Tempo
|
A+ / A-

Sócrates exige explicações à PGR. “Houve castigo sem crime” e "ódio pessoal"

14 dez, 2015 - 20:36 • Ricardo Vieira

"Prenderam-me sem nenhum indício de corrupção", diz o ex-primeiro-ministro em entrevista à TVI. Um ano sem acusação “não é normal”, é "uma loucura". E a procuradora-geral da República "é a principal responsável”.

A+ / A-

José Sócrates criticou esta segunda-feira o Ministério Público (MP) pela sua actuação na Operação Marquês, na qual o ex-primeiro-ministro é indiciado de crimes de fraude fiscal qualificada, branqueamento de capitais e corrupção passiva para acto ilícito.

Em entrevista à TVI, a primeira desde a saída da prisão, Sócrates disse que a investigação é movida por "ódio pessoal" contra si e que foi detido "sem nenhum indício de corrupção”.

“Seria de esperar que dentro de três, seis ou nove meses houvesse acusação, mas não”, refere Sócrates. Ao fim de um ano, o Ministério Público não apresentou a acusação “porque não está em condições de o fazer".

“Houve castigo sem crime”, criticou. Um ano sem acusação "não é normal", sublinhou. “Passar um ano sem apresentar acusação, eu acho que é uma loucura”, sublinhou mais à frente na entrevista, cuja segunda parte será transmitida na terça-feira.

“Há uns meses houve uma campanha por causa de um cidadão português preso em Timor há cinco meses e meio. Mas cá em Portugal havia um antigo primeiro-ministro preso preventivamente há 11 meses sem acusação."

“Carlos Alexandre só me perguntou o nome”

José Sócrates foi detido a 21 de Novembro de 2014, no aeroporto de Lisboa. Na TVI, disse que não sabia que ia ser detido, apesar de vários sinais. “Fizeram uma operação de terror junto da minha família."

“A minha detenção foi feita com uma selvajaria e brutalidade, não da parte dos agentes… Só fui interrogado 48 horas depois e o juiz Carlos Alexandre só me perguntou o nome”, denuncia.

“Respondi que não aceitava a pulseira electrónica ao fim de seis meses em preventiva porque não quero que neste processo odioso haja alguma coisa com a minha concordância. Responderam não apenas com azedume, mas com ressentimento."

Uma questão de "ódio pessoal"

Questionado sobre a motivação da investigação, o antigo primeiro-ministro só encontrou uma: “Eu acho que é o ódio pessoal. Não encontro outra explicação. É a minha suspeita. Só pode ser isso.”

Considera que “há uma campanha brutal de difamação contra" si por parte do MP e lamenta que "o segredo de justiça tenha sido violado desde o início".

"A violação do segredo de justiça transformou-se num negócio", declarou em relação às notícias publicadas sobre a "Operação Marquês".

"Procuradora-geral da República é a principal responsável"

Nesta entrevista à TVI, o antigo líder socialista defende que a procuradora-geral da República, Joana Marques Vidal, deve dar explicações sobre o atraso no processo. Suspeita que o motivo do atraso tenha sido prejudicar o PS nas eleições legislativas de 4 de Outubro.

"A procuradora-geral da República é a principal responsável neste processo, porque ela tem que dar uma explicação. Ao fim de um ano não apresentaram acusação, detiveram como detiveram. É legítima a suspeita de que não precisam de apresentar acusação porque o mal já está feito: o PS já perdeu as eleições. Não precisam de apresentar a acusação, porque a prisão [preventiva] é a prova”, afirma.

José Sócrates argumenta que, no processo, a primeira vez que se fala em corrupção é no dia 17 de Novembro, quatro dias depois de ter sido detido no aeroporto de Lisboa, depois de ano e meio de investigação.

“No dia em que fui detido, não havia nenhum indício de corrupção. O procurador respondeu-me: ‘A esse propósito, ainda agora a investigação começou’. Prenderam-me sem nenhum indício de corrupção.”

Sócrates nega favorecimento ao Grupo Lena

Sócrates garante que, enquanto primeiro-ministro, nunca favoreceu o Grupo Lena, a que estava ligado o amigo Carlos Santos Silva, outro dos arguidos no caso "Operação Marquês".

Conta que o MP lhe comunicou, numa fase posterior, que “o corruptor era o Grupo Lena”, mas a acusação “era genérica”. Estranha que “ao longo deste ano” os procuradores “não tenham investigado nenhum contrato, não falaram com nenhum júri”.

“Não investigaram nada. Eu conheço o processo. Mas fui eu investigar e tenho três coisas para dizer. A primeira é com as parcerias público-privadas (PPP). O Grupo Lena ganhou duas PPP em 21, não ganhou em mais nenhuma. E tinha apenas 7,8% e 16,25% das PPP era em consórcio”, garante o antigo primeiro-ministro.

Em relação às obras no âmbito da Parque Escolar, o Grupo Lena ganhou “dez contratos em 250”, afiança. “O único critério era o preço. O Grupo Lena ganhou estes contratos com o preço mais baixo”, assegura.

“Não encontraram ligação minha ao dinheiro de Santos Silva”

O antigo primeiro-ministro garante que os investigadores não o conseguiram relacionar com os 23 milhões de euros que o empresário Carlos Silva transferiu da Suíça para Portugal, ao abrigo do Regime Excepcional de Regularização Tributária (RERT).

“Não encontraram ligação minha ao dinheiro de Santos Silva”, assegura. “Eu não sabia das contas de Santos Silva na Suíça. O RERT foi feito pelo Ministério das Finanças. É apenas uma insinuação do Ministério Público”, acusa.

