Tempo
|
A+ / A-

Sabia que já pode fazer acupunctura sem agulhas?

10 dez, 2015 - 10:53 • Liliana Carona

Estima-se que mais de seis milhões de pessoas em todo o mundo utilizem as Técnicas de Liberdade Emocional, que chegaram agora a Portugal. Na zona Centro, existe apenas uma terapeuta e a Renascença foi saber mais sobre a terapia.

A+ / A-

Se nunca fez acupunctura por causa do medo das agulhas, saiba que já existe em Portugal uma nova terapia importada da América que dispensa agulhas. Chama-se Técnicas de Liberdade Emocional (EFT – Emotional Freedom Techniques) e trata desde a dor crónica ao stress-pós traumático, passando por fobias e até mesmo excesso de peso.

“Foi criada por um psicoterapeuta americano, Roger Callahan, que utilizou a terapia quase por acaso para tratar uma doente que tinha fobia à água”, explica Magda Mesquita, a única terapeuta certificada a trabalhar na região Centro.

Na verdade, em Portugal, existem apenas três ou quatro pessoas certificadas.

“Há projectos com resultados notáveis na aplicação desta terapia, com veteranos de guerra nos Estados Unidos; terapeutas que desenvolveram projectos de recuperação ao nível do stresse pós-traumático e de fobias”, explica ainda, em declarações à Renascença.

Estima-se que mais de seis milhões de pessoas por todo o mundo utilizem a terapia de Técnicas de Liberdade Emocional, desenvolvida na década de 90 nos EUA. A Portugal chegou recentemente.

A acupunctura sem agulhas "consiste na aplicação de uma sequência de toques com os dedos em pontos de acupunctura – por exemplo, por baixo do olho, debaixo do nariz, no queixo”, explica Magda Mesquita, investigadora com consultório em Viseu.

E como actua esta terapia? A terapeuta refere que “há impulsos electromagnéticos que são transmitidos directamente a uma área do cérebro que se chama amígdala e que faz parte do nosso sistema límbico, controla as emoções e, ao acalmar esses sinais electromagnéticos, acalmam a amígdala, baixam o nível de stress e faz com que as pessoas consigam ultrapassar essas fobias e medos”.

Através do toque e da verbalização, conseguem-se resultados eficazes no tratamento de várias patologias, como “quadros de ansiedade e dor crónica”.

“Há pessoas que acompanhei que deixaram de tomar a medicação”, afirma, considerando que a nova terapia tem resultados mais rápidos do que outras. Mas “cada caso é um caso”, ressalva Magda Mesquita, e “os mais complicados requerem mais consultas”.

A terapeuta trabalha há um ano nesta área e obteve a certificação em Londres, pela Association for the Advancement of Meridian Energy Techniques (AAMET), a maior associação mundial de EFT.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Magda Mesquita
    15 dez, 2015 Gouveia 10:58
    Bom dia. O contacto para marcação de consultas é : 925 522 233. Obrigada pelo interesse e pelos comentários positivos.
  • Rui Nogueira
    14 dez, 2015 Nelas 20:06
    Já vi que alguém pôs a direção será que é possível alguém deixar o telefone do contacto da Doutora Magda Mesquita por favor . Muito obrigado
  • José Coelho
    12 dez, 2015 Lisboa 17:49
    Os resultados que tenho atingido com EFT têm sido fabulosos em todos os aspetos. Diariamente uso EFT para melhorar a minha vida física, emocional, mental e espiritual. Recomendo vivamente. EFT é uma fabulosa forma de nos ajudar a nos libertarmos de emoções negativas enraizadas que nos possam estar a impedir de atrairmos o que gostaríamos para a nossa vida, seja na área da saúde, amor, finanças, etc.
  • Manuela santos
    12 dez, 2015 Mangualde 14:57
    Eu sou paciente da doutora Magda Mesquifa e tenho o cartão com a direcção então é assim. Largo Mouzinho de Albuquerque 115-1º G Viseu Fica ali logo em frente ao teatro
  • Isabel S.
    12 dez, 2015 Viseu 11:47
    Posso saber onde fica o consultório da Dr.a Magda Mesquita?
  • Maria Nogueira
    12 dez, 2015 Viseu 00:43
    Fiquei curiosa e não encontro a informação sobre onde fica o consultório da Dra. Magda Mesquita. Podem dizer-me,, por favor?
  • Magda Mesquita
    12 dez, 2015 Viseu 00:31
    Boa noite, em primeiro lugar gostaria de exprimir a minha satisfação por esta reportagem ter despertado tanto interesse e até de ter agitado algumas águas. Por outro lado, quero registar um lamento pelas consciências que de algum modo se incomodaram. Vejo-me forçada a reafirmar que em Portugal há apenas quatro pessoas com formação obtida pela AAMET, um facto que aliás consta do seu site. A minha foi obtida em Londres. Desde há décadas que as terapias complementares me interessam. De tudo o que estudei, a EFT, é sem dúvida a mais notável, algo que observo na minha prática profissional diariamente. Sobre a AMT, para além do que refere a terapeuta Alexandra Paulino, pouco ou nada sei. O que sei é que a AAMET é a maior Associação Mundial, que maior fidelidade apresenta em relação ao trabalho desenvolvido por Gary Craig e que melhor representa o seu trabalho, para além do próprio. É uma entidade fidedigna, que exige uma constante atualização de conhecimentos e de formação, que promove a investigação, e que tem vindo a desenvolver esforços no sentido de que esta terapia seja reconhecida não apenas por aqueles que experimentam os seus benefícios - e já são muitos por todo o mundo - mas pela comunidade científica mais alargada. Com estas afirmações não pretendo iniciar qualquer disputa ou polémica. Numa altura em que há um reconhecimento gradual da importância quer da EFT quer de outras terapias, o momento é de divulgação, e foi o que considerei ser meu dever fazer nesta reportagem.
  • Helena Carreira
    11 dez, 2015 Tondela 23:58
    EFT em Viseu? Para quem quiser marcar uma consulta, qual é o contacto da Dra. Magda Mesquita?
  • Alexandra Paulino
    11 dez, 2015 Lisboa 20:20
    Bom dia! Foi com muito gosto que li esta notícia. É sempre bom saber que algo que pratico e faço há alguns anos começa a aparecer nos meios de comunicação social portugueses. No entanto, não posso deixar de comentar, que Magda Mesquita é apenas uma das terapautas de EFT existentes em Portugal ou melhor, na zona Centro, que até e bastante grande na verdade. Eu sou terapeuta de EFT em Lisboa, instalada há desde 2012 e promovo a formação de novos praticantes e terapeutas desde Maio deste ano. Neste momento já existem 40 pessoas formadas em EFT, a partir da associação inglesa The AMT, que é uma outra abordagem do método original criado por Gary Craig. Em Portugal há vários terapeutas certificados por várias origens, quer do Brasil, quer da Europa, e em metologias mais antigas ou versões mais recentes de EFT, o que é o meu caso. E fica o esclarecimento feito :) luz e paz para todos! https://terapiaeft.wordpress.com
  • JR
    11 dez, 2015 Longe 13:19
    Chamemos-lhe "Do-In"; "Do-Out" ou EFT. Como queiram. O que me merece destaque é o facto de uma pessoa idónea e bem referênciada como a Drª Magda Mesquita empreender e apresentar algo de útil à sociedade. Coisa que maior parte de nós, comentadores de bancada , não fazemos. Desejo-lhe os maiores sucessos, assim como aos seus pacientes.

Destaques V+