
    Parabéns ao Papa Francisco. Rezemos todos pela sua saúde e longevidade da sua missão tão ternurenta. Feliz Natal a todos Maria
  • Andreia Santos
    17 dez, 2015 Setúbal 15:06
    Parabéns Papa Francisco. Grande homem, sem receio de dizer o que não agrada a muitos, grande alma. Desejo-lhe muita saúde e alegria *_*
  • Carlos
    17 dez, 2015 Gaia 14:40
    Que o Divino Espirito Santo, proteja e ilumine o papa Francisco.
  • Celina Fernandes Fra
    17 dez, 2015 Açores 11:24
    Se eu pudesse pessoalmente gostava de dar os PARABÉNS ao St. Padre, assim rezo por Ele e que continue a mostrar-nos o rosto do PAI FILHO e ESPIRITO SANTO e da SS: VIRGEM. Um abraço com um obrigada muito grande.. Celina F. Fraga
  • Miguel Barroco
    17 dez, 2015 Caxias 10:34
    Venho por este meio felicitar o Pontífice Papa Francisco por celebrar hoje o aniversário. Rezemos por Ele. Que o Nosso Senhor Jesus Cristo o proteja de toda a forma possível.
  • Um amor de pessoa!!!
    17 dez, 2015 Lisboa 10:10
    Perfeito para PAPA! Muitos parabéns a este querido Homem!
  • Petervlg
    17 dez, 2015 Trofa 09:10
    Muito e muitos Parabéns e muito obrigado por colocar no nosso coração a luz da esperança.

Destaques V+