Tempo
|
A+ / A-

Portas para a esquerda. “Deixem a utopia aos revolucionários e ocupem-se da realidade"

13 dez, 2015 - 21:57

Presidente centrista deixou este recado no encerramento do congresso da Juventude Popular.

A+ / A-

O líder do CDS enviou em Peniche um recado aos partidos de esquerda para se deixarem de utopias e se ocupem da realidade do país, lembrando que o comunismo e os regimes totalitários do século XX nasceram de utopias.

"Deixem a utopia aos revolucionários e ocupem-se da realidade, de melhorar a vida da vossa geração e servir melhor o vosso país como se faz em qualquer país da Europa ocidental, progredindo passo a passo, procurando acordos e negociando", disse Paulo Portas, num recado para a maioria parlamentar de esquerda.

O líder do CDS, que falava no encerramento do congresso da Juventude Popular, lembrou que "foi em nome da utopia que se fizeram os piores totalitarismos do século XX, que nasceram o comunismo, o nazismo, o comunismo, que destruíram a liberdade e a vida de dezenas de milhões de seres humanos."

Lembrando a "obsessão" pelo défice, de que era acusado o anterior Governo PSD/CDS, o ex-vice-primeiro-ministro afirmou que não só não era uma obsessão, nem uma opção de ideologia, mas antes uma necessidade como "o PS agora reconhece", ao afirmar que "ter um défice abaixo dos 3% é importante para a credibilidade de Portugal".

"Eu acho que fazem bem em fazer essa opção", disse Paulo Portas, segundo o qual o Governo de que fez parte deu o seu contributo para esse objectivo ao longo dos últimos 11 meses.

"Faltam menos de 20 dias para o ano terminar. Depois de acautelar o pagamento dos salários, das pensões e dos fornecimentos essenciais, deixámos mais do que um doze avos para o último mês. [Os socialistas] só precisam de ser cuidadosos", rematou.

Analisando os rankings nacionais das escolas, divulgados no sábado, o líder do CDS questionou "como é possível [a esquerda] tentar a enganar as pessoas a dizer que o centro-direita tentou desmantelar a escola pública", se "as escolas propriedade do Estado evoluíram positivamente, tendo até globalmente alguns dos melhores resultados dos últimos anos".

O Congresso da Juventude Popular elegeu o novo líder dos jotas, Francisco Rodrigues dos Santos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • fanã
    15 dez, 2015 aveiro 15:41
    A realidade é que foi graças a uma REVOLUÇÃO em 1974 que pode abrir o bico hoje, cínico é este IRREVOGÁVEL!
  • adn
    14 dez, 2015 v.conde 17:18
    Este pelo menos luta e sabe o que diz. Outros há que nem sabem o que querem, quanto menos o que dizem.
  • António Lapa
    14 dez, 2015 AMADORA 16:57
    Também para ser reacionário é preciso ser irreverente, mentiroso e burlão. Afinal onde está a democracia de índole cristã do CDS/PP?
  • para este gajo
    14 dez, 2015 lx 11:15
    a realidade é "irrevogavel"...no conceito dele! Qual é a credibilidade deste cromo?
  • rosinda
    14 dez, 2015 palmela 00:25
    paulo portas e um guerreiro que luta desde o 25 abril pelos seus ideais!

Destaques V+