O silêncio do PS

José Sócrates afirma que os amigos estiveram ao seu lado desde que rebentou o caso. Não comenta o estado da relação com o actual primeiro-ministro António Costa, mas lamenta o silêncio do PS.

“Apelei ao PS que não se pronunciasse sobre o meu caso e vi com agrado a atitude de todos. Ao longo deste ano não me faltaram amigos. Ao fim de seis meses, o que contava não era que o PS interviesse no processo, mas que dissesse: ‘Não é altura de apresentarem as provas?’.

Porque, prossegue, “a consequência política foi esta: levantar um manto de suspeição sobre o Governo anterior, um ‘Governo desonesto’, prejudicar o PS, foi por isso que a justiça se expôs, estas pessoas que tomaram decisões se expuseram.”

Sócrates foi libertado a 16 de Outubro passado, mas continua proibido de se ausentar de Portugal e de contactar com os outros arguidos do processo da “Operação Marquês”. A medida de coacção foi alterada para prisão domiciliária, com vigilância policial, a 4 de Setembro.

Além de Sócrates, são arguidos no processo o ex-ministro socialista Armando Vara, a filha deste, Bárbara Vara, assim como Carlos Santos Silva, empresário e amigo do ex-primeiro-ministro, Joaquim Barroca, empresário do grupo Lena, João Perna, antigo motorista do ex-líder do PS, Paulo Lalanda de Castro, do grupo Octapharma, Inês do Rosário (mulher de Carlos Santos Silva), o advogado Gonçalo Trindade Ferreira e os empresários Diogo Gaspar Ferreira e Rui Mão de Ferro.

Os investigadores pretendem ainda ouvir e constituir arguido o empresário Helder Bataglia, ligado ao empreendimento turístico de Vale de Lobo (Algarve), que supostamente se encontra em Angola.

[Notícia actualizada às 22h15]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Serrano
    17 dez, 2015 Guarda 18:43
    Já na minha cidade Sócrates cometeu "erros" que levaram a que a Câmara lhe movesse pelo menos dois processos. Depois atropelou várias vezes as leis vigentes com despachos a roçarem o ilegal. O Curso pelo que vem a lume não tem validade não podendo usar o titulo de engenheiro e o que mais me dói é ter que pagar a incompetência desse senhor que é uma picareta falante.
  • Eborense
    15 dez, 2015 Évora 12:14
    Será que este indivíduo acredita nas mentiras que diz? Eu até o ilibo da corrupção, fraude fiscal e branqueamento de capitais e aplico-lhe uma pena de 320 anos pelo facto de ter levado o país à falência. E não se fala mais no assunto!
  • Contribuinte
    15 dez, 2015 Porto 11:29
    Quando por causa deste traste há Censura com jornais silenciados neste País, a TVI devia ser coerente com a liberdade de Imprensa e ser contrária á censura e não dar liberdade a este energumeno de falar. Assim sendo já pouco via a TVI mas agora definitivamente para mim ACABOU
  • João
    15 dez, 2015 Porto 10:57
    Conclusão a tirar da entrevista: «O Alves dos Reis era um anjinho se vivesse nos tempos actuais» ou então « o Alves dos Reis vai ser ultrapassado ...» (com jeito este este moçoilo ainda engravida a Catarina ... e o rebento chama pai ao Costa ... Aguardem e verão se não terei razão!)... Ah... falta dizer que há ainda Povo a candidatar-se para padrinho ... E para desgraça do País é Povo que ... vota!... Este País tem de ir à ... bruxa...
  • Rodrigo
    15 dez, 2015 Lisboa 10:35
    As más notícias para os Portugueses é que Sócrates há muitos, e a maior parte está neste governo ilegítimo de esquerda que não tem qualquer interesse em governar este país pobre mas proteger os seus próprios interesses. São um grupinho fechado de joguinhos, corrupção e falcatruas. Acho que estamos todos cientes que este Sócrates não voltará á prisão, e a PGR que teve a coragem de remar contra a maré terá a cabeça a prémio.
  • Siripipi
    15 dez, 2015 Porto 10:27
    TVI ... agora por uma questão de equidade e justiça que tal uma entrevista «a jeito» com o Ricardo Salgado?! E "também" não lhe perguntem pelo dinheiro «desviado», t'á?! Se há exemplo que darei aos meus alunos o que «não deve ser um jornalista» ... será o da «entrevista» ao «Cícero»... E a «maioria de esquerda» também é «silenciosa»!...
  • Americo Batista Anas
    15 dez, 2015 Ansiao 10:17
    Bom dia. Vi um bocadinho da "entrevista",. Causou-me náuseas.
  • Andre
    15 dez, 2015 Portimão 10:17
    Não entendo como existe Portugueses que ainda acreditam neste malandro deste Socrates!!! Portugal Ainda tem gente muito cega!!! O homem está metido nisto até ao ultimo cabelo, roubou e ainda goza com que roubou!
  • Ernesto
    15 dez, 2015 Lisboa 10:09
    Se não tiverem cuidado com este " cavalheiro " ainda o vão ver como Presidente da República !...
  • Manuel Domingos
    15 dez, 2015 Aguas-Santas 09:58
    Ora estava mesmo a ver-se bastava o governo ( não legítimo ) tomar posse e está vergonha acontecer. Quero onde estão os arautos da esquerda a comentar este tipo de atitudes

Destaques V+