Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Empresa portuguesa cria gin artesanal de cereja do Fundão

12 dez, 2015 - 10:05 • Liliana Carona

As cerejas estão em maceração há mais de um ano. O produto é natural e junta produtos emblemáticos da região.

A+ / A-

Uma pequena empresa de licores da Serra da Estrela acaba de lançar um gin de cereja do Fundão.

A autarquia uniu-se à ideia da empresa Licores Serrano e está a promover o produto. Há duas semanas que a nova bebida está no mercado e as primeiras 1.400 garrafas já foram quase todas vendidas. Preço: 29 euros cada uma.

Entre alambiques e destiladores, o processo é feito de forma artesanal. Artur Aleixo, 62 anos, fundador da Licores Serrano, na Covilhã, que dá emprego a 15 pessoas, vive rodeado de aromas.

O gin de cereja surgiu ali ao lado da Covilhã, no Fundão. “É a combinação ideal, perfeita, um produto de muita qualidade. Estamos na região do zimbro selvagem da Serra da Estrela. Do outro lado, a Serra da Gardunha tem a melhor cereja do país. O zimbro é por natureza amargo e a cereja é doce”, descreve o empresário.

"A garrafa vem acompanhada de um boião com 15 cerejas para poderem, em cada dose, colocar uma cereja, um aspecto diferenciador que permite às pessoas nesta altura do Natal provar uma cereja do Fundão”, diz, a sorrir.

A cereja do Fundão está em maceração há mais de um ano. Só após um processo lento de destilação é que vai para o gin. “Estas destilações artesanais não têm enzimas, nem químicos. É um produto natural”, assegura o criador desta bebida, que importa a cereja do Fundão, da Cerfundão, empresa de embalamento e comercialização de cereja, com participação municipal e que representa vários produtores do concelho.

A autarquia do Fundão compromete-se a divulgar e promover o produto associado a outros já existentes, como o pastel de nata de cereja ou o bombom de cereja.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Januario simao Gonça
    26 mar, 2016 Apúlia 21:25
    Gostaria de saber onde posso comprar essa garrafa de gin
  • Silvia Morais
    05 jan, 2016 Fundão 10:51
    Os precos que eu encontrei o é de 30 euros em Turismo e 37 em lojas. Gostava de saber onde é vendido a 29 euros. Por outro lado o gyn que eu comprei não traz cereja macerada. Tem sim licor de cereja o tal boião, bom por outro lado.
  • Ana Cristina
    19 dez, 2015 Cascais 01:39
    Gostava de provar e oferecer o gin de cereja onde o posso comprar?
  • Rui Lopes
    18 dez, 2015 évora 15:02
    Tenho a certeza que um GIN proveniente de um dos frutos mais apetecíveis, que é a cereja, tem que ser obrigatóriamente uma bebida excelente e estou curioso por saber quanto tempo mínimo de maceração, em aguardente ou álcool 70º penso eu, deve estar antes da destilação e em termos de zimbro, qual a percentagem a juntar, sim porque ainda este ano fiz bum belíssimo licor de cereja e gostava de esperimentar o " GIN "
  • maria marques
    18 dez, 2015 maia 14:19
    Gostava de comprar uma garrafa desse famoso gin, para o Natal, onde e como o posso fazer?
  • Paulo Pardal
    12 dez, 2015 Covilhã 22:11
    " A cereja no topo do Gin "

Destaques V+