Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​José Eduardo Martins. “PSD e CDS devem separar-se”

08 dez, 2015 - 02:06 • José Pedro Frazão

No programa “Falar Claro” desta semana, o antigo governante do PSD defendeu uma mudança no discurso do PSD e um “refrescamento” das altas figuras do partido. O congresso do partido é decisivo, defende o militante social-democrata.

A+ / A-
​José Eduardo Martins. “PSD e CDS devem separar-se”
​José Eduardo Martins. “PSD e CDS devem separar-se”

O social-democrata José Eduardo Martins defende o fim da coligação PSD/CDS. O militante do PSD, crítico da direcção liderada por Passos Coelho, argumenta que não faz sentido manter a aliança entre os dois partidos agora na oposição.

“Se os partidos têm dois programas diferentes, não faz sentido que o continuem a executar em conjunto. Até porque felizmente podemos separar grupos parlamentares e não deixará de haver sobre um conjunto de matérias essenciais que os ocuparam na governação, alguma convergência, afirmando as diferenças que são precisas”, afirma o advogado, que esta semana ocupou o lugar de Nuno Morais Sarmento no programa “Falar Claro” da Edição da Noite da Renascença.

O antigo secretário de Estado dos governos de Durão Barroso e Santana Lopes considera que “a direita tem que ter paciência, tem que saber reconstruir boa parte do seu discurso”. José Eduardo Martins considera que o PSD pareceu ter virado demasiado à direita nos últimos anos.

“Fez coisas, tendo como símbolo a abolição dos feriados, que estavam erradas, não traziam verdadeiramente acréscimo de produtividade. Eram só um sinal um pouco castigador absolutamente desnecessário”, sustenta o militante social-democrata que defende ainda que o PSD “precisa de despir algumas vestes paroquiais que nos conferiu uma capa de direita que verdadeiramente não sinto que esteja presente entre os nossos militantes.”

Maioria dos militantes insatisfeitos com direcção do PSD

José Eduardo Martins defende que o PSD deve “refrescar” os seus protagonistas. “Nalguns casos será possível conseguir esse refrescamento com Pedro Passos Coelho, noutros não”, complementa o militante crítico da direcção do PSD.

“O teste é o próximo congresso. Boa parte dos protagonistas do PSD, hoje, deixa insatisfeitos a maioria dos militantes. Com honrosas excepções na direcção do PSD, como José Matos Correia, os militantes, fora do líder, não se sentem propriamente amparados por uma equipa muito capaz. Pedro Passos Coelho tem ocasião agora, com tempo, conhecendo o país como conhece depois destes quatro anos de experiência, de fazer bastante melhor nessa matéria”, sustenta José Eduardo Martins no programa “Falar Claro”.

O substituto de Nuno Morais Sarmento no habitual painel de debate político na Renascença foi depois taxativo: “Não farei parte de uma equipa de Pedro Passos Coelho”.

Na opinião de José Eduardo Martins, “forçar a nota da ilegitimidade” do executivo de António Costa “não vinca diferença nenhuma” no discurso político do PSD, dado que a prazo, “ António Costa é primeiro-ministro na cabeça das pessoas, não interessa se foi eleito ou não”.

O social-democrata concorda com a indisponibilidade do PSD para apoiar o PS no falhanço da coligação de esquerda – “é uma resposta inteligente e não de despeito” – mas discorda da exploração das diferenças entre os partidos que apoiam o PS.

“Quanto mais o PSD fala das diferenças, mais do outro lado há a vontade de se unirem e menos elas vêm ao de cima. Boa parte da união da esquerda nestas últimas semanas tem sido provocada por esta necessidade de afirmação. O tempo não pode deixar de separar aquilo que não é associável”.

Negociação permanente

José Vera Jardim sublinha uma diferença essencial do Governo Costa em relação ao Governo Passos.

“Nós temos que nos habituar agora a uma forma de governação completamente diferente. Até agora, havia uma maioria absoluta que ditava e dizia: ‘É assim’, com muito pouco diálogo com as outras forças, designadamente com o PS, mas o passado já lá vai e não vale a pena entrarmos por aí. Só vale a pena entrarmos pela contraposição que é possível fazer. Neste momento, temos um Governo que vai governar com base no seu programa, mas numa negociação permanente com as forças que o apoiam no Parlamento”, defende o antigo ministro da Justiça no programa “Falar Claro”.

Vera Jardim defende a importância de garantir um défice em torno dos 3% no final de 2015 mas recusa responsabilizar o Governo anterior por algumas derrapagens.

“Não vou fazer um processo de intenções ao anterior Governo. Já chega, já estamos fartos disso. É preciso que o actual Governo - que naturalmente recebeu uma herança e essa herança é o que é - tente na medida do possível, porque isso é fundamental para o país, que nós chegássemos ao fim do ano com um défice inferior a 3%. Se é 2,95% ou 2,875%, isso é um pouco indiferente, desde que se situe na margem dos 3%”, afirma Vera Jardim na Renascença.

Para José Eduardo Martins, “um Governo de António Costa que acabe muito depressa só pode ser significado que alguma coisa correu muito mal. Obviamente que o mal dos outros é a alegria dos tolos”.

O militante social-democrata considera que as respostas do quotidiano – “ a vidinha” – são as mais importantes quando outras começam a tardar. E que respostas são prioritárias?

“O nosso grande desafio do futuro é passar de uma discussão sobre política de rendimentos e de um efeito sempre pequeno que ele tem sobre a economia para dizer o que é que este país quer ser daqui a 15 a 20 anos. Qual é a ambição desta pequena economia aberta nesta economia globalizada em que os capitais e as pessoas circulam cada vez mais depressa? Acho que ninguém respondeu a isso, nem direita, nem esquerda, nem centro, nem centro-esquerda”, lamenta José Eduardo Martins na Renascença.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Abraão
    08 dez, 2015 Mesopotanea 21:56
    No que diz respeito à mudança de discurso do PSD, concordo com o que diz o dr José Eduardo Martins. Discordo no que diz respeito ao fim da coligação PSD/CDS. Acho que ela se deve manter até ao momento de novas eleições. Nessa altura é que deverão serem separadas as águas, águas que nunca deveriam terem sido juntas. Quanto ao Dr Vera Jardim, com todo o respeito, quero - lhe dizer que ele tem duas vistas, mas só consegue ver com a esquerda. Aconselho - o a ver também com a direita, porque essa a vista de Deus, é a vista da verdade. E pergunto - lhe: Quando o PSD/CDS receberam o poder em quanto estava o défice? A onde estaria o Dr Vera Jardim quando o seu partido conduzia o País à banca rota? Estaria escondido com vergonha? Na minha modesta opinião, o Dr Pedro Passos Coelho, como antigo líder da oposição, cometeu dois erros : primeiro: foi ter assinado com o PS a intervenção da troica . Segundo: ter chumbado o PEC lV. Na altura, Pedro Passos Coelho deveria ter dito ao PS: quem ateou fogo que o apague. Quem despejou o saco que o encha. Sócrates tinha um garrote atado ao pescoço dele, porque o País estava na falência e exigia medidas duras. Passos quis ser bombeiro, mas acabou por ser chamuscado. Agora, Passos disse , e muito bem, que vai deixar de ser bombeiro. A coligação entregou o País com o défice de 3%. Vamos esperar pelos milagres de quem não acredita em Deus. Três governos PS, três bancas rotas! Que povo tão esquecido!!! Boa noite .
  • Ó joca
    08 dez, 2015 Pt 18:12
    Se ganhou as eleições por que é que não consegue governar? Ó. democrata!...Vocês estavam habituados ao quero, posso e mando! A vossa democracia é o poder radical! E chamam radicais aos ouros! Nem humildade têm!
  • joca
    08 dez, 2015 Porto 17:20
    Mais um a dizer mal do próprio partido. Quem defende o PS, defendo o partido, quem defende o PSD diz sempre mal do partido. Está na moda para poder ter visibilidade nas rádios e televisões. Quem tem amigos destes, não precisa de inimigos. O Passos Coelho ganhou as eleições, o PSD é o grupo parlamentar com mais deputados, mas mesmo assim tem que mudar tudo e todos.
  • Faça favor!
    08 dez, 2015 Lisboa 17:16
    Se assim pensa, pois candidate-se contra Passos Coelho e submeta-se à apreciação dos social-democratas. E ao resultado do escrutínio. Mas, já agora, diga-nos. Quem é?
  • "PaF"..."PaF"
    08 dez, 2015 lx 16:36
    Foi o que deu a uma coligação de direitolas radicais que aumentaram a divida dos "cofres cheios", para 130% do PIB e gastaram à tripa forra no ultimo mês de desgovernação, para contentarem a sua clientela! Mas os cofres estão cheios, diz a loira dos swaps e o seu discente Passos, orgulha-se da professora que teve!...Vai começar a dança das cadeiras no saco de gatos dos PSDs! É tudo uma questão de tempo e da falta do poder!...
  • Ó rosinda
    08 dez, 2015 port 16:28
    vai carpir magoas para a terra do nunca!...Cura-te!
  • rosinda
    08 dez, 2015 palmela 13:25
    O povo esta ser roubado com impostos e tudo mais e como se isso nao basta-se ainda foi roubado nas mesas de voto!
  • rosinda
    08 dez, 2015 palmela 13:13
    O meu filho e jovem licenciado e tambem se sente desmotivado para votar!
  • rosinda
    08 dez, 2015 palmela 12:49
    O presidente da republica devia ter percebido que nao fazia sentido ! O senhor anibal cavaco silva tirou a vontade de aos portuguesees!
  • rosinda
    08 dez, 2015 palmela 12:39
    Acho que o psd e o cds devem estar unidos nesta luta se nao o fizerem cada vez vai haver mais abstencao!

Destaques V+